Gulfstream G500 e G600 excedem cada um 100.000 horas de vôo, em 15.06.24


Com nota no dia 13, a Gulfstream Aerospace Corp. anunciou que os modelos G500 e G600 ultrapassaram, cada um, 100.000 horas de vôo.

Equipados com motores Pratt & Whitney Canada, ambas as aeronaves apresentam a premiada plataforma de vôo Gulfstream Symmetry Flight Deck, com tecnologia de aprimoramento de segurança, incluindo os primeiros sidesticks de controle ativo do setor e o uso mais extensivo de tecnologia de tela sensível ao toque, juntamente com inteligência de fase de vôo. Ambas as aeronaves são reconhecidas por seu conforto de cabine líder do setor, com assentos e design de interiores premiados.

“Nossos premiados G500 e G600 continuam demonstrando desempenho impressionante”, disse Mark Burns, presidente da Gulfstream. “Essa conquista é resultado da forte demanda e da alta atividade de vôos que estamos vendo de clientes em todo o mundo. Ter ultrapassado as 100.000 horas de vôo reitera ainda mais a durabilidade e a confiabilidade do G500 e do G600”, acrescentou Burns.

A cabine do G500 pode ser configurada para até 19 passageiros com até 3 áreas de estar e oferece à Experiência de Cabine Gulfstream (Gulfstream Cabin Experience) com ar fresco, com pressurização de baixa altitude e luz natural abundante de 14 janelas panorâmicas ovais da Gulfstream.

O G500 pode voar 5.300 MN (9.816 km), com regras de reserva NBAA IFR com 11 ocupantes, sendo 8 passageiros e 3 tripulantes à velocidade MACH 0,85 (Cruzeiro de Longo Alcance – Long Range Cruise) ou 4.500 MN (8.334 km) à MACH 0,90 (Cruzeiro de Alta Velocidade – High Speed Cruise). A altitude máxima de cruzeiro de 51.000 pés, com altitude inicial de 43.000 pés.

Os pesos são:
– BOW (com 4 tripulantes) = 46.850 lb.(21.251 kg)
– MZFW = 52.100 lb. (23.632 kg)
– MTOW = 79.600 lb. (36.106 kg)
– MLW = 64.350 lb. (29.189 kg)
– Carga-paga máxima = 5.250 lb. (2.381 kg)
– Carga-paga máxima com abastecimento completo = 2.900 lb. (1.315 kg)
– Abastecimento completo = 30.250 lb. (13.721 kg)

As dimensões são:
– comprimento exterior = 96 pés e 1 pol. (29,29 m.)
– altura exterior = 25 pés e 3 pol. (7,7 m.)
– asa – envergadura = 94 pés e 2 pol. (28,70 m.)
– cabine – comprimento interior (sem bagageiro) = 45 pés e 2 pol. (13,77 m.)
– cabine – comprimento interior (total) = 51 pés e 3 pol. (15,62 m.)
– cabine – largura acabada = 7 pés e 7 pol. (2,31 m.)
– cabine – altura acabada = 6 pés e 2 pol. (1,88 m.)
– cabine = volume de 1.884 pés³ (53,35 m³)
– compartimento-bagageiro = volume de 175 pés³ (4,96 m³)

A cabine do G600 pode ser configurada para até 19 passageiros com até 4 áreas de estar e oferece à Experiência de Cabine Gulfstream (Gulfstream Cabin Experience) com ar fresco, com pressurização de baixa altitude e luz natural abundante de 14 janelas panorâmicas ovais da Gulfstream.

O G600 pode voar 6.600 MN (12.223 km), com regras de reserva NBAA IFR com 12 ocupantes, sendo 8 passageiros e 4 tripulantes, à velocidade MACH 0,85 (Cruzeiro de Longo Alcance – Long Range Cruise) ou 5.600 MN (10.371 km) à velocidade MACH 0,90 (Cruzeiro de Alta Velocidade – High Speed Cruise). A altitude máxima de cruzeiro de 51.000 pés, com altitude inicial de 41.000 pés.

Os pesos são:
– BOW (com 4 tripulantes) = 50.900 lb.(23.088 kg)
– MZFW = 57.440 lb. (26.054 kg)
– MTOW = 94.600 lb. (42.910 kg)
– MLW = 76.800 lb. (34.836 kg)
– Carga-paga máxima = 6.540 lb. (2.966 kg)
– Carga-paga máxima com abastecimento completo = 2.600 lb. (1.179 kg)
– Abastecimento completo = 41.500 lb. (18.824 kg)

As dimensões são:
– comprimento exterior = 91 pés e 2 pol. (27,79 m.)
– altura exterior = 25 pés e 6 pol. (7,77 m.)
– asa – envergadura = 86 pés e 4 pol. (26,31 m.)
– cabine – comprimento interior (sem bagageiro) = 41 pés e 6 pol. (12,65 m.)
– cabine – comprimento interior (total) = 47 pés e 7 pol. (14,50 m.)
– cabine – largura acabada = 7 pés e 7 pol. (2,31 m.)
– cabine – altura acabada = 6 pés e 2 pol. (1,88 m.)
– cabine = volume de 1.715 pés³ (48,56 m³)
– compartimento-bagageiro = volume de 175 pés³ (4,96 m³)

Ambas as aeronaves são motorizadas com turbofan Pratt & Whitney PW-815GA (G600 com empuxo de 15.680 lbf., G500 com empuxo limitado a 15.144 lbf., uma diferença de 3,5%, de 536 lbf.) e têm velocidade operacional máxima (MMO) de MACH 0,925.

Em maio, o G600 recebeu a certificação da FAA para operações de aproximação íngreme (aproximação rampada) – steep-approach –, poucos meses após a mesma aprovação do G500. Esta autorização permite à frota acessar a alguns dos aeroportos mais desafiantes do mundo, proporcionando aos operadores ainda mais comodidade e flexibilidade.

Com mais de 260 aeronaves em serviço atualmente, a frota G500 e G600 detém mais de 90 recordes de velocidade combinados em pares de aeroportos. [EL]