Gulfstream faz o primeiro vôo do segundo protótipo G700 com acabamento de linha de produção, em 11.09.22


Um segundo protótipo G700 com acabamento de linha de produção voou pela primeira vez, a partir da base de operações da Gulfstream em Savannah, Georgia/EUA, divulgou a fabricante no dia 08.

A aeronave se junta ao primeiro G700 com acabamento de linha de produção, que, além de receber o prêmio prestigioso International Yacht and Aviation Award 2022 na categoria Private Jet Design, estabeleceu nada menos que oito recordes internacionais de velocidade em pares de cidades.

Com acabamento completo, o jato servirá como plataforma de teste adicional de interior, incluindo a maturidade, durabilidade e conforto de elementos da cabine.

Este segundo G700 de produção apresenta uma grande suíte e recém-projetado lavatório com luz natural, pia completa e chuveiro, além de uma área de jantar de seis lugares com uma mesa expansível e independente. O sistema de iluminação circadiana dinâmica de ultra-alta definição de LED – introduzido com o lançamento da aeronave em 2019 – foi projetado para replicar a luz solar – entre condições de o nascer e o pôr do sol -, misturando e gradualmente iluminando ou escurecendo as luzes LED de branco quente, branco frio e âmbar, e pode ser programado individualmente para cada uma das cinco zonas de cabine da aeronave. O sistema opcional e totalmente proprietário foi projetado pela Gulfstream e promete diminuir significativamente o estresse fisiológico de vôos de longa distância, transcontinentais e transoceânicos.

No tocante aos recursos para o passageiro, o G700 pode ser configurado com até cinco áreas de estar e a cozinha mais longa do setor – que possui um opulento espaço de três metros. Recursos de design adicionais dos quais as tripulações e passageiros do G700 se beneficiarão são os sistemas de pressurização e ambientais do modelo, que facilitam respectivamente a altitude de cabine mais baixa do setor – 2.916 pés no FL410 – e ar fresco filtrado por íons de plasma, cem por cento. Além disso, por meio de vinte das maiores janelas de toda a indústria aeroespacial, a cabine silenciosa do G700 oferece aos viajantes aéreos vistas externas inigualáveis.

“Com sua combinação de tamanho de cabine e aprimoramentos tecnológicos, o interior do G700 apresenta uma abundância de oportunidades de personalização”, disse Mark Burns, presidente da Gulfstream. “Como parte de nosso objetivo de superar as expectativas dos clientes, estamos testando ainda mais elementos da cabine do G700 para garantir conforto e confiabilidade no interior”, completou Burns. “Com duas aeronaves de teste G700 equipadas voando agora, podemos mostrar ainda mais a flexibilidade interna desta aeronave e os benefícios dos passageiros obtidos com o conforto premiado e o ambiente de cabine exclusivo que o G700 oferece em vôos globais”, finalizou Burns.

Além das duas aeronaves de teste de produção, há cinco protótipos G700 para testes de vôo. E até o momento, 12 aparelhos G700 já estão em algum estágio de fabricação ou concluídos, de acordo com registros de aeronaves da FAA, que permanece inalterado desde dezembro.

A certificação e a entrada em serviço do G700 eram previstas para meados de maio, cerca de seis meses depois da data inicial prevista do final de 2021 para conclusão do programa. O atraso na certificação está relacionado a uma validação de software linha a linha – um requisito recentemente adicionado da FAA. [EL] – c/ fontes