Gulfstream G700 é certificado pela FAA, em 30.03.24


No dia 29, a Gulfstream Aerospace Corp. anunciou que recebeu a certificação Tipo pela FAA do jato executivo cabine larga ultralongo alcance G700, e que a aprovação do modelo abre caminho para as entregas aos clientes.

A certificação FAA do G700 também confirmou dois melhoramentos de desempenho, proporcionando aos clientes ainda maior flexibilidade e disponibilidade de acesso da aeroportos: uma distância de decolagem balanceada de 5.995 pés (1.827 m.) e uma distância de pouso de 3.150 pés (960 m.) – em ao nível médio do mar (SL/NMM) em condição diurna ISA – as duas distâncias sendo inferiores do que a previsão inicial.

Em setembro de 2023, a Gulfstream anunciou melhorias de desempenho do G700 para alcance, velocidade e altitude (pressurização) da cabine. O alcance da aeronave aumentou para 7.750 MN (14.353 km) à MACH 0,85 ou 6.650 MN (12.316 km) à MACH 0,90, ganhando 250 MN (463 km) – 3,3% e 3,9% – de alcance em ambas as velocidades em relação às projeções originais. A velocidade operacional máxima (MMO) do G700 aumentou de MACH 0,925 para MACH 0,935 (1,1%), tornando-o o modelo mais rápido da frota da Gulfstream. Junto com os aumentos de alcance e velocidade, a Gulfstream anunciou que a altitude da cabine do G700, já a mais baixa da aviação executiva, foi reduzida ainda mais para 2.840 pés (866 m.) em vôo a 41.000 pés (12.497 m.), proporcionando ainda mais conforto aos passageiros. A cabine do G700 também apresenta níveis de ruído silenciosos, 20 janelas panorâmicas ovais Gulfstream e ar 100% fresco e nunca recirculado.
“Concluímos com sucesso o programa de certificação mais rigoroso da história da empresa com o G700”, disse Mark Burns, presidente da Gulfstream. “Gostaria de agradecer a nossa equipe de classe mundial de profissionais de testes de vôo, certificação e engenharia, juntamente com muitos outros na Gulfstream que contribuíram para esta conquista. O G700 traz um novo nível de desempenho e conforto de cabine para a aviação executiva e faz isso ao mesmo tempo em que atende aos mais altos padrões de certificação que nossa indústria já viu”, prosseguiu Burns. “Também gostaria de estender meus agradecimentos à equipe de certificação da FAA [para o programa] G700 por seu apoio”, disse Burns. “Em nome dos mais de 20.000 funcionários da Gulfstream em todo o mundo, estou orgulhoso e entusiasmado por iniciar as entregas do G700 aos clientes”, completou Burns.

A TCDS (Type Certificate Data Sheet) – folha da dados da certificação Tipo – GVI/GVIII-G700 – Gulfstream Aerospace Corporation – TCDS n° 00015AT, data de revisão 05/05/2024:
https://drs.faa.gov/browse/excelExternalWindow/DRSDOCID187507765620240411171534.0001

TCDS (Type Certificate Data Sheet) – Gulfstream GVII/G500-G600 – Gulfstream Aerospace Corporation – TCDS n° T00021AT, de 31/08/2023:
https://drs.faa.gov/browse/excelExternalWindow/DRSDOCID140473448420231101130742.0001

Conforme a TCDS (da FAA), o G700 foi certificado com os seguintes pesos:
– peso máximo de rampa – 108.000 lb. [49.000 kg]
– peso máximo de decolagem – 107.600 lb. [48.850 kg]
– peso máximo de pouso – 8.350 lb. [37.900 kg]

A altitude máxima operacional é 51.000 pés.

A velocidade limite é VMO/MMO de 300 KCAS/0,935 MACH.

A capacidade máxima aprovada, com a cabine aprovada, é de 22 ocupantes, sendo 19 passageiros e mais até três tripulantes (sendo requerida tripulação técnica de dois pilotos).

