Grupo de private equity britânico 4D Capital Partners compra a Britten-Norman, e a produção do atual modelo Islander é a prioridade, em 30.03.24


O grupo de private equity (capital privado investidor) 4D Capital Partners adquiriu a fabricante aeronáutica britânica Britten-Norman por um valor não revelado, com promessa de aporte de novos recursos na fabricante.

O negócio confirmado no dia 22 após a nomeação de administradores na véspera (dia 21), para tratar do negócio de 100% do capital social da recém-constituída Britten-Norman Aerospace Ltd à Shelton Bidco Ltd, que é um veículo de investimento criado pela 4D Capital.

O conglomerado Britten-Norman Aerospace Ltd inclui o Grupo BN, Britten-Norman Ltd, Britten-Norman Aircraft, BN Defense e BN Daedalus, possui instalações de produção, engenharia e manutenção em Bembridge, na Ilha de Wight, no sul da Inglaterra, bem como em Lee-on-Solent e Southampton, empregando quadro nas unidades.

A Britten-Norman produz a Família do avião bimotor para transporte utilitário (com motorização a pistão e turboélice), de até nove passageiros, Islander, e ainda uma variante militar denominada Defender 4000.

Em setembro, a Britten-Norman reabriu a linha de produção do Islander (B2N) em Bembridge depois de decidir trazer a produção de volta da Romênia para o Reino Unido, após uma longa fabricação fora da Inglaterra, por muitos anos.

No final de fevereiro, a Britten-Norman confirmou que havia iniciado uma busca por novos investidores para garantir o futuro da empresa.

O CEO William Hynett disse para a mídia AIN que durante uma busca de três meses por novos investidores, a maioria dos trabalhos para concluir a primeira aeronave Islander fabricada no Reino Unido, com toda a conformidade regulatória associada, foi suspensa para conservar o fluxo de caixa. A Britten-Norman pretende agora atingir uma taxa de produção inicial de quatro aeronaves no primeiro ano, aumentando para seis no próximo ano e para um mínimo de oito em 2026.

“Estamos discutindo com os novos investidores se esta taxa [de produção] é suficiente”, disse Hynett.

A Britten-Norman detém atualmente cartas de intenções para entre 30 e 40 Islander e espera agora poder firmar estes acordos e começar a receber depósitos de entrada (“sinais”).

Existem centenas de Islander em serviço em todo o mundo, com idade média de 42 anos, o que, segundo Hynett, representa um mercado promissor de renovação de frota.

No ano passado, a Britten-Norman e a Cranfield Aerospace Solutions anunciaram planos de fusão para prosseguir em conjunto um projeto para produzir versões movidas a hidrogênio do Islander (de 9 passageiros). Hynett revelou para a AIN que os novos proprietários da Britten-Norman irão agora reavaliar esta parceria, já que o “desenvolvimento de produto a médio prazo” é agora uma prioridade menor do que aumentar a produção e as entregas do atual modelo Islander.

A Cranfield Aerospace Solutions, por sua vez, divulgou que saúda os esforços da Britten-Norman para aumentar a produção do Islander e que permanece otimista quanto à aplicação de sua nova tecnologia de propulsão ao modelo.  “Esse otimismo é compartilhado tanto pelos atuais clientes da Britten-Norman quanto pelos possíveis operadores que, coletivamente, assinaram cartas de intenções para mais de 100 sistemas de propulsão”, disse uma portavoz da Cranfield Aerospace para a AIN. “Estamos prosseguindo com o desenvolvimento de um Certificado de Tipo Suplementar que permitirá a conversão de aeronaves antigas e novas”, completou a portavoz.

A Cranfield Aerospace indicou que o “trem de força” (power train) a hidrogênio poderia ser aplicado a outras fuselagens. A Cranfield Aerospace possui uma parceria separada com a fabricante de sistemas de aeronaves não tripulados Dronamics.

Com sede em Londres, na Inglaterra, a 4D Capital Partners é uma empresa de private equity focada em situações especiais no setor financeiro. É especializada em revitalizar empresas em dificuldades e com baixo desempenho, liberando todo o seu potencial. [EL] – c/ fonte


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