Honeywell expande sua rede de centro de serviço no Reino Unido para manutenção de linha para o turbofan TFE731 bem como APU para aeronaves executivas, em 23.07.24


A Honeywell selecionou a Gama Aviation Engineering, uma organização de manutenção aeronáutica do Reino Unido, para se juntar a sua rede de centros de serviços de motores aeronáuticos na região global da Europa, Oriente Médio e África. A partir de suas instalações em Bournemouth, no Reino Unido, a Gama fornecerá manutenção de linha para o turbofan TFE731 bem como para unidades de energia auxiliares da Honeywell em jatos executivos.

Pelo acordo, os operadores aéreos que utilizam o centro de Bournemouth da Gama podem manter seus motores em conformidade com os requisitos do Plano de Serviço de Manutenção da Honeywell. A Gama Aviation Engineering detém aprovações de organização de manutenção da EASA e da Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido e é especializada no suporte a aeronaves executivas.

“Nossa colaboração com a Gama Aviation Engineering fortalece nossa rede de serviços e garante que as operadoras tenham mais acesso à manutenção autorizada”, disse Anthony Florian, presidente da Honeywell Aerospace Technologies para Europa, Oriente Médio, África e Índia. “Este acordo ressalta nosso compromisso em fornecer suporte de manutenção confiável e eficiente para operadores de aeronaves na região”, completou Florian.

A Gama Aviation também atua no gerenciamento de aeronaves e serviços de fretamento. Opera base de serviços de apoio logístico em aeroporto (FBO) em Glasgow, na Escócia, nas Ilhas Jersey, na Ilhas do Canal (da Mancha), e em Sharjah, no Emirados Árabes Unidos.

O Honeywell TFE731, originalmente Garrett TFE731, é uma Família de motores aeronáuticos turbofan comumente utilizada em aeronaves executivas. A Garrett AiResearch originalmente projetou e construiu o motor, por força de fusões sendo posteriormente produzido pela AlliedSignal e, hoje, pela Honeywell Aerospace. Desde a introdução do motor em 1972, mais de 11.000 motores foram fabricados, voando mais de 100 milhões de horas de vôo.

A primeira unidade em produção foi TFE731-2, que começou a ser entregue em agosto de 1972, sendo utilizada nas aeronaves Learjet 35/36 e Dassault Falcon 10, que entraram em produção no ano de 1973.

A unidade TFE731-3 foi desenvolvida para uso no programa de remotorização do Lockheed JetStar, e as versões subsequentes foram utilizadas em vários modelos de aeronaves, incluindo o Learjet 55.

A unidade TFE731-5 foi certificada em 1982 e uma década depois, um motor utilizando o núcleo do TFE731-5 e o fan do TFE731-3, sendo então designado TFE731-4, motorizou o jato Cessna Citation VII.

A versão mais recente é o TFE731-50, baseado no -60 utilizado no Falcon 900DX, que passou pelo programa de testes em vôo em 2005. A Honeywell desenvolveu este motor completo com uma nacele como candidato para retrofit (remotorização) de várias aeronaves equipadas com motores mais antigos.

Como características gerais, o turbofan TFE731 tem comprimento de 126 cm, diâmetro de 100 cm, pesando de 337 a 408 kg (743 a 899 lb.). A Fan é de 1 estágio, com gearbox (caixa de redução/engrenagem) de 1,8:1, com motor com 4 estágios de compressores axiais de baixa pressão (LP) e 1 estágio de compressor centrífugo de alta pressão (HP), com câmera de combustão (combustor) anular, com turbina de 1 estágio de alta pressão e 3 estágios de baixa pressão. A taxa de compressão é 13:1, a taxa de derivação (by pass) de 2,8:1. O motor produz empuxo na faixa de 3.500 a 4.750 lbf. O consumo de combustível é da ordem de 875 lb./h (397 kg/h) e o consumo específico de 0,469 a 0,517 em lb. e hora.

A Família TFE731 equipou os seguintes modelos, entre outros:

  1. British Aerospace BAe 125 série 700
  2. Cessna Citation III/VI/VII
  3. Dassault Falcon 10
  4. Dassault Falcon 20 (retrofit)
  5. Dassault Falcon 50
  6. Dassault Falcon 900DX
  7. FMA IA 63 Pampa
  8. Gulfstream G100/G150
  9. Hawker 800/850XP/900XP
  10. IAI Westwind
  11. IAI 1125 Astra SPX
  12. Learjet 31, 35, 40/45, 55 e 70.