Gulfstream inicia entregas a clientes do G700 – e as duas primeiras aeronaves entram em serviço, em 25.04.24


Em nota no dia 23 no seu site, a Gulfstream Aerospace Corp. anunciou nesse dia o início das entregas aos clientes do novo jato cabine larga ultralongo alcance Gulfstream G700. As duas primeiras aeronaves G700 foram entregues e agora estão em serviço com os clientes-operadores.

Os clientes não tiveram identificação revelada. O modelo G700 tem preço de US$ 75 milhões.

“Iniciar as entregas do G700 aos clientes menos de um mês após obter a certificação Tipo da FAA [em 29/03/2024, seguida da aprovação de produção e cabine em 08/04/2024] define um marco incrível na história da Gulfstream de elevar o nível do setor de aviação executiva”, disse Mark Burns, presidente da Gulfstream. “Agradecemos a confiança que nossos clientes demonstraram em nossas aeronaves e esperamos continuar essas entregas nas próximas semanas”, prosseguiu Burns. “Estamos entusiasmados com a possibilidade de nossos clientes experimentarem o incomparável G700 à medida que continuamos a entregar esta aeronave excepcional em todo o mundo”, disse Burns.

A Gulfstream esperava obter a certificação até o final do ano passado e planejara a entrega de até 15 antes do final do ano 2023, mas um prolongado processo de aprovação, adentrando em 2024,  transferiu o início das entregas para este ano. Como resultado, a Gulfstream prevê um aumento de 44% nas entregas neste ano para 160 jatos, incluindo 50 a 52 jatos G700, e menos jatos G28, por efeito do conflito em Israel, pela faixa de Gaza (o modelo supermédio G280 é fabricado para a Gulfstream pela IAI, em Tel Aviv).

Enquanto isso, a FSI – FlightSafety International possui dois simuladores de nível D e três dispositivos de treinamento de vôo para o G700 on-line em seu centro de treinamento em Savannah (Georgia/EUA), com mais dois simuladores G700 em fabricação. A EASA e a CAA-UK (Inglaterra) conduziram as suas avaliações finais destes dispositivos há duas semanas. O treinamento de pilotos do G700 começou em 21 de março, de acordo com a FlightSafety. [EL]