Gulfstream conclui teste em solo de emissões de combustível SAF com enxofre zero, por um jato G700 – resultados preliminares mostram progresso positivo na redução dos impactos ambientais gerais, em 04.11.24


No dia 31, a Gulfstream Aerospace Corp. anunciou a conclusão bem-sucedida dos testes de solo de emissões de combustível de aviação sustentável 100% puro (SAF) contendo zero enxofre por um  novíssimo jato Gulfstream G700, com motores Rolls-Royce Pearl 700.

O teste de emissões terrestres do G700 foi conduzido para medir vários tipos de combustível, incluindo uma mistura 30/70 com SAF e QAv e combustível SAF “puro” (100% combustível de aviação não fóssil).

Os resultados preliminares desses testes informarão o caminho da indústria para reduzir ainda mais o impacto climático geral da aviação executiva.
O teste de emissões em solo foi conduzido na instalação da Gulfstream em Savannah, na Georgia,  usando SAF 100% puro fornecido pela World Energy e enviado pela World Fuel Services.

Medições de gases e de partículas do evento de teste de uma semana foram registradas usando instrumentação especial da FAA, NASA, da Aerodyne Research e da Universidade de Ciência e Tecnologia do Missouri (S&T Missouri University).

O objetivo principal era entender as características ambientais de diferentes combustíveis, especialmente SAF 100% puro sem contaminação por enxofre ou aromáticos.

Por meio de atenção meticulosa à integridade do combustível, dados preliminares indicam contaminação mínima ou nenhuma de enxofre no combustível e uma redução na produção de gases de efeito estufa. Os resultados dos testes demonstram o potencial do SAF 100% puro para melhorar a qualidade do ar local perto de aeroportos, bem como os possíveis benefícios de reduzir a formação de trilhas de condensação.

“A Gulfstream tem uma rica história de inovação para aviação sustentável que remonta a 2004 com a primeira certificação ISO para nossa instalação em Savannah”, disse Mark Burns, presidente da Gulfstream. “Nossa jornada continua hoje enquanto trabalhamos para aprimorar nossa compreensão das propriedades do combustível e suas características ambientais para avaliar o impacto da aviação executiva no clima, traçar o caminho a seguir na redução desse impacto e liderar a indústria na condução de suas metas de aviação sustentável”, continuou Burns. “Gostaríamos de estender um grande agradecimento aos nossos parceiros – FAA, NASA, Aerodyne Research, Missouri S&T, Rolls-Royce, World Energy e World Fuel Services – sem os quais nenhuma dessas pesquisas teria sido possível”, acrescentou Burns. “Esses parceiros são essenciais para o nosso sucesso contínuo e o sucesso de toda a indústria em continuar a inovar e impulsionar mudanças ambientais positivas para a aviação executiva”, finalizou Burns. [EL]