Gulfstream expande sua rede de serviços de suporte FAST com nova base em White Plains, em Nova York (EUA), em 29.04.25

No dia 28, a Gulfstream Aerospace Corp. anunciou a inauguração de sua mais nova unidade Gulfstream FAST em White Plains, em Nova York (EUA). Localizada no Aeroporto do Condado de Westchester, técnicos FAST altamente qualificados estão disponíveis para atender às necessidades de manutenção de aeronaves, tanto no local quanto na região.
A inauguração da nova unidade reforça ainda mais a expansão global do programa FAST (Field and Airborne Support Teams – Equipes de Suporte de Campo e de Vôo) Gulfstream, que tem crescido e evoluído continuamente ao longo dos anos, aumentando sua prontidão de suporte em campo para melhor atender aos clientes e à crescente frota da Gulfstream.
Atualmente, o Suporte ao Cliente da Gulfstream está focado na adição de novas bases FAST em áreas com alta atividade de clientes, como White Plains.
“Avaliamos continuamente nossas ofertas de serviços com base no crescimento da frota, na movimentação de aeronaves e na demanda dos clientes, à medida que identificamos áreas para expansão, aprimorando nossa presença global para melhor atender às necessidades de nossos clientes”, disse Lor Izzard, vice-presidente sênior de suporte ao cliente da Gulfstream. “Nossos clientes permanecem no centro de tudo o que fazemos, e essa mudança na implantação de nossas equipes FAST foi uma resposta direta ao feedback deles”, complementou Izzard.
O FAST foi lançado originalmente no EUA para despachar e responder rapidamente a qualquer situação envolvendo aeronaves em solo (AOG). O programa de serviço expandiu-se com quadro de pessoal para o exterior pela primeira vez em 2011 e cresceu significativamente desde então. Hoje, existem 150 técnicos Gulfstream FAST e 24 bases FAST em todo o mundo. Em 2024, a equipe expandiu em mais de 40% e novos membros da equipe FAST já foram adicionados neste ano, com futuras oportunidades de crescimento no oeste dos EUA, Europa, Oriente Médio e Ásia-Pacífico.
O FAST faz parte da rede de Suporte ao Cliente da Gulfstream, que compreende mais de 5.500 membros da equipe e representa mais de 25% do total de funcionários da Gulfstream no mundo.
Em maio de 2011, a Gulfstream Aerospace Corp. anunciou o crescimento de sua rede móvel de suporte a produtos, com a introdução de Equipes de Suporte de Campo e Aéreo – FAST (Field and Airborne Support Teams). Estas equipes dedicadas combinam a experiência em manutenção com os recursos da unidade de Suporte de Produto Aéreo (APS – Airborne Product Support) da fabricante, primeiro programa de manutenção e suporte de aeronaves do gênero , e seus veículos de suporte móvel terrestres para criar equipes móveis de reparo rápidas e responsivas.
Os membros da Gulfstream FAST podem ser despachados por vários meios de transporte – aéreo, ferroviário, rodoviário – para resolver problemas de manutenção de aeronaves Gulfstream em todo o mundo. São parte integrante da maior rede de suporte a produtos de propriedade da Gulfstream na aviação executiva, com mais de 3.300 profissionais, inicialmente.
A Gulfstream também já era consistentemente classificada por publicações especializadas como a principal organização do gênero.
À ocasião do lançamento da unidade de serviço de suporte, Mark Burns, o então presidente de Suporte ao Produto da Gulfstream (hoje presidente da Gulfstream Aerospace Corp. desde julho de 2015), disse: “Seja um trabalho tão grande quanto a remoção de um motor ou tão pequeno quanto a troca de pneus, o Gulfstream FAST é especializado em atender a situações de AOG [aeronave em solo] rapidamente e concluir seu trabalho com eficiência. O crescimento internacional que observamos exige que continuemos a oferecer aos operadores o melhor suporte possível, e esta equipe prima pela excelência”.
A primeira unidade FAST foi sediada na Europa, com dois engenheiros de manutenção em Genebra (Suíça), um em Altenrhein (Suíça) e um na Grécia. A equipe móvel foi concebida com disponibilidade 24 horas por dia, sete dias por semana, para atender a solicitações de manutenção em campo. Cada um dos quatro engenheiros sediados na Europa possuía habilitação para operar em diversos modelos de aeronaves Gulfstream. Três integrantes do grupo eram engenheiros mecânicos e elétricos licenciados pela EASA. Todos possuíam licença de manutenção para fuselagem e motores da FAA.
À ocasião do lançamento da unidade de serviço de suporte, Greg Hammerstein, então diretor de serviços de campo (Field Services) da Gulfstream”, disse: “Esses indivíduos poderiam ser chamados de superengenheiros porque possuem as credenciais de um grupo duas vezes maior. Além de serem extremamente bem treinados em engenharia, eles também são bilíngues e, em alguns casos, falam três ou mais idiomas. Eles são capazes de ir a qualquer lugar, a qualquer hora, e colocar uma aeronave de volta em serviço. Com o tempo, o que temos na Europa será replicado na América do Norte, América do Sul e em outros lugares”.
À época. tradicionalmente, engenheiros e técnicos baseados no centro de serviços da Gulfstream em Luton (Inglaterra) davam suporte a operadores europeus, do Oriente Médio e da Ásia que enfrentavam uma situação de AOG. Com a alocação da primeira equipe FAST na Europa, esta unidade passou a ser a principal responsável para resposta de suporte.
Os colaboradores da unidade FAST dispunham de acesso facilmente ao estoque de peças e materiais em todo o mundo, incluindo os estoques da Gulfstream em Madri (Espanha) e Luton (Inglaterra). A equipe também podia utilizar os recursos do centro de serviços da Gulfstream em Luton (Inglaterra) e de 11 instalações autorizadas de reparo e serviço de linha de garantia na Europa, Oriente Médio e Ásia.
Na América do Norte, a unidade FAST contava com acesso ao APS, o primeiro programa de manutenção e suporte de aeronaves do gênero. A operação, 24 horas por dia, sete dias por semana, utilizava duas aeronaves G100 dedicadas para entregar peças ou engenheiros essenciais para o vôo a clientes cujas aeronaves estão em garantia na América do Norte e no Caribe. Os membros da FAST também dispunham de veículos de suporte móvel, incluindo caminhões e vans especialmente equipados, estrategicamente localizado nos EUA.
Os membros da Gulfstream FAST podiam trabalhar em conjunto com um ou mais dos 14 representantes de serviço de campo da Gulfstream, que forneciam suporte técnico a operadores na Europa, Oriente Médio e Ásia, servindo como seu elo de ligação com a Gulfstream. [EL]