Honda Aircraft atualiza programa de manutenção do HondaJet, com esquema mais eficiente para maior disponibilidade de despacho das aeronaves, em 24.08.24


Em nota no dia 20, a Honda Aircraft Company anunciou que implementou uma série de atualizações em seu programa de manutenção do jato executivo HA-420 HondaJet projetado para melhorar a eficiência operacional e aumentar a disponibilidade de despacho do modelo. As atualizações do programa são o resultado de testes de aeronaves e estudos de tempo realizados pela Honda Aircraft Co. e baseadas no feedback dos proprietários e operadores HondaJet, como parte do compromisso contínuo da Honda Aircraft com a melhoria contínua da experiência de propriedade do HondaJet.

Essas melhorias no Programa de Manutenção – introduzidas Revisão “J” do Manual de Inspeção e Limitação de Aeronavegabilidade (ALIM – Airworthiness Limitation and Inspection Manual), prometem diminuir o tempo de inatividade para manutenção das aeronaves HondaJet. A Revisão “J” do ALIM atinge esse marco reduzindo as horas de trabalho de manutenção necessárias no intervalo de manutenção de 600 horas, um marco de manutenção importante para muitos proprietários/operadores  de HondaJet. A Revisão “J” do ALIM entrou em vigor em 31/07/2024 e a expectativa é que torne a operação do HondaJet ainda mais eficiente do que nunca.

Como resultado de três anos de testes, a equipe de engenharia da Honda Aircraft, com a aprovação da FAA, otimizou a lista de tarefas de intervalo de manutenção de 600 horas de forma a reduzir a carga de trabalho de manutenção planejada. Essa redução no tempo de manutenção das aeronaves visa aumentar o tempo de atividade das aeronaves HondaJet em operação.

Os operadores de frota da plataforma HondaJet colherão os benefícios desta revisão do ALIM, uma vez que o aumento do tempo de atividade das aeronaves visa melhorar ainda mais a disponibilidade de despacho de aeronaves, aumentando a flexibilidade em toda a frota para responder à demanda dos operadores-clientes em tempo hábil.

Com a frota global de HondaJet continuando a crescer, ultrapassando recentemente mais de 250 unidades, somando coletivamente mais de 230.000 horas, a Honda Aircraft continua comprometida em melhorar a satisfação do cliente. A Honda Aircraft coordenará com todos os centros de serviço autorizados a utilização dos novos valores de horas de trabalho de manutenção descritos na Revisão “J” do ALIM.

“O lançamento da Revisão J do Manual de Inspeção e Limitação de Aeronavegabilidade reflete nosso compromisso contínuo em melhorar a experiência do cliente para proprietários e operadores de HondaJet”, disse o diretor da divisão de atendimento ao cliente da Honda Aircraft Company, Luis Jimenez. “Nossa equipe dedicada continua a desenvolver melhorias que melhoram a capacidade de manutenção, a confiabilidade e as capacidades do HondaJet”, emendou Jimenez.

A Honda Aircraft Company é uma subsidiária integral da American Honda Motor Co., Inc. responsável pela pesquisa, desenvolvimento, vendas, marketing, atendimento ao cliente e fabricação do inovador HondaJet Elite II. Fundada em 2006, a sede mundial da Honda Aircraft está localizada na Carolina do Norte, no EUA. As entregas acumuladas do HondaJet ultrapassaram 250 aviões globalmente em 2024.

Em 2023, a empresa anunciou planos para desenvolver e produzir sua mais nova aeronave para 11 ocupantes, o HondaJet Echelon, que será oferecido junto com o HondaJet Elite II.

O espírito desafiador sobre o qual o Soichiro Honda fundou a Honda Motor Co., Ltd. está viva hoje, pois a Honda Aircraft realiza um dos sonhos de longa data da Honda de promover a mobilidade humana em direção ao céu. [EL]