Gulfstream divulga os novos refinamentos incorporados no G280, em 14.10.21


A Gulfstream Aerospace aprimorou recentemente o seu jato de supermédio G280 após o aumento do interesse no segmento e no mercado mais amplo de jatos executivos. Referido como um “líder de médio porte” pela Gulfstream, o G280 tem enfrentado uma concorrência cada vez maior à medida que o mercado “esquenta” na esteira-sequência de 2020.

A fabricante divulga que as melhorias no G280 irão aprimorar a experiência do passageiro, reduzir a carga de trabalho de pilotos e trazer benefícios de segurança.

Visando áreas de refinamento que resultarão maiores dividendos para clientes exigentes, a Gulfstream aprimorou o G280 com refinamentos da cabine de passageiros de cabine, atualizações de cabine de comando, sistemas de segurança e controles de ambiente interno.

Uma nova melhoria na cabine para o sistema de ar já 100% purificado é o sistema de ar ionizado por plasma da Gulfstream, que neutraliza agentes patogênicos e alérgenos, um benefício para os operadores que promovem o bem-estar dos passageiros em um momento de maior conscientização quanto à saúde. O sistema de ar-ionizado foi bem sucedido nos testes em laboratório, comprovando sua eficiência.

A cabine de passageiros oferece várias opções de layout, acomodando até 10 passageiros com uma mesa de conferência de 4 lugares. Entretenimento e produtividade são tratados, com gerenciamento de cabine de patente da Gulfstream e sistemas de entretenimento de alta definição, incluindo um sistema de conectividade via satélite em banda Ka de alta velocidade.

Uma nova atualização de aviônica para a versão 3.6.1, com dados meteorológicos gráficos SiriusXM, gráficos eletrônicos duplos e um sistema de gerenciamento de superfície (SMS – Surface Management System) que fornece referências auditivas e visuais para alertar os pilotos sobre operações de chegada e em solo não-seguras. Aproveitando os novos recursos de informação em vôo, os avisos de prevenção de meteorologia auxiliam os pilotos a evitar tesoura de Vento e correntes verticais com muito tempo de antecipação. Para operadores familiarizados com a aeronave, a Gulfstream também aumentou os intervalos de validação para operação com mínimos de separação vertical de 24 meses (02 anos) para 96 ​​meses (8 anos). A Comunicação Controlador-Piloto Datalink (CPDLC) agora também está em conformidade com FANS-E.

O G280 já é certificado para aproximações com rampas íngremes bem como para os padrões de ruído do Estágio 5 da FAA. Ao contrário de muitos de seus concorrentes em sua classe, o G280 recebeu o crédito Visual Advantage – operadores podem autorizar o despacho e iniciar aproximações por instrumentos em condições de baixa visibilidade abaixo dos mínimos de aproximação publicados.

“A equipe da Gulfstream continua seu compromisso com o futuro do programa G280, garantindo a adesão aos padrões mais rigorosos, seja para segurança, desempenho ou emissões de ruído”, disse Mark Burns, presidente da Gulfstream. “As metas de redução de ruído das aeronaves são vitais para garantir a subsistência das indústrias de aviação e aeroespacial e demonstrar nossos esforços para ser bons vizinhos para aqueles que vivem ou trabalham perto de aeródromos, aeroportos ou rotas de vôo”, completou Burns. [EL] – c/ fontes