Honda Aircraft anuncia novo ‘pacote’ de atualização do HondaJet Elite, em 11.10.22


Operadores do jato executivo leve HondaJet Elite poderão melhorar o desempenho e atualizar o software de aviônica em suas aeronaves com um novo ‘pacote’ de atualização para o modelo.

O ‘pacote’ de atualização estará disponível para instalação nos Centros de Serviços Autorizados da Honda Aircraft Company em todo o mundo, começando no EUA ainda neste ano.

Desenvolvido pelo grupo de modificação de desempenho avançado da Honda Aircraft, a atualização aumentará o peso máximo de decolagem (MTOW) em 200 lb. (91 kg), permitindo que os operadores voem uma maior distância de até 120 MN com uma carga útil maior ou com um passageiro adicional.

As opções para as atualizações de software de aviônicos incluem a instalação do sistema de comunicação de dados da FAA – o FAA Datacom – e ACARS (Aircraft Communications Addressing and Reporting System, ou sistema de endereçamento de comunicações e de reporte da aeronave). Estes recursos viabilizam a substituição de comunicação por voz por mensagens baseadas em texto, visando maior clareza e eficiência. Estes recursos somam-se ao sistema avançado de aumento de controle direcional (ASAS – Advanced Steering Augmentation System) que reduz a carga de trabalho de piloto e melhora a capacidade operação sob ação de ventro cruzado.

“Este pacote de atualização é outra prova de nossos esforços contínuos no atendimento ao cliente para fornecer opções de atualização para nossa frota em constante crescimento”, disse Amod Kelkar, chefe da unidade de negócios comerciais e vice-presidente de atendimento ao cliente da Honda Aircraft.

Conforme especificações técnicas, o Elite S tem configuração típica para sete ocupantes (seis passageiros e um piloto, ou dois pilotos e cinco passageiros), com configuração alternativa para oito ocupantes (sete passageiros e um piloto, ou dois pilotos e seis passageiros), com capacidade de bagageiro de 66 pés³ (sendo 57 pés³ no compartimento traseiro e 9 pés³ no compartimento dianteiro). O avião tem dois motores turbofan GE Honda HF120, com empuxo de 2.095 lbf. limitado a 2.050 lbf. O Elite S tem capacidade de velocidade máxima de cruzeiro no FL300 de 422 KTAS; o alcance pelas regras de reserva NBAA IFR é de 1.437 MN com quatro ocupantes, de 1.308 MN com cinco ocupantes e de 1.166 MN com seis ocupantes. A altitude de cruzeiro máxima é 43.000 pés. O MTOW é de 10.700 lb. (4.854 kg), o MLW é de 9.960 lb. (-740 lb. para o MTOW), e MZFW de 8.900 lb. [EL] – c/ fontes