Gulfstream promove o G400 na EBACE 2022, em 06.06.22


Marcando presença na feira de aviação executiva européia EBACE no mês passado, a Gulfstream Aerospace promoveu e deu destaque ao seu novo jato executivo G400, mostrando renderizações internas e outros detalhes do novo modelo.

Apresentado em outubro de 2021, o G400 é “a primeira nova entrante na classe de cabine larga em mais de uma década”, de acordo com a fabricante americana, em referência a G400 ser um modelo na base do segmento de cabine larga. Revelado durante um evento (transmitido ao vivo da sede da Gulfstream, em Savannah, na Georgia) junto com o G800, o G400 é o menor membro da Família, abaixo dos modelos G500 e G600 apresentados inicialmente, que já entraram em serviço. Basicamente, o G400 preenche um nicho na linha Gulfstream como uma aeronave um pouco maior do que o G280 (modelo da categoria supermédio).

Com uma pressurização com altitude de cabine baixa, de 3.255 pés no FL400, a espaçosa cabine do G400 tem capacidade para até 12 passageiros oferecendo até 2,5 áreas de estar.

“Este é um projeto totalmente novo e limpo”, disse Vicki Britt, vice-presidente sênior de inovação, engenharia e vôo da Gulfstream, para a mídia AIN, durante a programação da ABACE 2022.

Vicki notou vários recursos que o G400 compartilha com os membros maiores, incluindo seção transversal da fuselagem (6 pés e 2 polegadas/1,88 m. de altura e 7 pés e 7 polegadas/2,31 m. de largura), a asa de alta velocidade e o winglet; motores da série PW800GA, da Pratt & Whitney Canada, a plataforma de vôo Gulfstream Symmetry Flight Deck com controle de comandos de vôo Fly-by-wire e detalhes e recursos internos da “experiência da cabine Gulfstream”.

Enquanto o G500 e o G600 são sucessores do G450 e G550, respectivamente, o G400 preenche um nicho na linha Gulfstream como uma aeronave um pouco maior do que o G280 (modelo da categoria supermédio).

“Concebido e projetado com informações diretas do cliente”, o jato bimotor oferece o que a Gulfstream chama de “desempenho de longo alcance e alta velocidade; conforto da cabine; e eficiência ambiental incomparáveis ​​em sua classe”.

O desempenho vem principalmente do aproveitamento e compartilhamento do novo do novo design de asa e winglet com a motorização PW812GA. Este conjunto dará G400 um alcance previsto de 4.200 MN voando à velocidade de MACH 0,85, ou 3.950 MN em cruzeiro de alta velocidade de MACH 0,88 (‘trocando’ +5,95% de distância por -3,53% de velocidade).

O G400 terá capacidade de subir diretamente para 41.000 pés e compartilhará o Teto de serviço de 51.000 pés com modelos Gulfstream maiores; também terá capacidade de aproximação “rampada” (steep approach) para operar em aeroportos que exigem tal desempenho. O G400 também promete um ganho de 30% em eficiência de combustível em relação ao G450, proporcionando uma “pegada” ambiental mais leve, ao mesmo tempo em que oferece o que a Gulfstream afirma ser a maior cabine de sua classe.

Três configurações de cabine oferecerão opções de assentos para até 12 passageiros em até 2,5 áreas de estar. Muitos elementos da cabine – de mesas e divãs a interruptores e porta-copos – são comuns à Família G400/500/600. Amplo espaço de armazenamento também será fornecido por toda parte, divulga a fabricante.

Completo com um forno de convecção e espaço de armazenamento refrigerado, a galley do G400 será semelhante aos membros maiores, assim como o lavatório. A atmosfera da cabine é 100% purificada, o que significa que não há ar recirculado ou refiltrado – o ar da cabine será totalmente renovado a cada dois minutos e passará por um sistema de filtragem ionizante a plasma, neutralizando 99,9% das bactérias, esporos e odores transportados pelo ar. Além disso, o G400 apresenta a altitude de cabine mais baixa de sua classe a 3.255 pés no FL400 – a mesmo que o G500 e o G600.

A suíte de aviônicos Symmetry – que é comum no G500/600 e G700/800 – contém 10 telas sensíveis ao toque, incorporando menus intuitivos de “fase de vôo” que colocam informações onde e quando são necessárias. O sistema de controle de vôo Fly-by-wire conta com unidade de comando de sidestick ativos interconectados eletronicamente.

Um sistema de visão combinado em HUD (Head-Up Display) – ou seja, sistemas de visão aprimorados e sintéticos que incorporam terreno e gráficos 3D – no posto do Comandante é padrão. Também são item padrão o radar meteorológico 3D e o novo sistema de desempenho preditivo de pouso (PLPS – Predictive Landing Performance System), da Gulfstream, que exibe na tela de informação de vôo primária (PFD) continuamente o ponto de pouso projetado da aeronave em sua configuração atual durante a aproximação final, fornecendo aos pilotos avisos avançados de possível excursão de pista. O PLPS também inclui uma notificação de advertência.

Atrás do painel, uma rede de concentração de dados (DCN – Data Concentration Network) serve como o “centro nervoso” do G400, roteando dados entre os sistemas da aeronave que precisam ser mantidos em looping e fornecendo um caminho à prova de futuro para atualizações de sistema orientadas por firmware. O DCN também pode “hospedar” funções programáveis, para que aplicativos e outros recursos possam ser adicionados ao sistema.

De acordo com a Gulfstream, a produção de peças do G400 para a aeronaves da linha seriada começou e a certificação do motor PW812GA – o próximo marco do projeto – é esperada para o segundo semestre deste ano, bem antes da entrada em serviço programada da aeronave em 2025.

O cronograma de desenvolvimento rápido é possível graças aos laboratórios de testes da Gulfstream e à maquete representativa em escala real do gênero Iron Bird, que, segundo Britt, permite validação de software, avaliação de controle de voo Fly-by-wire e simulação de manobras de vôo arriscadas antes que um avião real seja construído.

“No momento em que essas aeronaves chegam aos testes de vôo, passamos milhares de horas com elas em nossas instalações de testes de laboratório”, disse Vicki Britt, vice-presidente sênior de inovação, engenharia e vôo da Gulfstream.

No evento de lançamento de outubro, a Gulfstream também revelou um novo showroom em sua sede em Savannah, na Georgia, onde os clientes podem selecionar materiais, designs e outras opções para seus interiores personalizados. Um dos pontos focais da nova instalação é uma maquete em escala real de um G400, uma aeronave que um representante da fabricante descreveu como de “interesse muito forte”. [EL] – c/ fontes