Gulfstream na expectativa pela certificação do G800 até meados do ano, com o programa G400 também progredindo bem, em 02.02.25
A editora da revista mensal AIN Kerry Lynch, em postagem na plataforma on line no dia 29, repercutiu que a Gulfstream Aerospace continua esperançosa em obter a certificação do jato que se tornará a aeronave de maior alcance em sua frota, o G800, até meados do ano, de acordo com Phebe Novakovic, presidente e CEO da General Dynamics, matriz da fabricante de Savannah, na Georgia.
Ao divulgar os resultados do final do ano de 2024 na manhã do dia 29, Novakovic disse aos analistas de mercado: “Esperamos a certificação 800 em algum momento do primeiro semestre”. Isso mantém o programa amplamente alinhado com estimativas anteriores de que o G800 seguiria a certificação G700 em cerca de um ano. O G700 obteve aprovação no final de março de 2024. Observando a semelhança de composição com o G700, maior, Novakovic acrescentou: “Nós trabalhamos para superar os problemas mais significativos que tivemos no 700 … então achamos que o aprendizado que obtivemos no 700 será muito vantajoso no 800”.
O G800, de alcance de 8.000 MN que pode atingir velocidades de até MACH 0,925, compartilha asa, cauda, seção transversal da fuselagem, cabine de comando e motor turbofan Rolls-Royce Pearl 700 com o G700.
Diferentemente do ambicioso cronograma original para entregas do G700, Novakovic observou que a Gulfstream espera entregar menos jatos G800 neste ano do que havia planejado para a “aeronave irmã”. Na verdade, as entregas do G800, combinadas com o predecessor G650, devem ser próximas às deste ano “mais ou menos alguns aviões”.
No final do ano passado, a Gulfstream começou a voar a aeronave de teste G800 dedicada aos testes de interior de cabine, e o presidente Mark Burns afirmou na época que o programa “está fazendo um grande progresso”.
Enquanto isso, a Gulfstream está progredindo no jato menor G400, que fez seu primeiro vôo em agosto. Capaz de voar a 4.200 MN a MACH 0,85, o G400 apresenta o design de asa e winglet do G500 e G600, junto com a plataforma de vôo Symmetry.
Novakovic disse que a Gulfstream não está planejando nenhuma entrega de G400 em sua orientação para 2025 e foi menos clara sobre o cronograma de certificação. “O 400 virá obviamente depois do 800”, disse Novakovic, acrescentando: “Quando estamos obtendo a certificação, isso está além do nosso controle. Mas ambos os programas estão indo muito bem”. [EL] – c/ fonte