Hartzell Engine Tech obtém da FAA aprovação PMA de magnetos PowerUP para motores Lycoming e Continental 4 e 6 cilindros e entrega a fabricante de motor protótipo de válvulas de alívio/controle de (com)pressão (wastegate) eletrônica para motorização com FADEC, em 01.12.25
No dia 19 de março, a Hartzell Engine Tech divulgou que recebeu da FAA a aprovação para fabricação de peças (PMA – Part Manufacturer Approval) para seus magnetos PowerUP S-1200, como substitutos diretos para unidades Bendix S-20 e S-200 de motores 4 e 6 cilindros.
O PowerUp S-1200 é um substituto direto para aeronaves de aviação geral e oferece desempenho superior em grandes altitudes, acima de 30.000 pés, sem a necessidade de pressurização. É reconhecido pelo desempenho comprovado em aplicações de alta potência e competição, além de ser resistente a arcos elétricos em altitude.
Esses magnetos PowerUP são aprovados pela FAA para uso em motores das marcas Lycoming e Continental, incluindo aplicações em aeronaves de asa fixa Cirrus SR-22 e SR-22T bem como em helicópteros Robinson R22 e R44.
Os magnetos de substituição direta PowerUP, recém-aprovados, oferecem a pilotos e operadores de aeronaves uma alternativa de alta qualidade que não está sujeita a Boletins de Serviço ou Diretrizes de Aeronavegabilidade de outros fabricantes. Com confiabilidade comprovada, esses magnetos incorporam melhorias de desempenho importantes, incluindo:
– conjuntos de contato com mola principal de aço inoxidável e contatos alinhados com precisão;
– parafusos de cabeça arredondada (drive screws) Torx em locais estratégicos, incluindo parafusos de fixação do chicote elétrico que não precisam ser soltos durante o transporte;
– plugues (plugs) de sincronização e ventilação com encaixe sextavado (hex-and-slot) para facilitar a manutenção; e,
– tampas (capas) para platinado (billet breaker) duráveis, garantindo maior vida útil.
Os magnetos incorporam melhorias em componentes como flange, câmera de sincronização (timing cam), fixadores e plugues de acesso. Os produtos se juntam ao portfólio existente da Hartzell Engine Tech, que inclui sistemas de escapamento, sobrealimentação, partida, aquecimento de cabine, turbocompressores e sistemas de combustível.
Agentes de aviação – de operação de aeronaves e de manutenção aeronáutica – que buscam uma alternativa confiável e de alto desempenho aos magnetos existentes agora podem se beneficiar das mais recentes soluções da PowerUP, aprovadas pela FAA/PMA, incluindo uma linha completa de peças de reposição, serviços de revisão e inspeção de 500 horas.
“Com um legado de fabricação de peças FAA/PMA para dar suporte à indústria, a Hartzell Engine Tech está oferecendo a nova linha de magnetos PowerUP, substitutos diretos para Bendix séries S-20 e S-200. Projetado com melhorias de desempenho em componentes-chave, como bobina (coil), capacitor (capacitor), platinado (breaker point) e acoplamento de impulso (impulse coupling), o magneto PowerUP oferece qualidade e confiabilidade superiores para proprietários de aeronaves”, disse Rick Quave, vice-presidente de engenharia da Hartzell Engine Tech.
Quave afirmou: “A obtenção da PMA para os magnetos da Série S-1200 é mais um passo na expansão do nosso compromisso em fornecer à comunidade da aviação as soluções mais confiáveis e duráveis para motores de combustão interna. Esses magnetos são projetados para operar nas condições mais exigentes, oferecendo maior confiabilidade e desempenho nos quais os pilotos podem confiar”.
Os produtos da PowerUp Ignition Systems são projetados, fabricados e testados internamente, seguindo os rigorosos critérios de desempenho da Hartzell. A PowerUp é fornecedora (fabricante – OEM) para clientes dos setores de aviação geral e militar. A empresa oferece magnetos, cabos de ignição, chicotes elétricos e peças de reposição com aprovação FAA-PMA, além de manter um amplo estoque de peças de reposição e parcerias com fabricantes de equipamentos originais (OEM) que garantem prazos de entrega rápidos.
A Hartzell Engine Tech promoveu que continua a impulsionar a tecnologia de sistemas de ignição com sua marca PowerUP e prevê novos desenvolvimentos tecnológicos relacionados à linha de produtos PowerUP, incluindo uma maior expansão da certificação PMA.
A Hartzell Engine Tech começou a aceitar encomendas de distribuidores e espera ter disponibilidade global em estoque até a primavera (americana) de 2026.
No dia 25 de maio, a Hartzell Engine Tech divulgou que entregou seu primeiro protótipo de válvula de alívio/controle de (com)pressão (wastegate) eletrônica para testes funcionais para um fabricante de motores aeronáuticos não divulgado.
Conhecida por suas tradicionais válvulas de alívio/controle de (com)pressão (wastegate) hidromecânicas, a Hartzell Engine Tech investiu recentemente no avanço da tecnologia desses dispositivos de controle para o futuro. O protótipo de válvula eletrônica da marca AeroForce serve como uma solução inicial de substituição plug-and-play (troca pura) para válvulas de alívio hidropneumáticas em motores de aeronaves equipados com FADEC (Full Authority Digital Engine Control – Controle Digital de Motor com Autoridade Total).
A Hartzell Engine Tech também está desenvolvendo aplicações de válvulas de alívio eletrônicas para motores legados sem FADEC.
“O objetivo do projeto do protótipo AeroForce é manter as dimensões e o peso atuais de instalação, reutilizando a válvula borboleta [butterfly valve] e a carcaça da seção quente, já consagradas”, disse Rick Quave, vice-presidente de engenharia da Hartzell Engine Tech. “Nosso projeto apresenta uma conexão elétrica de fabricação original de ponto único, replica a força de atuação atual por meio de um atuador linear e um projeto de direcionador – driver proprietário reforçado para atender às condições da norma DO-160, garantindo desempenho confiável em diversos ambientes”, completou Quave.
Os benefícios potenciais da nova válvula de alívio eletrônica incluem a eliminação de múltiplos caminhos de vazamento em mangueiras e conexões de óleo, a redução do estresse no óleo e a simplificação da instalação no motor. Além disso, o protótipo oferece resposta imediata aos parâmetros medidos pelo motor e integração direta ao sistema FADEC para controle preciso.
Com um número reduzido de componentes, a válvula de alívio eletrônica AeroForce tem o potencial de reduzir os custos de manutenção, aumentar a confiabilidade e diminuir a carga térmica do óleo do motor, ao mesmo tempo que melhora a estabilidade e a precisão no controle da pressão de admissão do coletor (MAP – manifold absolute pressure). As válvulas de alívio AeroForce respondem aos comandos do controlador para gerenciar a velocidade do turbocompressr, regulando a pressão dos gases de escape. [EL]