A certificação do G700 (e futuramente do G800) envolveu a publicação de uma série de documentos CE – Condição Especial (SC – Special Condition), como emenda a partir do Certificado Tipo (TCDS) T0015AT (do Gulfstream GVI – de 07/04/2023) –
https://drs.faa.gov/browse/excelExternalWindow/DRSDOCID147942525120230410161450.0001
– entre os quais:

Doc. n° 25-846-SC – 18/01/2024 – Electronic System Security Protection From Unauthorized External Access (Sistema de proteção de segurança eletrônico a partir de acesso externo não-autorizado):
https://drs.faa.gov/browse/excelExternalWindow/FR-SCFINAL-2024-00842-0000000000.0001

Doc. n° 25-847-SC – 18/01/2024 – Electronic System Security Protection From Unauthorized External Access (Sistema de proteção de segurança eletrônico a partir de acesso externo não-autorizado):
https://drs.faa.gov/browse/excelExternalWindow/FR-SCFINAL-2024-00841-0000000000.0001

Doc. n° 25-849-SC – 25/01/2024 – Side Stick Controllers-Controllability and Maneuverability (Controladores Side-Stick: controlabilidade e manobrabilidade):
https://drs.faa.gov/browse/excelExternalWindow/FR-SCFINAL-2024-01380-0000000000.0001

Doc. n° 25-851-SC – 25/01/2024 – Installation of Therapeutic Oxygen System (Instalação de sistema de oxigênio Terapêutico):
https://drs.faa.gov/browse/excelExternalWindow/FR-SCFINAL-2024-01379-0000000000.0001

Doc. n° 25-850-SC – 30/01/2024 – Limit Pilot Forces for Side-Stick Controllers (Limite de forças introduzidas por piloto para controladores Side-Stick):
https://drs.faa.gov/browse/excelExternalWindow/FR-SCFINAL-2024-01741-0000000000.0001

Doc. n° 25-848-SC – 30/01/2024 – Installation of Large Non-Structural Glass in the Passenger Compartment (Instalação de grande vidro não-estrutural no compartimento de passageiro):
https://drs.faa.gov/browse/excelExternalWindow/FR-SCFINAL-2024-01739-0000000000.0001

Doc. n° 25-852-SC – 30/01/2024 – Operation without Normal Electrical Power (operação sem Fonte de energia elétrica normal):
https://drs.faa.gov/browse/excelExternalWindow/FR-SCFINAL-2024-01740-0000000000.0001

Doc. n° 25-855-SC – 13/02/2024 – Electronic Flight Control System: Control Surface Position Awareness (Sistema Eletrônico de Controle de vôo: Conscientização da posição da superfície de controle):
https://drs.faa.gov/browse/excelExternalWindow/FR-SCFINAL-2024-02943-0000000000.0001

Doc. n° 25-853-SC – 11/03/2024 – Flight Envelope Protection: High-Incidence Protection System / Non-Icing and Icing Conditions (Proteção de Envelope de vôo: Sistema de Proteção de Alta Incidência/Condições sem congelamento e de congelamento):
https://drs.faa.gov/browse/excelExternalWindow/FR-SCFINAL-2024-05043-0000000000.0001

Doc. n° 25-862-SC – 13/03/2024 – Dynamic Test Requirements for Single- and Multiple-Occupant Side-Facing Seats With or Without Airbag Systems (Requisitos de teste dinâmico para assentos voltados para os lados para um ou vários ocupantes, com ou sem sistemas de airbag):
https://drs.faa.gov/browse/excelExternalWindow/FR-SCFINAL-2024-05226-0000000000.0001

Doc. n° 25-858-SC – 15/03/2024 – Flight Envelope Protection: Takeoff Stall Protection (Proteção de Envelope de vôo – proteção de estol na decolagem):
https://drs.faa.gov/browse/excelExternalWindow/FR-SCFINAL-2024-05661-0000000000.0001

O G700 ganhou homologação da FAA após mais de dois anos de atrasos, em grande parte decorrentes de requisitos de certificação mais rígidos estabelecidos após os problemas de projeto e o processo de certificação falho do Boeing 737MAX.

Dados da Amstat mostram que a Gulfstream produziu 53 jatos G700, incluindo 46 aparelhos de produção para clientes, que deverão ser iniciados de entrega muito em breve.

Gulfstream G700:
https://www.gulfstream.com/en/aircraft/gulfstream-g700/

A certificação do G800 – variante encurtada do G700, deverá ocorrer até o final do ano.

A Gulfstream Aerospace Corp. é uma subsidiária integral da General Dynamics (NYSE GD).