Honda Aircraft por lançar o “HJ 2600”, em 14.06.23


A Honda Aircraft está avançando com planos de lançar o programa do jato leve HondaJet 2600 Concept, que foi revelado na convenção da NBAA (associação da aviação executiva do EUA) de 2021. Planos são de certificação do HJ 2600 em 2028.

O último projeto antes do ex-executivo líder (presidente e CEO) da Honda Aircraft, Michimasa Fujino, se aposentar, no final de março de 2022, o HJ 2600 promete conforto, velocidade e alcance de jato de médio porte em uma fuselagem de jato leve. Capaz de transportar 11 ocupantes (dois pilotos e nove passageiros ou um piloto e 10 passageiros), o HJ 2600 terá velocidade máxima de cruzeiro de 450 KTAS, altitude máxima de cruzeiro do FL470 e alcance com regra NBAA IFR (com 4 passageiros e 1 piloto – POB 5) de 2.625 MN. O peso máximo de decolagem será de cerca de 17.500 lb. (7.945 kg). O HJ 2600 está concebido como um jato com mesma solução de instalação de motores do HA-420 – do tipo “Over Wing” (ie, em pilone invertido para cima, com motor por cima da asa) – para utilização de dois turbofan Williams International FJ44-4C. A suíte aviônica será Garmin G3000.

Assim como o HA-420, o HJ 2600 terá cockpit equipado com plataforma Garmin G3000, com três grandes telas de informação de vôo no painel e dois controladores touchscreen no console central. A Honda Aircraft já revelou que o HJ 2600 terá autothrottle, autobrake, o sistema desenvolvido pela Honda para o HA-420 Advanced Steering Augmentation System (sistema avançado de aumento de controle direcional) e sistema de alerta e o sistema ROAAS – Runway Overrun Awareness and Alerting System (sistema de reconhecimento de excursão de pista), um recurso presente no Phenom 300.

Enquanto o HA-420 conta com dois motores motor GE Honda Aero HF120, adaptado do HF118 projetado pela Honda, a Honda Aircraft selecionou o motor Williams para permitir o cronograma para o desenvolvimento do HJ 2600. A GE Honda Aero tinha planos de produzir uma Família de motor na faixa de empuxo de 3.000 a 4.000 lbf. baseada no motor HF120, de 2.050 lbf., mas esses planos não se solidificaram, pois, nenhuma outra fabricante de aeronaves optou pelo motor GE Honda.

Existem riscos significativos em desenvolver um novo projeto de aeronave (fuselagem) para o mercado com novos motores, como muitas fabricantes, incluindo a Honda Aircraft, descobriram.

O protótipo HondaJet (HA-420) voou pela primeira vez em 2003 e a Honda tomou a decisão de empreender o programa, com linha de produção, do modelo em 2006. A certificação da FAA ocorreu em longo prazo, em dezembro de 2015, com a certificação do motor GE Honda Aero HF120 em 2013.

O turbofan previsto para o HJ 2600 – FJ44-4, de 3.600 lbf., equipa os jatos leves Cessna Citation CJ4 e Pilatus PC-24. O outro jato leve concorrente é o Phenom 300, da EMBRAER, que utiliza o motor Pratt & Whitney PW500, de 3.478 lbf. empuxo. Para o HJ 2600, a variante FJ-44C produzirá empuxo de 3.550 lbf.

Outros fornecedores com os quais a Honda Aircraft firmou acordos de fornecedores estratégicos incluem a Aernnova, que fabricará aeroestruturas e componentes, e a Spirit AeroSystems, para a fabricação de fuselagem.

A Honda Aircraft já está recebendo fornecedores para reuniões em sua sede em Greensboro, na Carolina do Norte, para discutir o programa HJ 2600.

Quando revelou o novo jato em 2021, Fugino disse que com uma altitude de cabine de 6.363 pés no FL470, o “2600” apresentaria a mesma fuselagem composta e construção de empenagem do HA-420. Mas a fuselagem do HJ 2600 terá um formato mais oval, aumentando o espaço livre superior – cabeça e ombros – em cada assento. A cabine tem 62,5 polegadas (158,75 cm.) de altura do corredor rebaixado até o teto e 61 pol. (154,94 cm) de largura. O HJ 2600 terá 4,5 pol. (11,43 cm.) mais em altura e 1 pol. (2,54 cm.) a maias de largura na cabine.

A cabine oferecerá várias configurações de assentos, incluindo duas poltronas duplas (double club) ou uma única área de poltronas e um divã em frente a dois assentos. Uma cozinha (galley) com altura total está na frente (com opção de uma cozinha menor para configuração de cabine com assentos simples – single club – e divã), na na seção traseira um m banheiro fechado maior que o do HA-420. Adicionando mais luz à cabine estão quatro clarabóias redondas (duas na cabine principal e duas no lavatório). Os engenheiros da Honda Aircraft projetaram um colchão especial que cobre dois assentos para uma cama plana, eliminando a necessidade de dobrar os assentos para criar uma superfície para dormir.

De acordo com a Honda Aircraft, o HJ 2600 oferecerá eficiência de combustível de 20% a mais de em comparação com os jatos leves típicos e de mais de 40% a mais do que os jatos de médio porte durante uma missão “típica”.

“Folder”-brochura HJ 2600:
https://www.hondajet.com/en/Products/HondaJet-2600-Concept

“A comercialização do nosso novo jato leve representa o próximo capítulo da mobilidade aérea da Honda, que expande ainda mais o potencial da vida das pessoas”, disse o presidente e CEO da Honda Aircraft, Hideto Yamasaki. “Ao aproveitar a experiência por trás de nossas inovações tecnológicas, vamos acelerar o desenvolvimento do programa com a sustentabilidade como elemento-chave em todo o processo”, também disse Yamasaki para matéria da mídia AIN. [EL] – c/ fonte