Honeywell lança nova tecnologia de produção de SAF – de etanol baseado em milho, celulose ou açúcar (o ETJ), em 13.10.22


Uma das pioneiras na tecnologia de refino de combustível de aviação sustentável (SAF), a Honeywell divulgou que desenvolveu uma cadeia de processamento de etanol para jato (ETJ – Ethanol-to-Jet) pronto para o mercado que permitirá a produção de SAF a partir de etanol derivado de milho, celulose ou açúcar.

À medida que a demanda por SAF continua a crescer, grande parte do combustível alternativo tem soluções partir de gorduras animais, óleos residuais e outros óleos vegetais não alimentícios, que podem apresentar limitações de oferta.

A Honeywell observou que o etanol representa uma opção amplamente disponível e economicamente viável que foi aprovada como matéria-prima para SAF pela ASTM International em 2018.

Dependendo da composição da matéria-prima de etanol, a Honeywell divulga que o combustível ETJ pode reduzir o ciclo de vida de emissões totais de gases de efeito estufa (Greenhouse Gas – GHG) em 80% em comparação com o querosena aeronáutico (QAv, ou JET-A), derivado de fósseis. Um estudo recente do Departamento de Energia do EUA determinou que o processo ETJ, quando combinado com tecnologias como captura e sequestro de carbono e práticas agrícolas inteligentes, pode resultar em emissões negativas de gases de efeito estufa (Greenhouse Gas – GHG) em comparação com o JET-A convencional.

Usando a tecnologia ETJ da Honeywell, as plantas de processamento do SAF podem ser construídas em um projeto modular, permitindo que a produção comece mais rapidamente do que é possível com abordagens de processamento/produção tradicionais. Esse projeto também permite a rápida conversão de plantas de refinaria existentes ou ociosas.

No ano passado, a Administração Biden implementou a mobilização “Sustainable Aviation Fuel Grand Challenge” – Grande Desafio de Combustível de Aviação Sustentável -, conclamando que o setor de fornecimento de combustível de aviação do EUA produza pelo menos três bilhões de galões de SAF até 2030, em um caminho para atender 100% da demanda de combustível de aviação do EUA até 2050.

Enquanto isso, o Conselho Europeu divulgou seu plano “Fit for 55”, que visa aumentar a porcentagem de SAF nos aeroportos da União Européia de 2% em 2025 para 63% até 2050. Com essas metas aspiracionais, a produção e oferta de SAF exigirão um grande aumento.

“A Honeywell foi pioneira na produção de SAF com sua tecnologia Ecofining, e nosso novo processo de etanol para combustível de aviação se baseia nessa inovação original para apoiar os esforços do setor de aviação global para reduzir as emissões de GHG e atender às metas de produção de SAF com uma matéria-prima abundante como o etanol”, disse Barry Glickman, gerente geral de vice-presidência da divisão de soluções de tecnologia sustentável da Honeywell. [EL] – c/ fontes