Honeywell lança novos equipamentos para sistema de navegação inercial, como alternativa à navegação por satélite, em 11.11.21


A Honeywell Aerospace lançou uma nova atualização para sistema de navegação inercial mais antigo, ora equipamento de uso alternativo, com novos sistemas/equipamentos visando um recurso resiliente, robusto, independente de navegação por satélite, para aeronaves operando em áreas desprovidas de serviço de navegação por satélite (cobertura de sinal satélite).

Nos últimos anos de incerteza e eventos de abalar a confiança em sistemas tradicionalmente sempre ativos, os operadores podem encontrar conforto sabendo que sua navegação permanece, mesmo quando voando por áreas de ambientes com desafio de GNSS ou desassistidos.O Sistema de Navegação Inercial Compacto (Compact Inertial Navigation System) e o Sistema de Velocidade de Radar (Radar Velocity System), da Honeywell, foram lançados para funcionar com o sistema Anti-Jamming (anti-interferência) da empresa-parceira InfiniDome, o “GPSDdome”, para clientes de serviços comerciais e operações militares que precisam de soluções de navegação confiáveis, sendo equipamentos de reduzido porte, leves e poderosos.

Ao contrário das gerações anteriores de equipamentos inerciais semelhantes, os novos equipamentos podem ser aplicados não apenas em aeronaves menores, mas também veículos não tripulados, especialmente aqueles que voam BLOS.

Adicionar uma capacidade de frota para manter uma navegação precisa e consistente sem o suporte de auxílios de navegação externos é uma ferramenta poderosa, aumentando a capacidade da aeronave, mesmo em uso civil. Os sistemas da Honeywell rastreiam informações críticas de navegação e tempo, apoiando seus resultados por meio de uma combinação resiliente de anti-bloqueio de sinal, navegação inercial e sistemas de navegação alternativos.

O Sistema de Navegação Inercial Compacto (Compact Inertial Navigation System) tem o tamanho aproximado de um baralho de cartas, devido à compacidade de seus sensores inerciais para rastrear informações de posição em vôo. Muito mais leve e confiável do que as unidades aeroespaciais anteriores, o sistema pode ser instalado mesmo em aeronaves menores. A Honeywell apregoa o desempenho em corredores urbanos onde a disponibilidade do sinal de satélite é intermitente ou em situações de interferência que superam a capacidade anti-interferência da aeronave.

O Sistema de Velocidade de Radar (Radar Velocity System) é outro sistema de auxílio à navegação baseado em um radar pequeno, leve e de baixa potência. Quando usado em conjunto (com o Inercial Compacto), adiciona uma terceira camada de resiliência para navegação de longa distância durante uma interrupção de recepção de sinal de satélite.

Desenvolvimentos futuros continuarão a iterar e melhorar a tecnologia, divulga a Honeywell.

“A indústria está exigindo uma solução rápida para resolver problemas como bloqueio e falsos sinais que causam interrupções [na funcionalidade]”, disse Matt Picchetti, vice-presidente de Navegação e Sensores da Honeywell Aerospace. “Estamos confiantes de que, com o lançamento de nossos novos sistemas de navegação líderes da indústria, nossos clientes comerciais e militares finalmente terão acesso a um sistema que permite operações contínuas, mesmo em ambientes GNSS interrompidos ou desassistidos”. [EL] – c/ fontes