Gulfstream G800 faz estréia em operação continental ao voar para a EBACE 2023, em 27.05.23


O jato de alcance ultralongo G800 da Gulfstream fez sua estréia em viagem continental nesta semana, na missão de sua exibição na feira de aviação executiva européia EBACE 2023, na Suíça.

O novo modelo fica em exibição estática no espaço da fabricante, que ainda tem todas as aeronaves da atual linha de produção: o supermédio G280 supermédio e os cabine larga G500, G600, G650ER e G700.

O primeiro protótipo de vôo G800 voou para Genebra (para a EBACE) a partir da sede da Gulfstream em Savannah, na Geórgia (EUA), abastecido por combustível da mistura de QAv (JET-A) com SAF proveniente do suprimento exclusivo da fabricante.

Até o momento, todos os vôos de teste do G800 de Savannah voaram com uma mistura SAF, divulga a Gulfstream.

Anunciado na feira de aviação executiva americana NBAA-BACE 2021, a aparição do novo jato bimotor da Gulfstream em Genebra (na EBACE) ressalta o rápido avanço do programa.

“Ao voar com a aeronave de teste G800 para a EBACE 2023, estamos demonstrando a maturidade do programa”, disse o presidente da Gulfstream, Mark Burns. A aeronave “apresenta uma combinação atraente de aerodinâmica de alta velocidade e motores com baixo consumo de combustível para diminuir as emissões e economizar tempo de vôo para nossos clientes”, destacou Burns.

Prometendo ser o jato executivo de maior alcance do mundo quando certificado, o G800 foi projetado para maior eficiência de combustível, podendo voar 8.000 MN à velocidade MACH 0,85 ou 7.000 MN à MACH 0,90.

Equipado com motores Rolls-Royce Pearl 700, originalmente desenvolvidos para o G700, o G800 combina a fuselagem do G650 com as novas asas e winglets projetadas pela Gulfstream. O cockpit é dotado da plataforma de vôo Symmetry, da Gulfstream, com sidesticks de controle ativo – o que a fabricante americana define de “o uso mais extensivo da tecnologia de tela sensível ao toque no setor”.

A plataforma de vôo Symmetry também equipa os modelos G500, G600 e o G700, e também equipará o próximo modelo G400, simplificando as transições de pilotos pelos modelos da nova geração de jato Gulfstream.

A cabine do G800 pode ser configurada com até quatro áreas de estar, com assentos para até 19 passageiros, com espaço de dormitório para até 10 passageiros. Os passageiros desfrutarão da menor altitude de cabine do setor, de acordo com a Gulfstream, e um sistema de purificação de ar por ionização de plasma que fornece ar 100% fresco e não recirculado. [EL] – c/ fonte