Gulfstream marca presença na feira de aviação Catarina Aviation Show, no Brasil, com os modelos G280, G600 e o G700, em 13.06.24


Numa nota no dia 05, a Gulfstream Aerospace Corp. anunciou que o recém ingresso no mercado (entrada em serviço) jato cabine ultralarga de ultralongo alcance Gulfstream G700 estréia na feira de aviação Catarina Aviation Show, em São Roque, na região de Sorocaba, no estado de SP (Brasil), entre os dias 13 e 15 de junho.

O G700 e mais os jatos cabine larga G600 e supermédio Gulfstream G280 são exibidos (exposição estática) no Aeroporto Executivo São Paulo Catarina (SBJH), que sedia o evento.

“A Gulfstream continua apoiando e investindo no crescente mercado da América Latina”, disse Scott Neal, vice-presidente sênior de vendas mundiais da Gulfstream. “Desde que entrou em serviço, o G700 continuou a demonstrar seu desempenho incomparável e estamos entusiasmados em mostrar suas extensas capacidades, juntamente com o G600 e o G280, para as operadoras da região”, completou Neal.

A nota da fabricante apresenta o G700 como modelo de cabine mais espaçosa da aviação executiva e que oferece melhor desempenho do que o prospecto original do projeto, incluindo um alcance máximo de 7.750 MN (14.353 km) à MACH 0,85 ou um alcance de 6.650 MN (12.316 km) à MACH 0,90, e uma velocidade (MACH) operacional máxima (MMO) de M0,935, tornando-o o mais rápido do portfólio de aeronaves executivas da Gulfstream. O G700 pode conectar São Paulo a Seattle (EUA) a MACH 0,90.

Pela nota, o G600 possui um interior premiado e combina eficiência de combustível líder de classe com capacidades de desempenho incomparáveis, voando 6.600 MN (12.223 km) à MACH 0,85 ou 5.600 MN (10.371 km) à MACH 0,90. O G600 pode conectar Londres (Inglaterra) a São Paulo à MACH 0,90. Recentemente, o G600 foi certificado para operações de aproximação “rampada – rampa acentuada (steep-approach) pela FAA, abrindo acesso a alguns dos aeroportos mais desafiadores do mundo.

Pela nota, o G280 também é aproximação “rampada – rampa acentuada (steep-approach) e recebeu melhorias recentes que aumentam o conforto e a segurança, incluindo uma altitude de cabine mais baixa e novos luzes externas de LED. Com seu excepcional desempenho de cruzeiro de longo alcance e alta velocidade, a aeronave pode voar 3.600 MN (6.667 km) à MACH 0,80 ou 3.000 MN (5.556 km) à MACH 0,84, tendo capacidade para conectar São Paulo a Bogotá (Colômbia) à MACH 0,84.

Todas as três aeronaves oferecem o conforto excepcional da plataforma Gulfstream Cabin Experience com ar 100% fresco, níveis de som silenciosos, luz natural abundante e baixa altitude de cabine. O G700 e o G600 apresentam a plataforma de vôo Gulfstream Symmetry Flight Deck com os primeiros sidesticks de controle ativo do setor, display HUD duplo, uma rede de concentração de dados e o uso mais amplo de tecnologia de tela sensível ao toque na aviação executiva.

A nota traz um arquivo com dados técnicos dos três modelos voltado para operadores da região latino-americana:
https://d36vpv0zv8va20.cloudfront.net/documents/Catarina-Aviation-Show-Fact-Sheet-2024.20240610.pdf

A “carta” informa que mais de 235 aeronaves são baseadas na América Latina, com um crescimento superior a 35% na última década.

A Gulfstream divulga quanto aos modelos de nova geração que:
– o G700 entrou em serviço em abril de 2024, após homologação da FAA d Tipo m março de 2024 e de produção e de Tipo Suplementar de interior em abril de 2024;
G800 – o programa de testes de vôo está progredindo em direção à certificação; e,
G400 – entregue para o programa de testes de vôo.

