Gulfstream G700 entre os finalistas do Collier Trophy 2024, em 13.03.25


A editora-redatora de notícias na AIN Jessica Reed postou, na plataforma online da mídia no dia 11, que a NAA – National Aeronautic Association anunciou cinco candidatos competindo pela renomada premiação Collier Trophy de 2024, incluindo o novo “jato-chefe” G700 da Gulfstream Aerospace.

Estabelecido em 1911, o prêmio histórico Collier Trophy reconhece inovações aeronáuticas ou aeroespaciais excepcionais que demonstraram impacto significativo no mundo real durante o ano anterior.

Uma gama diversificada de avanços aeroespaciais foi selecionada para finalistas na disputa 2024. O G700 foi selecionado para sua “certificação pioneira baseada em modelo, elevando o desempenho, avançando para [combustível] 100% SAF e refinando a fabricação de última geração”.

Após receber a homologação da FAA em 29 de março de 2024, o primeiro G700 registrado no EUA foi entregue cerca de um mês depois. A certificação da EASA veio em maio, e a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido certificou o modelo em agosto.

Outro finalista para o troféu Collier de 2024 é o planador Blue Condor, do Projeto Perlan, reconhecido por suas contribuições para aeronaves com emissão zero de carbono e pesquisa sobre rastros de hidrogênio, metodologias de certificação pioneiras e capacidades de combustível de aviação sustentável.

A Skyryse, por sua vez, está entre os concorrentes por seu sistema Skyryse One, que desenvolveu uma aeronave de produção totalmente em conformidade que pode facilmente executar um pairado automatizado.

A Parker Solar Probe, da NASA e do Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins, foi selecionada por criar “a primeira espaçonave a operar e fornecer ciência de dentro da coroa solar por meio de avanços revolucionários em tecnologia aeroespacial e de defesa”, de acordo com a NAA.

A nave espacial US Space Force/Boeing X-37B está completando a lista de finalistas por suas técnicas inovadoras de aerofrenagem que permitem “”operar em vários regimes orbitais”.

“Por mais de um século, o Collier Trophy tem sido a honra mais premiada na aviação”, disse Amy Spowart, presidente e CEO da NAA.

As apresentações finais ocorrerão em 20 de março em Washington, D.C., com o vencedor anunciado em 25 de março e uma apresentação formal do troféu – uma escultura de bronze de sete pés – em 12 de junho. [EL] – c/ fonte