Hartzell obtém STC de hélice tripá de alumínio com lâmina Scimitar para Mooney M20M/TLS/Bravo, em 27.06.22
A fabricante americana Hartzell Propeller.divulgou a obtenção de Certificado de Tipo Suplementar (STC) para substituição de hélice original McCauley no monomotor da série Mooney M20M/TLS/Bravo com motorização Lycoming Sabre TIO-540-AF1A e TIO-540-AF1B turboalimentado. O STC é de hélice de alumínio tripá com “disco” (diâmetro) de 75 polegadas (190,5 cm), com lâmina do tipo curvilínea- Cimitarra (Scimitar), com um kit composto pela hélice – HC-I3YF-1RF/F7498-1 – e o conjunto completo de spinner de material composto, e mais a documentação técnica da modificação. O kit está precificado em US$ 15.839. O STC de hélice oferece uma TBO de 2.400 horas/seis anos e uma garantia até a primeira revisão geral.
Adicionalmente, será disponível kit de proteção contra gelo TKS, por um valor complementar; um sistema de-ice (degelo) elétrico, ora com certificação pendente, também será disponível.
O presidente da Hartzell, JJ Frigge, afirmou: “A instalação da hélice estilo cimitarra da Hartzell coberta por este STC oferece 8 a 10% de melhoria no desempenho de subida, um aumento de 2 a 3 KT em cruzeiro e tem ótimo apelo [estético] na rampa juntamente com a cauda da assinatura da Mooney”.
No início da década de 1960, o monomotor Mooney M20C estava entre as primeiras plataformas de lançamento das primeiras hélices de alumínio bipá compactas da Hartzell. Até o momento, aproximadamente dez mil aviões Mooney foram equipados com hélices Hartzell.
Muito antes do ativismo ambiental e dos preços exorbitantes do combustível, os aviões Mooney – desde os primeiros modelos como o Mite até os clássicos como o 231 – incorporavam uma filosofia de design do tipo “faça mais com menos”.
O advento da linha M20M/TLS abriu uma nova era ousada de velocidade para a fabricante de Kerrville, no Texas/EUA. O avião evidenciou o poder de um maior motor sob o capô, suscitando muito marketing e fama antes mesmo de seu lançamento em 1989. O motor Lycoming TIO-540-AF1A, de 270 HP, turboalimentado (e com refrigeração intermediária) – Turbocharged, inter-cooled – no M20TLS ofereceu velocidades e razões de subida impressionantes. Além do mais, o avião ajudou a mudar a imagem do proprietário/operador da Mooney – de aviador prosaico e recreativo para o operador “alucinado” realizado na aceleração do M20.
A Hartzell promove que a sua hélice (em STC) dará uma “nova vida aos aviões M20M/TLS/Bravo do mundo, e até talvez tirando alguns destes da aposentadoria”. [EL] – c/ fontes