Gulfstream G700 bate recorde de velocidade em vôo nas rotas Savannah-Georgia, no EUA, para Doha, no catar, e Doha para Paris, na França, em 01.09.21


O primeiro G700 com acabamento de linha produção da Gulfstream Aerospace estabeleceu os primeiros recordes de velocidade na ligação par de cidades do modelo de alcance ultralongo, durante vôo de sua base em Savannah, no Estado da Georgia (na costa leste do EUA), para Doha, no Catar, no Oriente Médio, e depois para Paris/Le Bourget.

A aeronave teve um desempenho “impecável” em ambas as ‘pernas’, disse o vice-presidente sênior de vendas mundiais da Gulfstream, Scott Neal, a repórteres em Le Bourget.

A aeronave de teste totalmente equipada, com interior completo – de registro de produção sn 006, com matrícula N706GD – deixou Savannah na sexta (27) para Doha, cobrindo uma distância de 6.711 MN a uma velocidade média de MACH 0,88, em total de 13 horas e 16 minutos.

A aeronave estabeleceu outro recorde de pares de cidades nesta terça (31) em viagem de Doha para Paris, voando 2.953 MN em 06 horas e 15 minutos, a uma velocidade média de MACH 0,90.

Para manter o compromisso de sustentabilidade compromissado pela Gulfstream, o G700 operou com uma mistura de combustível de aviação sustentável no vôo Savannah para Doha, enquanto a Gulfstream também comprou compensações de carbono para ambos os vôos.

O aparelho, que está sendo utilizado para os testes da nova cabine (interior) do modelo, permanecerá em Paris até sábado (04), quando decolará para regresso para Savannah (EUA).

A Gulfstream decidiu não participar de nenhum evento de aviação ou feiras comerciais mundiais durante a pandemia de Covid-19 e levou a aeronave a Doha e Paris para apresentar o jato diretamente a clientes no Oriente Médio e na Europa, disse Neal.

A entrada em serviço do G700 está prevista para o próximo ano.

Tour de demonstração traz o G700 para lançar o executivo do Qatar para clientes
A operadora Qatar Executive deu as boas-vindas ao primeiro Gulfstream G700 que aterrissou no Estado do Catar em um final de semana como parte de uma turnê de vôo de demonstração especial da fabricante da aeronave para homenagear o status da operadora do Oriente Médio como cliente de lançamento global do G700.

A provedora de fretamento executivo aéreo – Qatar Executive – tem 10 dos jatos G700 encomendados e espera receber o primeiro aparelho do novo modelo no próximo ano, após a certificação prevista pela FAA.

O jato de matrícula N706G (registro de produção sn 006) pousou no Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha, no Catar, na manhã de sábado (28), após voar direto, sem escalas, da sede da Gulfstream no Aeroporto Internacional Savannah/Hilton Head, cobrindo 6.430 MN em 13 horas e 15 minutos, de acordo com dados de vôo do AirNav RadarBox. O alcance máximo anunciado do G700 é 7.500 MN.

“Temos muito orgulho da expansão da Qatar Executive durante a pandemia, em curso. A chegada do Gulfstream G700 em Doha enfatiza nossa posição como um dos principais fornecedores de serviços para jatos executivos no Oriente Médio e em todo o mundo”, disse o CEO do Qatar Airways Group, Akbar Al Baker. “Como o cliente de lançamento global deste jato tecnologicamente avançado, esperamos receber o G700 na frota da Qatar Executive em 2022 e continuar a definir novos padrões em viagens aéreas nos próximos anos”, ainda falou Al Baker. [EL] – c/ fontes