Gulfstream faz o primeiro vôo transatlântico (em viagem EUA-Inglaterra) com combustível 100% SAF, com um G600, em 25.11.23


A Gulfstream Aerospace anunciou, no dia 20, a conclusão bem-sucedida do primeiro vôo transatlântico do mundo usando 100% combustível de aviação sustentável (SAF). Realizado na véspera (dia 19), o vôo ocorreu com um jato Gulfstream G600, que partiu da sede da fabricante em Savannah, na Georgia (costa leste do EUA) e pousou 06h56m depois em Farnborough, na Inglaterra.

Com o jato G600 com motorização Pratt & Whitney PW-815GA, ambos motores usando 100% SAF, a missão mostra o potencial para o uso futuro de combustíveis de aviação renováveis, que apresentam baixo teor de carbono, enxofre e aromáticos. Os dados coletados deste vôo de resistência ajudarão a Gulfstream e seus principais fornecedores a avaliar a compatibilidade das aeronaves com futuros combustíveis renováveis de baixo aromático, especialmente sob temperaturas frias para vôos de longa duração.

“A Gulfstream está inovando para um futuro sustentável”, disse Mark Burns, presidente da Gulfstream. “Uma das chaves para alcançar as metas de descarbonização de longo prazo da aviação executiva é o amplo uso de SAF em vez de combustível de aviação de base fóssil. A conclusão deste vôo de classe mundial ajuda a avançar a missão abrangente de sustentabilidade da aviação executiva e a criar impactos ambientais positivos para as gerações futuras”, promoveu Burns. “Gostaríamos de agradecer a todos os nossos parceiros pela ajuda na concretização deste vôo marcante e pela parceria contínua na colaboração com a comunidade SAF ampliada para defender o caminho da indústria da aviação para o uso 100% do SAF”, completou Burns.
O SAF utilizado no vôo foi produzido pela World Energy e entregue pela World Fuel Services (WFS). Era composto de 100% de ésteres e ácidos graxos hidroprocessados (HEFA – Hydroprocessed Esters and Fatty Acids) puro, que tem pelo menos 70% menos emissões de CO2 no ciclo de vida do que o combustível de aviação de base fóssil, ajudando a reduzir o impacto da aviação no clima. Além disso, este combustível renovável com zero adição de aromáticos tem um impacto reduzido na qualidade do ar local e um teor de enxofre muito baixo, o que pode reduzir os impactos ambientais não relacionados com o CO2.

“A Gulfstream continua a inovar no espaço da aviação sustentável e nós aplaudimo-los por completar esta missão enquanto trabalhamos para validar a compatibilidade de nossos motores com SAF não misturado”, disse Anthony Rossi, vice-presidente de vendas e marketing da Pratt & Whitney Canada.

Outros parceiros importantes que apoiaram o marco incluem a Honeywell, a Safran e a Eaton.

A Gulfstream foi a primeira fabricante de equipamento original para jatos executivos a voar com 100% SAF. Este vôo dá continuidade ao trabalho contínuo da fabricante para liderar os esforços de sustentabilidade da indústria.

O SAF é atualmente aprovado para mistura com QAv (JET-A) na proporção até 50%-50% devido à necessidade da maioria dos motores legados de compostos aromáticos do QAv (JET-A) que expandem suas vedações, formando vedações herméticas. Uma das principais considerações em relação ao uso de combustível 100% SAF é sua falta de compostos aromáticos. A Gulfstream, juntamente com seus parceiros e fornecedores, usará os dados coletados durante este vôo para avaliar a compatibilidade da aeronave com futuros combustíveis renováveis de baixo aromático, especialmente sob condições frias em vôos de longa duração. [EL]