Gulfstream obtém certificação Tipo do G800 da FAA e EASA, em 17.04.25


No dia 16, a Gulfstream Aerospace Corp. anunciou a certificação Tipo das agências FAA e EASA do jato cabine larga G800, observando que a homologação foi feita com capacidades de desempenho ainda superiores do que o previsto originalmente.
As certificações confirmam o desempenho aprimorado da aeronave.  O G800 tem um alcance de 8.200 MN (15.186 km) à velocidade de cruzeiro de longo alcance de MACH 0,85, um aumento de 200 MN /370 km (2,5%) em relação às projeções originais. O G800 também pode voar 7.000 MN (12.964 km) em sua velocidade de cruzeiro de alta velocidade de MACH 0,90 ou 8.000 MN (14.816 km) à velocidade de cruzeiro MACH 0,87. A velocidade máxima de operação (MMO) da aeronave aumentou de M0,925 para M0,935 (1,1%). Além disso, o G800 foi certificado com uma distância de decolagem em pista balanceada 1.771 m. (de 5.812 pés) e uma distância de pouso de 946 m. (3.105 pés) – em dia, padrão ISA, nível do mar), ambas mais curtas do que o anunciado inicialmente, dando aos clientes acesso a mais aeroportos.

O alcance máximo de 8.200 MN (15.186 km) corresponde à regra de reserva NBAA IFR à velocidade (Cruzeiro de longo alcance) de MACH 0,85, com POB 12 – 8 passageiros e 4 tripulantes.

As capacidades de velocidade certificadas são MMO (Maximum MACH Operating) de M0,935, cruzeiro de alta velocidade (High-Speed Cruise) de M0,90 e Cruzeiro de longo alcance (Long-Range Cruise) de M0,85.

O G800 tem capacidade de subida inicial para 41.000 pés, tendo altitude de cruzeiro máxima de 51.000 pés.

Os pesos são:
– BO (Basic Operating) – incluindo 4 tripulantes = 54.300 lb. (24.630 kg)
– MTOW = 105.600 lb. (47.899 kg)
– MLW = 83.500 lb. [=MTOW – 22.100 lb.] (37.875 kg)
– MZFW = 60.500 lb. [=MTOW – 45.100 lb. ou =BO + 6.200 lb.] (27.442 kg)
– carga-paga máxima (Maximum Payload) = 6.200 lb. (2.812 kg)
– carga-paga máxima (Maximum Payload) com abastecimento completo = 2.300 lb. (1.043 kg)
– combustível máximo = 49.400 lb. (22.407 kg)

As dimensões são:
– comprimento = 30,404 m. (99 pés e 9 pol.)
– altura = 7,772 m. (25 pés e 6 pol.)
– envergadura (asa) = 31,394 m. (103 pés)
– comprimento cabine = 16,332 m. (53 pés e 7 pol.)
– comprimento cabine (sem bagageiro) = 14,275 m. (46 pés e 10 pol.)
– largura da cabine = 2,489 m. (8 pés e 2 pol.)
– largura da cabine (acabada) = 1,905 m. (6 pés e 3 pol.)
– volume da cabine = 60 m³ ou 2.138 pés³
– volume do compartimento de bagagem = 5,493 m³ ou 195 pés³

A aviônica é a plataforma Gulfstream Symmetry Flight Deck. 

O alcance ultralongo, o desempenho em alta velocidade e a maior eficiência de combustível do G800 podem ser atribuídos à combinação dos motores Rolls-Royce Pearl 700 (de empuxo na decolagem de 18.250 lbf.) e à asa com winglet de refinamento aerodinâmico de projeto da Gulfstream.

O G800 oferece conforto de cabine incomparável, incluindo a menor altitude de cabine do setor, 2.840 pés  (866 m.) voando a 41.000 pés (12.497 m.), como o Gulfstream G700, 100% de ar fresco, um sistema de purificação de ar por ionização de plasma e 16 (2 x 8) janelas ovais panorâmicas padrão Gulfstream. O interior silencioso pode ser configurado com até [i] quatro salas de estar ou [ii] três salas de estar e um compartimento dedicado para a tripulação. A capacidade (pax.) é de até 19 assentos (até 10 camas).

G800:
https://www.gulfstream.com/en/aircraft/gulfstream-g800/

“Com a certificação do G800, a Gulfstream superou novamente as expectativas graças à expertise e ao rigor de nossas equipes de testes de vôo, certificação e fabricação”, disse Mark Burns, presidente da Gulfstream. “O G800 marca a mais recente evolução da aviação executiva, à medida que continuamos a produzir a frota de próxima geração e a trazer ao mercado desempenho e eficiência líderes do setor. Com os aprimoramentos de capacidade que alcançamos, os clientes da Gulfstream se beneficiarão enormemente da maior flexibilidade e alcance que o G800 oferece”, prosseguiu Burns.

“A equipe da Gulfstream nunca deixa de testar os limites do que é possível, garantindo os mais altos padrões de segurança, qualidade e compromisso com o cliente pelos quais somos conhecidos”, disse Burns. “Estamos nos preparando para essa conquista e estamos prontos para uma entrada em serviço tranquila do G800 com o início das entregas aos clientes no EUA e na Europa”, promoveu Burns. [EL]