Gulfstream apresenta-se na EBACE com os jatos G500, G600 e G700, em 02.07.22


Na feira de aviação executiva européia EBACE 2022, em Genebra (Suíça), em maio passado, a fabricante americana Gulfstream marcou presença com três aeronaves para exposição estática: os modelos já no mercado G500 e G600 e mais o novo modelo G700, em campanha de certificação.

Na feira de aviação executiva européia EBACE 2022, em Genebra (Suíça), em maio passado, a fabricante americana Gulfstream marcou presença com três aeronaves para exposição estática: os modelos já no mercado G500 e G600 e mais o novo modelo G700, em campanha de certificação.

Na feira, a Gulfstream promoveu o G700, o próximo produto da Gulfstream que foi apresentado na na edição de 2019 da feira de aviação executiva americana NBAA-BACE, divulgando que o modelo está estabelecendo novos padrões de desempenho e conforto.

No vôo para Genebra (Suíça), para a EBACE, o protótipo G700 sn 6, com matrícula N706GD, estabeleceu seu sétimo recorde internacional de velocidade em pares de cidades: de Savannah, na Georgia (sede da Gulfstream) a Genebra, o vôo foi executado em 7 horas e 37 minutos – atingindo uma velocidade média de MACH 0,90. O vôo foi realizado usando combustível de aviação sustentável (SAF).

Com cabine completa, o protótipo retornará a Savannah após a feira para se juntar às outras cinco aeronaves de teste de vôo no programa de certificação. As fases críticas dos testes de vôo – incluindo expansão do envelope, vibração (flutter), estol aerodinâmico, sistemas de controle de vôo e operação em baixa temperatura e em pista em alta altitude – foram concluídas com sucesso. A previsão é uma segunda aeronave de teste de produção com cabine de linha de produção completa faça o seu primeiro vôo neste verão (americano).

O G700 está programado para entrar em serviço no quarto trimestre, mas novas exigências de certificação da FAA que exigem procedimentos da fabricante aprimorados para validação de software podem atrasar o cronograma de três a seis meses, divulgou a Gulfstream.

Com alcance de 7.500 MN, os destaques de desempenho do G700 incluem velocidade máxima de MACH 0,925, cruzeiro máximo de M0,90 e velocidade de cruzeiro de longo alcance MACH 0,85. A altitude operacional máxima é de 51.000 pés, combinada com uma baixa altitude de cabine (2.916 pés a 41.000 pés e 4.850 pés a 51.000 pés). O jato conta com nova asa de alta velocidade e winglet e dois motores Rolls-Royce Pearl 700, configurados para produzir 18.250 lbf. de empuxo. [EL] – c/ fontes