A fabricante destaca as seguintes características e capacidades dos modelos (em produção) do seu portfólio:

1 – G280

  • mais de 270 aeronaves G280 em operação.
  • mais de 85 recordes de velocidade entre cidades.
  • São Paulo a Bogotá (Colômbia), à MACH 0,84 – alcance teórico pelas regras (reserva) NBAA IFR, com 6 ocupantes (com 4 passageiros e 2 tripulantes), com alcance real afetado por rotas definidas pelo controle de tráfego aéreo, velocidade operacional, condições meteorológicas, equipamentos opcionais e outros fatores.

2 – G400

  • São Paulo a Miami (Flórida/EUA) à MACH 0,88 – alcance teórico pelas regras (reserva) NBAA IFR, com 11 ocupantes (com 8 passageiros e 3 tripulantes), com alcance real afetado por rotas definidas pelo controle de tráfego aéreo, velocidade operacional, condições meteorológicas, equipamentos opcionais e outros fatores.

3 – G500

  • mais de 125 aeronaves G500 em operação.
  • mais de 55 recordes de velocidade entre cidades.
  • São Paulo a Nova York (EUA) à MACH 0,90 – alcance teórico pelas regras (reserva) NBAA IFR, com 11 ocupantes (com 8 passageiros e 3 tripulantes), com alcance real afetado por rotas definidas pelo controle de tráfego aéreo, velocidade operacional, condições meteorológicas, equipamentos opcionais e outros fatores.

4 – G600

  • mais de 135 aeronaves G600 em operação
  • mais de 35 recordes de velocidade entre cidades
  • São Paulo a Londres (Inglaterra) à MACH 0,90 – alcance teórico pelas regras (reserva) NBAA IFR, com 12 ocupantes (com 8 passageiros e 4 tripulantes), com alcance real afetado por rotas definidas pelo controle de tráfego aéreo, velocidade operacional, condições meteorológicas, equipamentos opcionais e outros fatores.

5 – G650 e G650ER

  • mais de 560 aeronaves G650 e G650ER em operação.
  • mais de 125 recordes de velocidade entre cidades.
  • G650ER: São Paulo a Istambul (Turquia) à MACH 0,90 – alcance teórico pelas regras (reserva) NBAA IFR, com 12 ocupantes (com 8 passageiros e 4 tripulantes), com alcance real afetado por rotas definidas pelo controle de tráfego aéreo, velocidade operacional, condições meteorológicas, equipamentos opcionais e outros fatores.

6 – G700

  • mais de 50 recordes de velocidade entre cidades.
  • São Paulo a Seattle (EUA) à MACH 0,90 – alcance teórico pelas regras (reserva) NBAA IFR, com 12 ocupantes (com 8 passageiros e 4 tripulantes), com alcance real afetado por rotas definidas pelo controle de tráfego aéreo, velocidade operacional, condições meteorológicas, equipamentos opcionais e outros fatores.

7 – Gulfstream G800

  • São Paulo a Dubai (emirados Árabes Unidos) à MACH 0,90 – alcance teórico pelas regras (reserva) NBAA IFR, com 12 ocupantes (com 8 passageiros e 4 tripulantes), com alcance real afetado por rotas definidas pelo controle de tráfego aéreo, velocidade operacional, condições meteorológicas, equipamentos opcionais e outros fatores.

O editor da mídia AIN online Chad Trautvetter escreveu um post, no dia 11, divulgando a participação da Gulfstream no Catarina Aviation Show, onde o G700 faz estréia após recente certificação e entrada em serviço.

Trautvetter escreveu que a Gulfstream escolheu o evento de três dias Catarina Aviation em vez da tradicional feira da aviação executiva latinoamericana LABACE, cuja edição 2024 acontecerá em agosto no Aeroporto de  Congonhas (SBSP), na capital São Paulo, conforme declarou a fabricante para a AIN confirmando que não participará e exibirá modelos nessa já tradicional feira.

Segundo Neal, a frota da Gulfstream na América Latina cresceu mais de 35% nos últimos 10 anos. “A linha de produtos da Gulfstream – do G280 ao G400, G500, G600, G650ER, G700 e G800 – oferece uma combinação atraente de tamanho e alcance para atender a uma ampla variedade de necessidades dos operadores, estejam voando domesticamente ou fazendo viagens ao redor do mundo”, Neal emendou. “O G650 e o G650ER são populares na região desde que o G650 foi lançado em 2008, e estamos vendo grande interesse no G500, G600, G700 e G800 [lá]”, completou Neal, numa declaração para a AIN. [EL]