Gulfstream demonstra capacidade de operação de aproximação rampada do G500 e G600 em Londres (Inglaterra), Lugano e Sion (Suíça), e os dois modelos batem novos recordes de velocidade em vôo transatlântico voando de Londres para o EUA, em 12.12.21


A Gulfstream Aerospace demonstrou a capacidade de operação de pouso em aproximações rampadas – Steep approach – dos modelos G500 e G600 nos Aeroportos London City (LCY/EGLC), em Londres/Inglaterra, e de Lugano (LSZA) e de Sion (LSGS), na Suíça.

“O desempenho de decolagem e pouso que demonstramos na Europa foi fundamental no processo de garantir o acesso dos clientes a ainda mais localidades em todo o mundo, economizando ainda mais horas valiosas por ano”, disse o presidente da Gulfstream, Mark Burns.

Com suas capacidades de operação em baixa velocidade e aterrissagem em pista curta demonstradas, as aprovações de aproximação íngreme pelas agências FAA e EASA para os dois modelos são previstas para o próximo ano.

Essas aprovações abrirão o acesso para os dois modelos de cabine larga no London City (LCY/EGLC), que exige aprovação específica por conta de sua pista curta (09/27, de 30 x 1.508 m., com LDA de 1.318 m., asfaltada, ao nível do mar/20’) e rígidos requisitos de redução (abatimento) de ruído, bem como o aeroporto de Lugano e outros aeroportos na região montanhosa da Suíça (Alpes suíços).

A Gulfstream observou que o aeroporto de Lugano, que está situada na foz de um vale, requer uma aproximação “extremamente íngreme”.

A operação de pouso no Aeroporto London City (LCY/EGLC) conta com procedimentos de aproximação IFR por navegação convencional (por VOR/DME), com procedimentos ILS/LOC e por navegação por satélite (RNAV), além de procedimento de aproximação visual, para as duas cabeceiras. Por exemplo, os procedimentos ILS contam com rampa de aproximação (GP) de 5,5º. As duas cabeceiras são dotadas de sistema de indicação de rampa PAPI, para rampa de 5,5º e MEHT de 38 pés.

O Aeroporto de Lugano (LSZA) está em altitude 915 pés, com pista 01/19, de 30 x 1.415 m., com LDA de 1.305 m. da pista 01 e de 1.135 m. da pista 19, asfaltada. As duas cabeceiras são dotadas de sistema PAPI, de rampa de aproximação de 4,17º, sendo que a cabeceira 01 conta com dois PAPI, o segundo, com indicação e rampa de 6º, para uso exclusivo para assistência do procedimento de aproximação ILS “ISG” para pista 01, que tem rampa de aproximação final íngreme de 6,6º. A operação de pouso conta com dois procedimentos IFR por Localizador para aproximação direta para pista 01, e com manobra circular para pista 19, com rampa de aproximação final 4,4º e 5,4º.

O Aeroporto de Sion (LSGS) está em altitude 1.582 pés, com pista 07/25, de 40 x 1.475 m., com LDA de 1.355 m. da pista 07 e de 1.415 m. da pista 25, asfaltada. As duas cabeceiras são dotadas de sistema PAPI, com rampa de 4,0º e MEHT de 41 pés (RWY 07) e 40 pés (RWY 25). A operação de pouso conta com procedimentos IFR requerendo autorização para aeronave e tripulação e aprovação GNSS, para aproximação direta para pista 07, com segmento de aproximação final completado por trecho com operação por referências visuais; o procedimento prevê manobra Circular para pista 25. Uma aproximação conta com procedimento ILS/DVOR, apoiado por navegação por satélite, tem rampa de aproximação (até o ponto para operação final por referência visual) de 6,0º, com rampa de aproximação visual de 6,0º. Outra aproximação conta com procedimento RNAV-RNP com rampa de aproximação (até o ponto para operação final por referência visual) de 3,8º.

Além da aprovação de aproximação “íngreme”, o G500 está no cronograma para a certificação de operações de desempenho de decolagem aprimoradas em pistas ranhuradas em condições de piso molhado (improved takeoff performance operations on grooved runway in wet condition) no início de 2022. O G600 já recebeu esta aprovação da FAA e da EASA, que, segundo a Gulfstream, oferece maior flexibilidade e alcance opções ao operar em condições de pista molhada.

Após a conclusão das demonstrações de pouso, o G500 e o G600 registraram, cada um, registros de recordes de velocidade em viagem inter-cidades a partir do London City (LCY) – ambos com velocidades médias de cruzeiro de MACH 0,90 ou superior.

O G500 fez uma viagem de 3.077MN (de LCY) até o Aeroporto de Teterboro (KTEB), em Nova York, em 06h46m. A marca teve uma melhora de 12 minutos em relação ao recorde anterior, apesar de enfrentar ventos contrários desafiadores, reportou a Gulfstream.

Enquanto isso, o G600 voou (de LCY) para Seattle, completando o vôo de 4.235 MN em 08h39m.

Esses registros aguardam aprovação da NAA – National Aeronautic Association (Associação Nacional de Aeronáutica do EUA) e da FAI – Federation Aéronautique Internationale (Federação de Aeronáutica Internacional), com sede na Suíça.

O G500 e G600, juntos, detêm mais de 60 registros de recorde em viagem entre par de cidades. [EL] – c/ fontes