Holandesa Maeve Aerospace lança aeronave híbrida de transporte regional com 80 assentos, em 22.12.23


A futura fabricante holandesa Maeve Aerospace anunciou um segundo modelo de aeronave em sua lista de produtos de aeronaves eletrificadas-híbridas, baseado em seu avião elétrico de 44 lugares, o “Maeve01”, com um conceito híbrido com cerca do dobro de seu porte e capacidade. A nova aeronave ganhou a designação “M80”, evitando o esquema de nomenclatura de seu modelo-base “Maeve01”.
Em vez do vôo puramente movido a bateria do “Maeve01”, o “M80” receberá unidades motoras híbridas de maior alcance e reabastecimento mais fácil. Consequentemente, o “M80” terá o dobro do alcance, de 400 MN para 800 MN, com capacidade para até 80 passageiros.

Especialistas apontam que o design o “M80” parece mais viável do que o primeiro modelo da empresa, dado o uso de uma tecnologia híbrida mais conhecida.

A Maeve afirma que o “M80” ainda tem boa “fé” ecológica, consumindo 40% menos energia do que a gama de aeronaves regionais atualmente em uso. Se for bem-sucedido, os líderes da Maeve esperam ver o “M80” enfrentar toda a gama de aeronaves menores, como jatos Bombardier CRJ e turboélices bimotor – como ATR e DASH. O projeto em ‘folha limpa” atualmente tem entrada em serviço prevista para 2031, uma meta que Maeve se baseia na “experiência e lições aprendidas com vários programas de aeronaves e seu crescimento industrial”.

“Que eu saiba, atualmente não existem alternativas de desenvolvimento que sejam igualmente sustentáveis, econômicas e que correspondam às necessidades operacionais das companhias aéreas e dos aeroportos”, disse Martin Nuesseler, CTO da Maeve. “Se houver, eu os aplaudiria, porque precisamos de mais soluções realistas para nos tornarmos sustentáveis”, pontuou Nuesseler.

Apesar do financiamento governamental da Holanda, a Maeve concluirá a maior parte do trabalho do programa “M80” em instalações estendidas em Munique, Alemanha, no Aeroporto Oberpfaffenhofen. [EL]