Gulfstream G700 estabelece dois novos recordes de velocidade em vôos cruzando EUA e Atlântico para a feira Paris Air Show, em 17.06.25

No dia 16, a Gulfstream Aerospace Corp. anunciou que o jato cabine larga de ultralongo alcance G700 estabeleceu dois novos recordes de velocidade interportos voando para a missão do Salão Aeronáutico Internacional de Paris (Paris Air Show), no aeroporto Paris/Le Bourget, de 16 a 22 de junho.
O G700 estará em exibição juntamente com o G600 no Salão Aeronáutico Internacional de Paris, de 16 a 19 de junho.
No dia 13, a aeronave-demonstradora voou, no EUA, de Teterboro, em Nova Jersey, para San Francisco, na Califórnia, percorrendo 2.207 MN (4.208 km) em 4 horas e 57 minutos a uma velocidade média de MACH 0,91. Na sequência, voou de San Francisco para Paris (França/Europa), direto, percorrendo 4.947 MN (9.162 km) em 9 horas e 26 minutos a uma velocidade média de MACH 0,91.
O G700 realizou os vôos recordes com combustível de aviação sustentável (SAF) e receberá a acreditação Sustainable Wings (“Asas Sustentáveis”) da NAA – National Aeronautic Association (Associação Nacional de Aeronáutica) para cada vôo.
“O reconhecimento de nossos parceiros na NAA e esses vôos recordes demonstram ainda mais o compromisso da Gulfstream com a sustentabilidade, líder do setor”, disse Mark Burns, presidente da Gulfstream. “Estamos entusiasmados com o retorno do G700 e do nosso premiado Gulfstream G600 ao Salão Aeronáutico Internacional de Paris neste ano e ansiosos para apresentar a combinação atraente de tecnologia avançada, desempenho e conforto, à medida que a demanda por nossas aeronaves de próxima geração continua aumentando na Europa”, completou Burns.
Scott Evans, diretor de operações de demonstração e vôos corporativos da Gulfstream, observou para a mídia AIN que o jato bimotor não estava nem perto de ultrapassar o limite de alcance de 7.500 MN da aeronave no trecho da Califórnia à França. “Poderíamos facilmente ter chegado a Dubai a partir de São Francisco”, disse Evsans, para emendar: “O G700 torna o mundo um lugar menor, e a baixa altitude da cabine [pressurização] – 3.000 pés a 4.000 pés [914 m. a 1.213 m.] – significa que os passageiros chegaram revigorados e relaxados”.
Embora a NAA permita que rotas ponto a ponto em altitude sejam contabilizadas como vôos recordes, Evans explicou que as tentativas da Gulfstream se baseiam em operações normais, ou seja, da decolagem ao pouso. Além disso, a Gulfstream realiza vôos de registro de recorde de velocidade com aeronaves transportando utilização típica dos clientes de carga-paga e carga por combustível.
Com uma velocidade operacional máxima de MACH 0,935 e velocidade de cruzeiro High-Speed Cruise de MACH 0,90, o G700 de ultralongo alcance já possui mais de 80 recordes de velocidade em vôos diretos.
O G700 tem alcance máximo de 7.500 MN, à velocidade de longo curso (Long-Range Cruise Speed) MACH 0,80 e alcance de 6.500 à velocidade de cruzeiro (High-Speed Cruise) de MACH 0,90.
O desempenho do G700 pode ser atribuído à combinação dos motores Rolls-Royce Pearl 700, à asa aerodinâmica avançada com winglet com envergadura de 31,39 m. (103 pés), de alta velocidade, projetada pela Gulfstream e introduzida na aeronave.
O G700 também é equipado com o premiado Sistema de Desempenho de Pouso Preditivo (Predictive Landing Performance System) e HUD duplo com o novo Sistema de Visão Combinada (CVS) da Gulfstream, que une o Sistema de Visão de Vôo Aprimorado (EFVS – Enhanced Flight Vision System) e o Sistema de Visão Sintética (SVS – Synthetic Vision System) em uma única imagem, aumentando a consciência situacional dos pilotos e o acesso a mais aeroportos. [EL]