Gulfstream G650 e G650ER ultrapassam 1 milhão de horas de vôo, em 19.05.24
No dia 16, a Gulfstream Aerospace Corp. anunciou que os modelos Gulfstream G650 e G650ER ultrapassaram 1 milhão de horas de vôo, a partir da entrada em serviços dos modelos, em 2012 (G650) e em 2014 (G650ER), redefinindo a aviação executiva.
“Não poderíamos estar mais satisfeitos com o fato de o programa G650 — sinônimo de excelência em aviação executiva — servir nossos clientes há mais de uma década”, disse Mark Burns, presidente da Gulfstream. “Este marco é um verdadeiro testemunho de nossa fabricação de precisão, design de última geração, suporte ao cliente Gulfstream de classe mundial e compromisso de melhorar continuamente a experiência operacional de nossos clientes”, completou Burns.
Com mais de 560 aeronaves em serviço em todo o mundo, a frota G650/G650ER continua a cumprir a sua reputação como um dos programas de aeronaves mais emblemáticos e icônicas da aviação executiva.
Juntos, o G650 e o G650ER alcançaram mais de 125 recordes de velocidade em pares de cidades, com o G650ER detendo o recorde de vôo de jato executivo mais rápido da história. Ambas as aeronaves apresentam um interior flexível e premiado que proporciona à Gulfstream Cabin Experience 100% de ar fresco, uma altitude de cabine ultrabaixa e luz natural abundante de 16 janelas panorâmicas ovais da Gulfstream, numa cabine para até 19 passageiros.
O G650 ganhou o Troféu Robert J. Collier 2014 por suas inovações em desempenho, segurança e eficiência, e continua a estabelecer padrões do setor. Em 2022, a aeronave completou um vôo usando 100% combustível de aviação sustentável (SAF), com a Gulfstream tornando-se a primeira fabricante de aeronaves da indústria de jatos executivos em tal marco.
No ano passado, a Gulfstream e a Honeywell lançaram a atualização de aviônicos Primus Epic Block 3 para o G650 e G650ER, fornecendo ainda mais ferramentas para ajudar os pilotos a tomar decisões de segurança informadas durante todas as fases do vôo. As melhorias incluem vários recursos novos e aprimorados que se baseiam nos sistemas visuais, de comunicação, de alerta e de navegação existentes na cabine de comando do Gulfstream PlaneView II.
O G650 pode voar até 7.000 MN (12.964 km) a MACH 0,85 (alcance máximo) e 6.000 MN (11.112 km) em regime de cruzeiro de alta velocidade de MACH 0,90.
O G650ER pode voar até 7.500 MN (13.890 km) a MACH 0,85 (alcance máximo) e 6.400 MN (11.853 km) a MACH 0,90.
Ambas as aeronaves têm uma velocidade operacional máxima “quase supersônica” de MACH 0,925, uma altitude máxima de cruzeiro de 51.000 pés. As aeronaves obtiveram a validação das agências FAA e EASA para operações de pouso em aproximação “rampada”.
O modelo tem dimensões de 30,404 m. de comprimento e altura de 7,823 m., com envergadura de 30,353 m. A cabine acabada (sem bagageiro) tem comprimento de 14,275 m. (comprimento total de 16,332 m.) e largura de 2,489 m., com volume de cabine de 2.138 pés³ (60 m³), com compartimento de bagagem com volume de 195 pés³ (5,47 m³).
O modelo tem BOW (Basic Operating Weight), ou peso básico operacional, com 4 tripulantes, de 54.000 lb. (24.516 kg). O MZFW (Maximum Zero Fuel Weight), ou peso sem combustível máximo de 60.500 lb. (27.467 kg), o peso adicional de 6.500 lb. (2.951 kg) ao BOW (ou PBO).
O MTOW (peso máximo de decolagem) é de 99.600 lb. (45.218 kg) para o G650 e de 103.600 lb. (47.034 kg) para o G650ER, uma diferença de 4.000 lb. (1.816 kg), com peso adicional ao BOW/PBO de 45.600 lb. (20.702 kg) para o G650 e de 49.600 lb. (22.518 kg) para o G650ER.
O combustível máximo é 44.200 lb. (20.066 kg, equivalente a 24.772 litros de QAv) para o G650 e de 48.200 lb. (21.882 kg, equivalente a 27.000 litros QAv) para o G650ER.
A carga-paga máxima é de 6.500 lb. (2.9151 kg) e carga-paga com abastecimento completo de 1.800 lb. (817.2 kg). O peso máximo de pouso é de 83.500 lb. (37.909 kg), uma diferença para MTOW de 16.100 lb. (7.309 kg) para o G650 e de 20.100 lb. (9.125 kg) para o G650ER. [EL]
Especificações:
https://www.gulfstream.com/en/aircraft/gulfstream-g650er/