Heart implanta centro de pesquisa e desenvolvimento no EUA (em Los Angeles/Califórnia) para projeto do avião regional híbrido-elétrico ES-30, em 21.05.24
A sueca Heart Aerospace está abrindo um centro de pesquisa e desenvolvimento (R&D – research and development hub) no EUA à medida que intensifica os trabalhos em seu avião regional híbrido-elétrico de 30 lugares (ES-30). Ao anunciar a mudança na semana de 12-18, a Heart divulgou que a nova instalação apoiará o programa ES-30 no início de uma nova fase de testes de hardware.
O hub de pesquisa e desenvolvimento em Los Angeles, na Califórnia, se concentrará principalmente no sistema de propulsão híbrido-elétrico da aeronave. A Heart transferirá sua aeronave de demonstração em grande escala para o EUA.
Uma porta-voz da empresa disse que o EUA, onde está presente há algum tempo, é um local atraente para recrutar talentos e ter acesso a financiamento governamental.
A Heart também anunciou a nomeação de Benjamin Stabler como diretor de tecnologia; ele recrutará e liderará uma equipe do EUA trabalhando na sede da Heart em Gotemburgo (Suécia). Stabler liderou anteriormente a equipe de hardware e software do programa Crew Dragon, da SpaceX, e foi cofundador da Parallel System, especialista em trilhos elétricos de carga.
Em fevereiro, a Heart fechou uma rodada de financiamento de Série B que levantou US$ 107 milhões.
Espera-se que o ES-30 tenha um alcance totalmente elétrico de cerca de 109 MN, que dobraria para 218 MN quando operando em modo híbrido.
Segundo a Heart, já são detidas 250 encomendas provisórias da aeronave, com opções, direitos de compra e cartas de intenções abrangendo outras 311 unidades, com potencial para uma carteira inicial ao momento de 561 aeronaves.
A Heart buscará a certificação Tipo inicial na Europa com a meta de 2028. O cofundador e CEO Anders Forslund disse que a empresa pretende iniciar as demonstrações de vôo em 2025. [EL] – c/ fonte