Gulfstream expandindo sua rede de serviços e suporte ao cliente no EUA e na Europa, em 23.05.22


A fabricante americana Gulfstream Aerospace chegou à feira aeronáutica de aviação executiva européia EBACE deste ano anunciando seus planos de expandir seu suporte às operadoras européias de seus jatos cabine larga.

O presidente de Suporte ao Cliente da Gulfstream, Derek Zimmerman, disse para a mídia especializada AIN que o suporte aprimorado incluirá uma expansão de seu centro de contato de suporte técnico para o centro de serviços de Farnborough, na Inglaterra, inaugurado há quase dois anos.

“Atualmente, o Contact Center [centro de contato] 24 horas por dia, 7 dias por semana, está localizado na sede da Gulfstream em Savannah [na Geórgia/EUA] e esta é a primeira vez que estamos expandindo para a Europa”, disse Zimmerman quanto à mudança e expansão de suporte ao cliente/operador.

A expansão exige a adição de especialistas em sistemas mecânicos, bem como especialistas em aviônicos e comunicações de cabine, no Centro de Contato de Farnborough.

Além disso, a Gulfstream Aerospace designou um novo representante de serviço de “campo” para a Espanha, que ficará baseado em Madri. A crescente frota e presença da Gulfstream na Espanha levaram à adição de um representante lá, justificou disse Zimmerman.

Além de seu centro de serviços de Farnborough de 225.000 pés² (20.903 m²) – que apresenta medidas de sustentabilidade como coleta de água da chuva, sistemas de aquecimento solar no hangar e controles inteligentes de iluminação – as opções de suporte ao cliente da Gulfstream na Europa se estendem à “empresa-irmã” Jet Aviation com instalações em Viena (Áustria), Genebra, Basileia e Zurique (Suíça), bem como o fornecedor autorizado de serviços de garantia Altenrhein Aviation, em Thal, na Suíça. Essas operações são aumentadas por 26 membros do FAST – Field and Airborne Support Team (equipe de suporte embarcado e em solo) na Europa e no Reino Unido.

Com o G700 definido como o próximo jato bimotor a entrar em operação, Zimmerman enfatizou que a equipe de suporte ao cliente está envolvida no projeto e desenvolvimento de novas aeronaves. À medida que a fabricante se prepara para a entrada de serviço de um novo modelo, a Gulfstream estabelece equipes de plantão operacional do cliente (COR – Customer Operational Readiness) para preparar os clientes para receber o modelo.

A composição da equipe COR normalmente inclui um especialista em sistemas de cabine, um piloto para entrada em serviço e um representante que trabalha com o cliente até que o mesmo tenha familiaridade com a aeronave.

“Essas equipes vão às instalações de nossos clientes e analisam suas capacidades e necessidades no local, para que possamos fazer as recomendações necessárias para ajudar nossos clientes a operar suas novas aeronaves com sucesso”, acrescentou Zimmerman.

Além da Europa, a Gulfstream continua ampliando sua rede de suporte ao cliente.

Para julho, Zimmerman disse que espera que a Gulfstream abra seu centro de serviços de 14.864 m² no Aeroporto Fort Worth Alliance, no Texas (EUA). A fabricante planeja transferir funcionários de suporte ao cliente de suas instalações do Dallas Love Field para Fort Worth, além de criar 50 novos postos de trabalho.

O mais novo centro de serviços da Gulfstream será uma instalação 225.000 pés² (20.903 m²) em Mesa, no Arizona (EUA), que deve ser inaugurada no final de 2023, disse Zimmerman. Antes da abertura desta unidade, a Gulfstream começou a contratar pessoal para a unidade e já está operando em um hangar inaugurado em março.

“A instalação existente [em Mesa] inclui um grande hangar que pode conter vários Gulfstream de cabine larga, espaço para escritório de cliente, uma sala de ferramentas e estoque de peças sobressalentes”, Zimmerman explicou. “É oferecida uma variedade de inspeções de rotina e manutenção para todas as aeronaves em serviço da Gulfstream, bem como suporte AOG/drop-in [atendimento de aeronave em solo/reposição de componente] para atender a quaisquer necessidades imediatas que os clientes possam ter”, completou Zimmerman.

No início deste mês, a Gulfstream anunciou que expandiria suas operações de finalização (acabamento) nas instalações no Aeroporto St. Louis Downtown, em Illinois (EUA), para aumentar a produção de armários e pintura externa para seus jatos de cabine larga. Essa expansão incluirá a contratação de mais 140 técnicos de marcenaria e finalizadores, estofadores, pintores de aeronaves, engenheiros de fabricação e operações e inspetores de certificação, além de cargos adicionais de apoio. O centro de St. Louis atende aeronaves de cabine média e larga com registro americano ou europeu sob seus certificados FAA e EASA PART-145 (regulamento atinente a organizações de manutenção aeronáutica). [EL] – c/ fontes