H3 Dynamics é selecionada pelo programa de pesquisa HyPoTraDe, na iniciativa Clean Aviation, da União Européia, para fornecer célula de combustível em powertrain de propulsão elétrica distribuída (DEP) com célula de combustível modular-bateria híbrida-elétrica de 50 kW expansível para Classe MW, em 10.09.24
No dia 27 de agosto, a H3 Dynamics, desenvolvedora focada em células de combustível-fonte de energia sediada em Toulouse, na França, divulgou que foi selecionada pelo programa de pesquisa HyPoTraDe (Hydrogen fuel cell electric Powertrain Demonstration – Demonstração do trem de força elétrico com célula de combustível de hidrogênio) dentro da iniciativa-política fundeada pela União Européia Clean Aviation para fornecer sua nova classe de sistemas de células de combustível para aviação.
O projeto HyPoTraDe visa projeto, montagem/instalação e teste em solo de um conjunto de uma arquitetura de powertrain (trem de força) de propulsão elétrica distribuída (DEP – Distributed Electric Propulsion) com célula de combustível modular-bateria híbrida-elétrica de potência de 50 kW que possa ser expandida em classe de potência MW (megawatt).
Os dados do programa HyPoTraDe serão usados para projetar e integrar motores elétricos a hidrogênio para propulsão em aeronaves leves da categoria da regulamentação de aeronavegabilidade da EASA CS-23 com menos de 19 assentos, incluindo passageiros. O programa explorará novas maneiras de usar o calor residual da célula de combustível para aumentar a eficiência do sistema completo, bem como testar o trem de força em condições relevantes de vôo, simulando altitude de vôo de 15.000 a 25.000 pés.
Os planos prevêem que os testes de solo comecem em 2026, para resultar testes de vôo em 2030.
Durante o projeto HyPoTrade, um bimotor digital também será criado e validado através de dados coletados durante os testes de trem de força, para facilitar uma previsão precisa do desempenho de futuros grupos motopropulsores em escala. Assim, ajudando a cumprir as metas ambiciosas do Programa “Aviação Limpa” para a entrada em serviço de aeronaves regionais e de curto alcance movidas a hidrogênio em 2035.
Financiado pela iniciativa Clean Aviation (“Aviação Limpa”) da comunidade da União Européia, o programa HyPoTraDe está sob responsabilidade de um consórcio liderado pela fabricante de aeronaves eslovena Pipistre (empresa da Textron Inc, subsidiária da Textron eAviation, com liderança na aviação elétrica), em parceria com a Honeywell International, o centro de pesquisa aeroespacial holandês Dutch Aerospace Centre (NLR), a Fraunhofer Society (organização alemã de pesquisa com 72 institutos espalhados por toda a Alemanha, cada um deles tendo seu foco em um campo diferente da ciência aplicada) bem como as Universidades de Stuttgart (Alemanha) e de Tecnologia de Delft (Holanda).
Tendo anunciado sua colaboração com a Airbus em um sistema de energia elétrica a hidrogênio de 0,5 MW e sua parceria com a LYTE Aviation em um VTOL (aeronave de decolagem e pouso na vertical) elétrico a hidrogênio para 40 passageiros (LA-44 Skybus), a H3 Dynamics está agora apoiando o consórcio HyPoTraDe financiado pela UE, fornecendo sua experiência em células de combustível de aviação e orientando o comissionamento e testes.
Alguns dos membros do consórcio que participam do programa HyPoTraDe têm experiência anterior com o desempenho das soluções avançadas de células de combustível da H3 Dynamics.
A Universidade de Tecnologia de Delft estabeleceu um novo recorde mundial do Guiness com células de combustível de nível aeroespacial da H3 Dynamics para atingir 2.499 km com apenas 0,95 kg de hidrogênio – um primeiro lugar nas finais da competição Shell Ecomarathon (Ecomaratona Shell) em 2023. A H3 Dynamics também é fornecedora do programa de aeronaves por hidrogênio líquido AeroDelft, da Universidade de Tecnologia de Delft, que projetou seu primeiro trem de força elétrico a hidrogênio líquido em uma versão reduzida de aeronave a hidrogênio.
A H3 Dynamics já desenvolveu células de combustível para unidades de potência auxiliares (APU) para o jato do transporte comercial fuselagem larga Airbus A330.
Hoje, a H3 Dynamics fornece uma linha completa de soluções avançadas de hidrogênio em toda a cadeia de valor da aviação, desde energia de propulsão de aeronaves até soluções de equipamentos de solo para aeroportos. Para complementar os casos de uso downstream (geração e distribuição de energia) da aviação de hidrogênio, a H3 Dynamics também está lançando agora uma nova geração de módulos de produção de hidrogênio de baixo custo para aeroportos. Esses mesmos módulos endereçarão também a produção de combustíveis de aviação sustentáveis.
A H3 Dynamics tem-se concentrado em melhorar as suas capacidades de entrega a partir de Toulouse (França), Austin (EUA) e Cingapura, com planos para acelerar uma linha de produção dedicada para soluções de alto desempenho para o setor da aviação global na Europa bem como no Médio Oriente. [EL]