Governo russo “bancando” a versão modernizada do jato quadrimotor IL-96, em 23.09.21


O governo russo está apoiando um novo plano para a versão modernizada do jato quadrimotor IL-96, da Ilyushin.

Os tributos russos deverão apoiar a produção do avião comercial Ilyushin IL-96 por meio de um programa de atualização baseado na adoção do novo turbofan PD-35 (de até 76,000 lbf.) planejado da Aviadvigatel, em substituição do motor Aviadvigatel (ex-Soloviev) PS-90A, de 35.242 lbf., e PS-90A1, de 38.326 lbf. (do IL-96-400).

Yuri Borisov, o primeiro vice-ministro do governo para o complexo militar-industrial, confirmou a nova decisão de financiamento para imprensa nesta nesta semana, refutando reportagens anteriores da mídia de que a produção da aeronave deixaria de abrir caminho para o novo jato de fuselagem larga, de projeto sino-russo, em desenvolvimento, CR929. De acordo com Borisov, a fábrica da VASO da United Aircraft Corporation, em Voronezh, está agora concluindo o trabalho em quatro novos IL-96-300 na configuração padrão de fábrica adotada pela primeira vez em 1988, quando o modelo voou pela primeira vez.

Todas as cias. aéreas comerciais que voaram esta versão (IL-96-300) retiraram os aparelhos do serviço ativo, exceto a transportadora aérea Cubana de Aviacion. Mas o modelo continua operacional com o destacamento aéreo governamental da Rússia para atender missões de altos funcionários do Estado. Não apenas o governo russo continuou encomendando novos IL-96-300, mas também comprou e financiou reparos em aeronaves usadas para retomá-las para serviço. Isso está sendo feito para reduzir a dependência da Rússia em aviões da Boeing e da Airbus em vista do regime de sanções econômicas cada vez mais restritivas impostas a Moscou pelos EUA e seus aliados europeus.

Borisov afirmou ainda que o protótipo do IL-96-400M, com fuselagem estendida quase 31 pés (9,45 m.) e o motor original PS-90A1, será concluído ainda neste ano. O avião passará por testes de vôo para avaliar um novo conjunto de aviônicos que será instalado posteriormente em aeronaves recém-construídas.
A posição do governo russo em apoiar programas de aeronaves legadas, como o IL-96, parece ter mudado. Anteriormente, havia sido proposto que o programa fosse encerrado como parte de uma série de medidas propostas para cortar o financiamento do Estado para produtos de venda reduzida e, em vez disso, aumentar o apoio para novos modelos da indústria russa.

No entanto, na última feira aeronáutica russa anual MAKS, de julho, em Moscou, o presidente Vladimir Putin convocou uma reunião para reavaliar a abordagem do governo para os programas de aviação civil em andamento e futuros. Neste evento, decidiu-se aumentar o financiamento para cerca de US$ 4,4 bilhões, tanto com fundos públicos quanto de investidores comerciais.

“Esse número ainda está sendo contestado, mas a forma como agiremos foi regulamentada”, disse Borisov a repórteres nesta semana. “Na MAKS, concordamos em realizar todos os principais esforços de pesquisa e desenvolvimento em andamento, uma moção que o presidente apoiou. O que precisamos é refinar alguns projetos de aeronaves nacionais, torná-los competitivos e colocá-los em produção para substituir os produtos importados que agora dominam as rotas aéreas domésticas [russas]”.

Borisov explicou que a necessidade de “salvar” o IL-96 é baseada na reavaliação de que é um projeto de sucesso que será mais competitivo com as aeronaves da indústria ocidental – Airbus e Boeing – quando o motor PS-90A (PD-90A) original for substituído pelo mais recente turbofan PD-35. Na verdade, com o novo motor em oferta, a UAC está considerando o caso de uma versão bimotora do avião comercial que oferece custos operacionais aprimorados.

Embora o PD-35 esteja sendo desenvolvido para o novo CR929, o motor seria adequado para instalação no IL-96, embora com algum trabalho necessário de redesenho para as asas. De acordo com os planos atuais da Aviadvigatel, o novo motor PD-35 deve estar disponível em 2025 ou 2026. [EL] – c/ fontes