Honeywell adicionando HUD de produção própria, por aquisição de negócio da SAAB, no seu portfólio de sistemas aviônicos, em 30.06.23


Hoje não fabricando HUD como equipamento de plataforma de vôo de seu portfólio de soluções de aviônica, a Honeywell planeja, para passar a dispor desse equipamento de produção própria, a aquisição dos ativos de fabricação de HUD da SAAB e integrar este equipamento aos seus sistemas aviônicos Epic e Anthem.

De acordo com a Honeywell, a aquisição está sujeita a determinadas condições de fechamento de negócio, incluindo a comprovação de certas rubricas”, a Honeywell não tendo fornecido um cronograma para a conclusão do negócio.

Uma vez concluído, a Honeywell fabricará HUD, de acordo com Andrew Barker, vice-presidente de aviônicos integrados.

A aquisição inclui a propriedade intelectual da unidade de projeção aérea HUD (OPU – Overhead Projection Unit) da SAAB, que, segundo Baker, “nos permitirá projetar, fabricar e implantar nossa própria OPU”. Uma OPU inclui a combinação de tela/visor onde as informações de HUD são projetadas. Baker ainda observou: “a Honeywell será a fabricante e será uma líder de operação”.

A Honeywell planeja oferecer o HUD como um recurso integrado da sua futura plataforma de vôo integrada Anthem, mas também para aeronaves equipadas com suíte aviônica Primus Epic, bem como para serviços de retrofit independentes. “Estamos planejando [servir] todos os nossos mercados em que atuamos”, disse Barker, “aviação executiva, companhias aéreas e plataformas militares”. Informações sobre quais aeronaves podem se qualificar para retrofit do HUD virão mais tarde.

Ainda de acordo com Baker, a Honeywell está “avaliando opções” para câmeras de sistema de visão aprimorada (EVS – Enhanced Vision System) que funcionarão com seu novo HUD. Baker pontuou: “Seremos capazes de trabalhar com sistemas de câmeras atualmente certificados”.

Nenhuma especificação para o HUD da Honeywell está disponível ainda. “Estamos visando um amplo campo de visão e baixo peso e volume”, explicou Baker. Os planos são oferecer a tecnologia mais recente, incluindo visão combinada e sistema de visão de vôo aprimorado (EFVS – Enhanced Flight Vision System) com sua capacidade de permitir aproximações por instrumentos com mínimos mais baixos.

A mudança da Honeywel, de fabricante de HUD próprio, traz uma nova competição para o mercado de HUD. Os HUDs instalados em aeronaves com suíte aviônica Epic são fabricados pela Elbit (jatos Dassault Falcon) e pela Collins Aerospace (em jatos Gulfstream e EMBRAER Legacy 450/500 e Praetor 500/600). A Garmin desenvolveu um HUD para o Citation Longitude, da Textron Aviation, e a certificação desse sistema ainda está pendente.

Embora a Honeywell tenha conduzido uma extensa pesquisa de fatores humanos para condições de pilotos com operação de cabeça direcionada para instrumentos em painel para baixo (HDD – Head-Down Display) para replicar as capacidades e vantagens do uso de HUD EFVS durante aproximações por instrumentos em baixa visibilidade, os regulamentos da FAA não dão crédito ao HDD para os mínimos de aproximação mais baixos. Portanto, o HUD é atualmente a única opção para os benefícios do EFVS.

“Estamos colocando muito desenvolvimento na Anthem e todas as diferentes peças em torno do Anthem e exibições são uma parte muito importante disso”, disse Barker. “Mas o HUD desempenha um papel importante. A certificação é mais fácil usando um HUD para EFVS, e vemos um valor no HUD e coisas que ele traz para o cockpit que você não pode obter com um HDD tradicional”, explicou Baker.

A SAAB pesquisou outras tecnologias que poderiam tornar o HUD mais útil, incluindo um sensor de ondas milimétricas que pode penetrar em fenômenos meteorológicos obscurecedores, como chuva e nevoeiro e névoa úmida, o que pode prejudicar a qualidade da imagem do EVS. “Estamos definitivamente explorando as tecnologias disponíveis. Estamos analisando as coisas que SAAB fez no passado e as discussões que tiveram com outros”, disse Baker.

O acordo de aquisição exige que a SAAB faça “uma parceria com a Honeywell para desenvolver e fortalecer sua linha de produtos HUD”, de acordo com a Honeywell.

Carl-Johan Bergholm, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios de vigilância da SAAB, disse: “A SAAB acredita que este acordo estabelece ainda mais a SAAB e a Honeywell como parceiras de longo prazo e aumenta maiores oportunidades de mercado”.

Quando estiver disponível, o HUD da Honeywell “não será um produto básico”, explicou Barker. “Isso é algo que se encaixa no roteiro do que planejamos com [as plataformas de vôo integradas] Epic e Anthem. À medida que fazemos a transição para a Anthem, ter um HUD focado em amplo campo de visão, baixo peso e pequeno volume nos permite entrar em aeronaves que nunca tiveram um HUD antes”, completou Baker. [EL] – c/ fonte