Gulfstream anuncia dois novos modelos, o G400 e G800, menor e maior à atual linha de modelos de cabine larga, 04.10.21
A Gulfstream Aerospace revelou um par de novos jatos – o G400 e o G800 – para “pontuar” nos extremos a sua família de jatos de cabine larga e expandir essa linha para seis aeronaves, além do G500, G600, G650ER e G700, este em campanha para certificação e com entrada em serviço planejada daqui um ano. O anúncio se deu na noite desta segunda dia 04, em meio a alarde durante uma cerimônia na sede da Gulfstream em Savannah, na Georgia (EUA).
Vídeo de apresentação:
https://www.gulfstream.com/en/?gclid=CjwKCAjwkvWKBhB4EiwA-GHjFhpSeVM4ADpIgcH7ySjLr62W8_E64ndDzSZB_BfyqblygsW2w1914hoCRNAQAvD_BwE
O G400 derivará dos G500 e G600 (modelos já em serviço), e preencherá o nicho entre o supermédio G280 e o cabine larga G500, com alcance de 4.200 MN. A fuselagem do G800 derivará do G650ER e terá alcance de 8.000 MN, o maior alcance de qualquer jato executivo anunciado até hoje.
A fabricante planeja utilizar três protótipos G800. O protótipo T1 já está pronto e foi utilizada para a apresentação. No mês passado, o G800/T1 taxiou com meios próprios, em Savannah. Os planos são do primeiro vôo até o final do ano. O G400 está previsto para o primeiro vôo no início de 2023.
Com o G700 para entrar em serviço daqui um ano, o G400 e o G800 são previstos para entrar em serviço no início de 2025 e 2023, respectivamente, e marcam o desenvolvimento pela Gulfstream da quinta e sexta aeronave ao longo dos oito anos, pontuou o presidente da fabricante Mark Burns.
“Não consigo me lembrar de uma época em que estivemos tão voltados para o futuro do que agora aqui na Gulfstream”, disse Burns. “Pesquisa e desenvolvimento são uma verdadeira força da empresa. Graças à nossa empresa controladora, General Dynamics, temos sido capazes de fornecer financiamento constante para P&D [pesquisa e desenvolvimento] de aeronaves nos últimos 15 anos na Gulfstream. Outros fabricantes estão apenas tentando acompanhar o que a Gulfstream está fazendo”, Burns completou.
Burns acrescentou que os dois novos modelos (G400 e G800) foram planejados há muito tempo – o G400 foi idealizado quando o G500 e o G600 foram anunciados em outubro de 2014, e o G800 foi concebido quando o G700 foi lançado, dois anos atrás. “Tive que manter esses modelos em segredo por anos, então é um alívio finalmente poder falar sobre eles publicamente”, disse Burns.
Quando o G800 eventualmente substituir o G650ER, todos os jatos de cabine larga da Gulfstream terão cabines de vôo comuns – notavelmente, com a suíte aviônica Symmetry, baseada na plataforma Epic, da Honeywell, e os controles ativos da BAE Systems -, o que tornará mais fácil para os pilotos a transição entre essas aeronaves.
Para facilitar ainda mais os requisitos de treinamento, o G400 ao G600 terá uma classificação Tipo para habilitação de piloto comum; o G700 e o G800 também terão uma classificação de habilitação Tipo comum.
Além disso, o G400, o G500 e o G600 compartilharão seção transversal da fuselagem e cauda (com seção “T”), mas terão variantes ligeiramente diferentes do motor da série Pratt & Whitney PW800. Todos os três jatos serão feitos na produzidos na fábrica da Northwest no campus de Savannah, da Gulfstream.
Enquanto isso, o G700 e o G800 compartilharão seção transversal de fuselagem, asa e cauda, além do motor Rolls-Royce Pearl 700, que está em vias de receber a certificação da FAA no início do próximo ano. Os dois aviões de alcance ultralongo serão fabricados na atual unidade de produção do G650ER em Savannah. A linha de montagem do atual modelo G650/650ER está em processo de mudança para a antiga linha que respondeu pela produção dos modelos G450 e G550.
Modelo G400
Com preço de US$ 34,5 milhões (ano-base 2021), o G400 será o produto básico na Família de jatos de cabine larga da Gulfstream. Terá capacidade para até 12 passageiros em três zonas de estar e um lavatório traseiro, com uma opção de configuração de duas zonas e nove lugares, com lavatórios dianteiro e traseiro. Os assentos Berthable poderão acomodar até cinco passageiros, divulga a fabricante da aeronave.
Dez largas janelas ovais características da Gulfstream fornecerão muita luz natural na cabine de quase 42,5 pés (12,95 m.) de comprimento. Os passageiros também terão muito espaço na cabine de 1.441 pés cúbicos, também graças a sua altura de 6,25 pés (1,91 m.) de altura e largura de 7,6 pés (2,32 m.). Para maior conforto, o G400 terá uma altitude de cabine (pressurização) de 3.255 pés em nível de cruzeiro FL410.
Para os pilotos, a plataforma de vôo Symmetry do G400 será muito bem equipada, incluindo um opcional HUD com um novo sistema de visão combinada que permitirá o pouso em condições de baixa visibilidade. Como um nível adicional de segurança, o jato também terá o sistema de pouso preditivo, que exibe o estado de energia da aeronave durante a aproximação e o relaciona à distância requerida para pouso, e o comprimento de pista disponível; se a distância de pouso prevista exceder o comprimento de pista disponível, o sistema avisará com alerta visual e sonoro os pilotos para arremetida.
