Honda Aircraft apresenta o conceito de seu novo jato – designado HondaJet 2600 – com a mesma a configuração (de motor em pilones de motor para cima) mas com fuselagem maior do que o atual HA-420, para até 11 assentos, e com alcance de transcontinental de 2.625 MN, em 13.10.21


Na programação da convenção e exposição anual de aviação executiva americana pela NBAA, que ora acontece em Las Vegas, a Honda Aircraft apresentou um “conceito” de sua próxima aeronave executiva – o HondaJet 2600, um jato bimotor de cabine média, com capacidade de 11 ocupantes, e alcance transcontinental de 2.625 MN, com a mesma configuração do atual jato leve HondaJet HA-420, com motores em pilones nas asas para cima e cauda em “T”. A apresentação foi nesta terça dia 12, pela manhã. Uma maquete (mock-up) da fuselagem com asas e motores em pilones foi apresentada e ficará em exibição nesta semana na feira NBAA-BACE, na área de exposição-estande da Honda Aircraft.

A configuração do HondaJet 2600 é semelhante ao HondaJet HA-420 original, com o design patenteado de montagem do motor sobre a asa e para cima da Honda. Isso permite espaço adicional na cabine porque muitos sistemas de motor não precisam ser instalados por dentro da fuselagem traseira, ao mesmo tempo que reduz a vibração e o ruído para os passageiros.

De acordo com o presidente e CEO da Honda Aircraft, Michimasa Fujino, o HondaJet 2600 está sendo desenvolvido de forma semelhante ao primeiro HondaJet (HA-420). E isso significa apresentá-lo primeiro como um “conceito de pesquisa de mercado” e, posteriormente, tomar uma decisão de comercialização com base no interesse do mercado.

“Há muita atividade em pesquisa e desenvolvimento [P&D] com o interior da maquete e o progresso do nosso design”, disse Fujino. “O que estamos propondo com o HondaJet 2600 é muito único em comparação com outros jatos executivos”, pontuou Fujino.

O HondaJet 2600 está concebido para velocidade máxima de cruzeiro de 450 KT e altitude máxima de FL470. Nessa altitude (FL470), a altitude da cabine (pressurização) serás de 6.363 pés, e no FL450, a altitude da cabine de 6.124 pés, graças à fuselagem de material composto, semelhante ao projeto e produção da fuselagem do HA-420. Para o HondaJet 2600, a fuselagem terá um formato (transversalmente) mais oval, aumentando a altura livre e o espaço para os ombros em cada assento. O interior da cabine medirá 62,5 polegadas (158,75 cm) de altura do corredor rebaixado até o teto, e 61 polegadas (154,94 cm) de largura, 4,5 polegadas (11,43 cm) mais alto e uma polegada (2,54 cm) mais larga do que a cabine do HA-420.

A cabine de passageiros apresentará um design modular, com opções de assentos, como com dois pares de assentos no tipo clubseat ou uma área de estar de assentos clubseat e um divã em frente a dois assentos. Há uma galley com toda altura, um lavatório fechado maior que o do HA-420 e quatro luminárias redondas (duas na cabine principal e duas no lavatório). A distância entre encontros de assentos é de 2,10 m. Os engenheiros da Honda Aircraft projetaram um colchão especial que fica sobre dois assentos para uma cama plana, eliminando a necessidade de dobrar os assentos para criar uma superfície de dormir.

A gênese do conceito do HondaJet 2600 é a demanda por viagens rápidas por uma país com mais passageiros e carga útil, de acordo com Fujino. O objetivo é a capacidade transcontinental, e o 2600 poderá voar até seu alcance máximo com quatro passageiros.

Encaixando-se na categoria de jato leve com peso máximo de decolagem na faixa de 17.500 lb., o HondaJet 2600 “é único em comparação com outros jatos executivos”, disse Fujino. “Embora os jatos atuais possam funcionar com combustível de aviação sustentável (SAF), nenhum foi projetado, principalmente, em torno do meio ambiente ou com foco na eficiência de combustível. O [HondaJet 2600] é projetado em torno de considerações ambientais e o foco está na eficiência de combustível”, discorreu Fujino. “A eficiência do combustível é 20% melhor do que os jatos leves e, se você comparar o alcance, está na faixa do jato de médio porte, mas a eficiência do combustível é 40% melhor do que a de um jato de médio porte. De modo geral, muitos usuários de jatos executivos podem nem sempre voar em longo alcance, mas se você quiser ir para o transcontinental, terá que ir para um jato de médio porte. Este é um novo conceito de jato executivo, com eficiência de combustível, alta capacidade de carga útil e alcance transcontinental”, explicou Fujino.

Como o HA-420, o projeto de montagem de motor sobre a asa no HondaJet 2600 foi testado em um túnel de vento de alta velocidade. De acordo com Fujino, o teste mostrou que o fluxo laminar natural do HJ 2600 e a colocação do motor retardam o aumento do arrasto que acompanha o vôo em alta velocidade, o que é um dos principais motivos para a eficiência do HondaJet.

