Grupo de tecnologia sustentável britânico Johnson Matthey lança processo para produção de SAF, em 07.01.22
O grupo de tecnologia sustentável Johnson Matthey lançou nesta semana um novo método para a produção de combustível de aviação sustentável (SAF), baseado no seu processo HyCOgen, que deverá ser aplicado em combinação com a premiada tecnologia FT CANS Fischer Tropsch, desenvolvido em conjunto com a BP, que, segundo informa, suportará taxas de produção mais econômicas.
A Johnson Matthey promove que oferece um sistema integrado e escalável para a fabricação eficiente e econômica de SAF baseado em energia renovável, combinando HyCOgen com a tecnologia FT CANS Fischer Tropsch.
De acordo com a Johnson Matthey, a tecnologia HyCOgen – de deslocamento reverso de gás de água – é um processo catalisado que converte hidrogênio verde e dióxido de carbono (CO2) em monóxido de carbono (CO), que é então misturado com hidrogênio adicional para gerar gás de síntese (gás sintético), um componente de construção crítico na fabricação de combustíveis e produtos químicos. Por meio da integração da tecnologia FT CANS, é criado um processo ponta a ponta, otimizado e altamente escalável, que converte mais de 95% do CO2 em óleo cru sintético de alta qualidade. Este óleo cru sintético pode ser melhorado ainda mais para fornecer combustíveis de drop-in (uso em troca simples) sustentáveis, como combustíveis de aviação (SAF), diesel renovável e nafta.
De acordo com a Johnson Matthey, a tecnologia HyCOgen – de deslocamento reverso de gás de água – é um processo catalisado que converte hidrogênio verde e CO2 em monóxido de carbono, que é então combinado com hidrogênio adicional para formar um gás sintético. O processo converte 95 por cento do CO2 em óleo cru sintético que pode então ser transformado em SAF e outros combustíveis.
A escalabilidade da solução integrada HyCOgen/FT CANS permite uma implantação econômica em uma ampla gama de tamanhos de projeto – desde a produção de hidrogênio em pequena escala usando um único eletrolisador até a produção de hidrogênio em grande escala usando vários módulos eletrolisadores massivos.
A Johnson Matthey divulga que a tecnologia Fischer Tropsch já foi aprovada pela Sociedade Americana de Testes e Materiais, que determinou que um combustível de aviação produzido através do processo Fischer-Tropsch pode ser misturado a uma mistura de até 50% com combustível convencional fóssil – QAv, ou JET-A.
Um porta-voz da Johnson Matthey disse para mídia AIN que o custo do seu novo SAF dependerá do custo do hidrogênio verde usado e da escala de produção, com a Johnson Matthey planejando licenciar a produção para fabricantes de combustível.
A Johnson Matthey é uma multinacional britânica de especialidades químicas e tecnologias sustentáveis com sede em Londres, na Inglaterra. [EL] – c/ fontes