Com 86,25 pés (26,29 m.), o comprimento externo do G400 é cerca de 10 pés (3,05 m.) mais curto do que G500. A altura externa é de 25,33 pés (7,72 m.), enquanto a nova asa do jato terá envergadura de 86,33 pés (26,31 m.), também 10 pés (3,05 m.) mais curta que o G500.
O G400 terá dois motores turbofan PW812GA, de 13.496 lbf. de empuxo, que oferecem emissões 22% mais baixas do que outros motores de sua classe e atendem aos limites de ruído do Estágio 5.
O G400 terá capacidade de subida direta para 41.000 pés e a altitude de cruzeiro máxima no projeto é de 51.000 pés. A velocidade MMO prevista é MACH 0,90.
O G400 terá capacidade de voar 4.200 MN à velocidade MACH 0,85 ou 3.950 MN à MACH 0,88; estes dois alcances permitirão vôos diretos (sem escala) de Nova Iorque (EUA) para Los Angeles (EUA – costa oeste), Lima (Peru), Brasília (Brasil), Dakar (Senegal), Londres (Inglaterra) ou Moscou (Rússia). A partir de Londres, o G400 será capaz de voar direto para Nova Iorque (EUA – costa leste), Barbados (no Caribe Oriental), Lagos (Nigéria), Nairobi (Quênia) e Nova Deli (Índia).
Com MTOW de 69.850 lb., o G400 terá 5.000 pés (1.524 m.) de distância requerida, em condição ISA ao nível médio do mar/MSL, de acordo com a Gulfstream. Outros limites de peso são MZF de 47.150 lb. e 4.050 lb. de carga-paga, e MFW (maximum fuel weight) de 25.350 lb.
Modelo G800
Apresentando o maior alcance de qualquer jato executivo anunciado até hoje, o G800 está precificado em USS 71,5 milhões (ano-base 2021). O jato terá a mesma fuselagem do G650ER, mas emprestará muitos dos elementos projetados para o G700, incluindo asa, cauda e motores Rolls Royce Pearl 700 e cabine de comando com suíte Symmetry, além de assentos, armários e iluminação da cabine de passageiros.
O G800 terá capacidade para 19 assentos, até dez postos para dormir, quando equipado com quatro áreas de estar, ou até 15 passageiros com três áreas de estar, e compartimento para a tripulação. Ambas as configurações incluem lavatórios dianteiro e traseiro e uma cozinha para preparação de alimentos, embora a cozinha seja maior ao optar por incluir a área de descanso da tripulação.
Com fuselagem derivada do G650ER, o G800 mantém as dimensões internas (da cabine) originais do modelo-base: comprimento de 53,6 pés (16,34 m.), altura de 6,25 pés (1,91 m.), largura de 8,2 pés (2,5 m.) e volume de cabine de 2.138 pés³. Da mesma forma, terá as mesmas 16 grandes janelas ovais da cabine que o G650ER. A altitude da cabine será de 2.916 pés ao voar em cruzeiro a 41.000 pés.
Externamente, o G800 compartilha o comprimento de 99,75 pés (30,4 m.) da fuselagem do G650ER. Em diferença ao G650, o G800 terá asa do G700, com envergadura de 103 pés (31,39 m.), sendo 3,5 pés (1,07 m.) maior (do que a asa do G650ER). A altura (na cauda) será de 25,5 pés (7,77 m.) menor, em 5 cm.
Para os pilotos, a cabine de comando será idêntica à do G700, com a suíte Symmetry, HUD duplo com sistema de visão sintética combinada e sistema de desempenho de pouso preditivo.
Os motores Pearl 700 do G800 serão configurados para produzir empuxo de 18.250 lbf., com a mesma motorização do G700. Em comparação com o motor Rolls Royce BR725 do G650, o Pearl 700 é 18% mais eficiente em termos de combustível, divulga a Gulfstream.
O MTOW do G800 será de 105.600 lb., com a fabricante destacando que haverá uma opção de redução deste peso, em caráter momentâneo, para menos de 100.000 lb. para operações em campos de peso restrito, como o Aeroporto Teterboro de Nova Jersey. Outros pesos incluem MZF de 60.500 lb., carga-paga máxima de 6.200 lb. e MFW de 49.400 lb.
Nos dados de performance preliminares da Gulfstream, o G800 terá MMO deMACH 0,925, e teto máximo de 51.000 pés. O G800 terá 6.000 pés (1.828 m.) de distância requerida, em condição ISA ao nível médio do mar/MSL, de acordo com a Gulfstream. O alcance de 8.000 MN será em operação à velocidade de MACH 0,85 (de alcance máximo), ou de 7.000 MN voando em regime de cruzeiro de alta velocidade de MACH 0,90. Em ambos regimes, o G800 terá capacidade de viajar sem escala de Nova Iorque para Xangai, Taiti, Punta Arenas, Johannesburgo ou Mumbai. Assim, Burns acredita que muitos operadores optarão por voar em cruzeiro de alta velocidade para muitas missões.
Saindo de Hong Kong, o G800 será capaz de voar sem escalas em qualquer velocidade para Londres, Moscou, Rabat, Perth, Sydney, Los Angeles ou Nova Iorque. Mas para fazer de Hong Kong a Lagos sem escalas, o G800 precisará voar a MACH 0,85.
Com o G800 se prestando como substituto, Burns disse que o G650ER – com preço de tabela de fabricante em US$ 60 milhões (ante USS 71,5 mi do G800) – permanecerá como parte da linha da Gulfstream em um futuro próximo como um avião de “valor”. Burns observou que a carteira de pedidos do G650ER ainda permanece forte, a ponto da produção ter aumentado neste ano em relação às projeções anteriores. “Continuaremos a fabricar o G650ER enquanto houver demanda do cliente”, acrescentou Burns, destacando que não há data de término definida para a produção do modelo. [EL] – c/ fontes