Se o HJ 2600 obtiver o “sinal verde” do mercado, será certificado na categoria de passageiros pelo regulamento PART-23 e será um avião com capacidade de operação single pilot.

Fujino disse que não pode divulgar nenhuma informação sobre a seleção do motor por enquanto. Mas a GE Honda Aero Engines, que fabrica o motor HF120 de 2.050 lbf. de empuxo do HA-420, há muito afirma que o projeto do motor pode fazer parte de uma Família com aviões maiores. O Citation CJ4, quase da mesma classe do HondaJet 2600, embora com uma cabine menor e menor alcance de 500 MN, é motorizado por dois Williams FJ44-4As de 3.621 lbf.

A aviônica será semelhante à cabine de comando do HA-420, equipada com a suíte Garmin G3000, com a adição de sistemas autothrottle e RAAS (Runway overrun Awareness and Alerting System, ou sistema de alerta e conscientização para excursão de pista).

Fujino disse que o projeto incluirá “mais eletrificação”, com um sistema de Brake-by-wire, freios automáticos, trem de pouso elétrico, flaps e acionamento de spoiler, além do ASAS – Advanced Steering Augmentation System (sistema de expansão de controle direcional avançado), da Honda Aircraft, que fornece assistência direcional para a roda do ‘nariz’ para aumentar a estabilidade após o pouso.

Dados gerais:
https://www.hondajet.com/en/Products/HondaJet-2600-Concept

A Honda Aircraft está testando o mercado para avaliar a demanda por um jato como o HondaJet 2600, e é em parte por isso que revelou o conceito para a NBAA-BACE 2021, visando coletar feedback de clientes e validar demanda de mercado. Nenhuma decisão sobre o lançamento do programa do novo jato foi tomada.

O Honda Jet original “deixou uma marca nesta indústria”, disse Fujino após apresentar o conceito do Honda Jet 2600 na NBAA-BACE. “Percebemos a necessidade de um novo tipo de aeronave com base em um novo segmento de mercado. Este conceito irá desbloquear uma fronteira inteiramente nova de possibilidades, novos destinos e uma oportunidade para reduzir a pegada de carbono da aviação”, completou Fujino.

Síntese:
O
conceito do HondaJet 2600 herda a configuração de montagem do motor em pilones sobre a asa e para cima, em design da Honda Aircraft denominado OTWEM (Over The Wing Engine Mount), a tecnologia de fluxo (de ar) laminar natural (NLF – Natural Laminar Flow) no projeto das asas e “nariz” da fuselagem, além do projeto da fuselagem de material composto, pela Honda Aircraft.

Por meio do refinamento adicional dessas tecnologias da Honda Aircraft, HondaJet 2600 será o primeiro jato leve do mundo capaz de vôos transcontinentais sem escalas no EUA.

A aeronave terá uma cabine silenciosa e espaçosa, adequada para viagens de longo alcance, pode acomodar até 11 ocupantes e como objetivo proporcionar eficiência de combustível incomparável.

O HJ 2600 terá um alcance de 2.625 MN e também oferece um cruzeiro de alta velocidade de 450 KT e um teto de 47.000 pés.

Oferecerá significativamente mais espaço para os passageiros, bem como uma cabine com vibração bastante reduzida em comparação com os jatos leves convencionais, devido à configuração OTWEM. A aeronave também tem a altura de cabine mais alta e oferece uma altitude de cabine de 6.363 pés em sua altitude máxima de operação de 47.000 pés. Por fim, a aeronave também oferecerá três tipos de configurações de cabine modulares e altamente personalizáveis.

O HJ 2600 pode ser o primeiro jato transcontinental projetado para operação com um único piloto (single pilot), com uma cabine de comando avançada incorporando tecnologias inovadoras, como sistemas baseados em eletrificação e automatização, incluindo autothrottle e autobrake, entre outras. Ele oferecerá segurança operacional ao reduzir a carga de trabalho do piloto por meio de uma interface intuitiva.

Também reduzirá as emissões de carbono com até 20% melhor eficiência de combustível do que os jatos leves típicos e espera-se que seja mais de 40% mais eficiente do que um jato de médio porte durante uma missão típica.

Ao apresentar o conceito do HondaJet 2600, com o mock-up, na NBAA 2021, o presidente e CEO da Honda Aircraft Company, Michimasa Fujino, declarou: “Nos últimos cinco anos, apresentamos o HondaJet Elite e, em seguida, o Elite S, para aprimorar ainda mais o design original do Honda Jet. Agora, estamos validando a demanda do mercado ao revelar um novo conceito de aeronave em um segmento diferente do Honda Jet original. Com o HondaJet 2600, que permite um vôo transcontinental eficiente, oferece um novo nível de conforto e capacidade da cabine e reduz drasticamente as emissões de CO2, estamos introduzindo uma nova geração de jatos executivos”. [EL] – c/ fontes