Gulfstream conclui produção do último G650 e marca fim de uma era lendária, com o G800 no “horizonte”, em 13.02.25

No dia 12, a Gulfstream Aerospace Corp. anunciou que concluiu oficialmente a produção do último Gulfstream G650. Esta aeronave passará para a próxima fase do processo de conclusão nas instalações da Gulfstream em Appleton, no Wisconsin, antes de fazer sua entrega oficial a um cliente no final deste ano.
“Desde o início, o G650 e o G650ER se tornaram o padrão da indústria que todos os outros seguiram, ultrapassando recentemente a impressionante marca de 1 milhão de horas de vôo”, disse Mark Burns, presidente da Gulfstream. “Além dos inúmeros elogios do programa e mais de 125 recordes mundiais de velocidade, as inovações introduzidas com o processo de fabricação de forma, ajuste e precisão do G650 estabeleceram as bases para a frota Gulfstream de próxima geração de hoje”, completou Burns.
A Gulfstream recebeu o prestigioso Troféu Robert J. Collier em 2014 pelo desenvolvimento da Família de jatos executivos G650, que inaugurou uma nova era de avanços em desempenho, segurança e eficiência na aviação executiva. A Família de aeronaves alcançou vários feitos recordes, como uma circunavegação mundial em 2015 realizada com apenas uma parada, ou completando o vôo de jato executivo mais rápido da história quando o G650ER voou de Cingapura para Tucson, no Arizona (EUA), em 2019, além de servir como a aeronave escolhida na missão “One More Orbit” de 2019, reconhecida pelo registro de recordes Guinness por alcançar a circunavegação mais rápida da Terra ao redor dos pólos norte e sul.
“Embora este seja o último G650 produzido, a alta utilização da frota [de mais de 500 aeronaves] e a confiabilidade de despacho significam que essas aeronaves atenderão aos clientes nas próximas décadas. Como acontece com qualquer aeronave Gulfstream que conclui a produção, nossas equipes de Suporte ao Cliente e gerenciamento de programas continuarão a pesquisar, desenvolver e implantar tecnologias avançadas e atualizações para retrofit, como [a suíte] Honeywell Primus Epic Block 3, anunciado em julho passado, e a internet de alta velocidade Starlink, anunciada em outubro”, disse Burns.
A produção do G650 foi encerrada após 17 anos do lançamento. Lançado em 2008, o G650 representou um salto tecnológico e de capacidade para a Gulfstream, inaugurando a família GVI – composta pelos G650 e G650ER, e posteriormente serviu como plataforma de desenvolvimento para os novos G700 e G800. Embora o desenvolvimento do G650 tenha sido iniciado em meados de 2005, o lançamento ocorreu apenas em 13 de março de 2008, o mesmo dia do início do estouro da ‘bolha’ imobiliária americana. Ainda que cercado de incertezas pelo momento econômico, o G650 obteve expressivo sucesso, atingindo mais de 500 entregas ao longo de sua produção.
O G650 oferece um alcance máximo 7.000 MN (12.964 km) a MACH 0,85 e 6.000 MN (11.112 km) a MACH 0,90. O G650ER oferece um alcance máximo de 7.500 MN (13.890 km) a MACH 0,85 e 6.400 MN (11.853 km) a MACH 0,90.
A lendária Família de aeronaves G650 continua a desempenhar um papel ativo nas iniciativas de testes de vôo e sustentabilidade da Gulfstream. Com motores Rolls-Royce BR-725, o G650 serviu como plataforma pioneira para o primeiro vôo da indústria usando combustível de aviação 100% sustentável (SAF) em 2022.
O novo Gulfstream G800 de alcance ultralongo foi projetado para suceder a icônica Família G650, proporcionando maior desempenho, eficiência e conforto na cabine. Com uma combinação impressionante de alcance e velocidade, o G800 pode voar 8.000 MN (14.816 km) a MACH 0,85 e 7.000 MN (12.964 km) a MACH 0,90. O G800 é equipado com motores Rolls-Royce Pearl 700 e asa com winglet avançada de alta velocidade da Gulfstream. A aeronave também conta com a premiada plataforma de vôo Gulfstream Symmetry Flight Deck e o novo CVS – Combined Vision System (sistema de visão combinada) da Gulfstream para aumentar a consciência situacional dos pilotos. Projetado para acomodar até 19 passageiros, o G800 oferece até quatro áreas de estar ou três áreas de estar com um compartimento para a tripulação. A certificação Tipo pela FAA está prevista para o primeiro semestre de 2025. [EL]