Grupo RTX – Pratt & Whitney e a Collins Aerospace – fornecendo para Boeing motores GTF e naceles e acessórios de motor para aeronave-protótipo X-66A do projeto “Demonstrador de Vôo Sustentável”, da NASA, em 04.10.23


A Boeing selecionou a Pratt & Whitney e a Collins Aerospace como parceiras-chave no desenvolvimento da aeronave-protótipo X-66A do projeto “Demonstrador de Vôo Sustentável”, da NASA. As duas fabricantes do grupo RTX fornecerão, respectivamente, motores turbofan GTF (Geared Turbofan) e acessórios-naceles para motores, no âmbito de um acordo anunciado nesta terça dia 03.

Imagem: AIN / Boeing


A fuselagem do X-66A apresenta uma asa transônica treliçada com uma asa extra-longa fina, enflechada, com apoio de uma diagonal (escora).

O projeto “Demonstrador de Vôo Sustentável” (Sustainable Flight Demonstrator Project) captou US$ 425 milhões em financiamento do Plano de Ação Climática da Aviação (Aviation Climate Action Plan) do EUA , bem como cerca de US$ 725 milhões da Boeing e seus parceiros.

Em junho, a NASA designou oficialmente a aeronave de teste planejada (X-66A) como um de seus programas de aviões “X”. A Boeing tem a tarefa de elaborar e gerenciar um programa de vôo de teste com um demonstrador de escala real.

De acordo com a Pratt & Whitney, seus motores GTF já estão proporcionando uma redução de até 20% no consumo de combustível em aviões de fuselagem estreita desde que entraram em serviço comercial em 2016. A fabricante de motores canadense informou que essa eficiência de consumo economizou até agora mais de 1,4 bilhões de galões (5,3 bilhões de litros) de combustível e eliminou  14 milhões de toneladas de dióxido de carbono. O uso de (2) motores turbofan GTF no “X-66A” permitirá Boeing e a NASA avaliar quais melhorias adicionais poderiam ser alcançadas com um novo design de fuselagem.

As naceles que a “empresa-irmã” Collins fornecerá são feitas de materiais compostos e metálicos leves e duráveis. A Collins também fornecerá componentes do sistema de controle para os motores GTF, incluindo trocadores de calor, bomba e controle de combustível integrados, partida da turbina a ar e controles eletrônicos.

O grupo RTX inclui a Pratt & Whitney e a Collins Aerospace bem como a Raytheon.

“A Collins tem uma longa história de parcerias de sucesso com a NASA, a Boeing e Pratt & Whitney, com décadas de experiência ampliando os limites da inovação no setor aeroespacial”, disse Mauro Atalla, vice-presidente sênior de engenharia e tecnologia da Collins Aerospace. “Agora, como parte do programa Demonstrador de Vôo Sustentável, trabalharemos juntos para demonstrar novas tecnologias e sistemas para apoiar a próxima geração de aeronaves de corredor único e baixas emissões que desempenharão um papel fundamental na redução da pegada ambiental da indústria da aviação”, completou Atalla. [EL] – c/ fonte AIN