Honeywell libera atualização de aviônica (da plataforma Primus Epic) Block3 para os jatos Gulfstream G650/650ER, em 04.08.23


Uma atualização para a aviônica Primus Epic, da Honeywell, passou a ser disponível para os jatos Gulfstream G650 e 650ER. De acordo com a Gulfstream, a atualização de aviônica Block 3 melhora a consciência situacional da tripulação.

Como recursos padrão, a atualização Block 3 vem com novos módulos gráficos que fornecem maior resolução de terreno.

A atualização também possui opções adicionais de exibição de visão sintética com melhor apresentação gráfica, melhorias nos sistemas de comunicação e alerta e novo software para o sistema de gerenciamento de vôo (FMS) de última geração. Um novo recurso opcional é um ‘pacote’ de consciência situacional que fornece mapas em movimento de aeroporto em 3D, separação visual ADS-B IN aproximação e simbologia aprimorada do sistema de visão sintética. A Honeywell também está oferecendo um sistema opcional de desempenho preditivo de pouso que se integra ao sistema de alerta e reconhecimento de excursão da pista.

Os clientes também têm a opção de atualizar o ‘pacote’ de alerta meterológico da plataforma Primus Epic com mais oito produtos SiriusXM Weather e um receptor XM. A Honeywell também adicionou um recurso de previsão de meteorologia para o sistema de radar meteorológico IntuVue RDR4000 3D, que pode alertar os pilotos sobre condições meteorológicas perigosas – como raio (descarga elétrica) e granizo. O recurso preditivo de risco meteorológico também estende a detecção de turbulência de 40 para 60 MN.

“A melhoria contínua e os aprimoramentos contínuos para todas as aeronaves da Gulfstream são marcas registradas de nossa experiência proprietária”, disse Mark Burns, presidente da Gulfstream. “As equipes de desenvolvimento prepararam e aperfeiçoaram atualizações robustas dignas da premiada frota G650. Essas melhorias fornecem aos operadores ainda mais ferramentas que ajudam os pilotos a tomar decisões de segurança informadas durante todas as fases do vôo, com ênfase particular na melhoria da consciência em situações de tráfego denso e durante decolagens e pousos”, completou Burns.

O ‘pacote’ de recursos padrão do Block 3 incluem:
– novos módulos gráficos avançados que fornecem quatro vezes a resolução do terreno e conjuntos de cores com correção de gama (gamma-correct) aprimorada
– cartas com apresentação no “modo noturno”
– novas opções de exibição do Sistema de Visão Sintética e gráficos aprimorados na tela de informação de vôo primária (PFD)
– função de Gerenciamento de Comunicação (CMF – Communication Management Function) versão 3.1, oferecendo melhor desempenho e opções de alerta
– aproximações de desempenho por Localizador (LP – Localizer Performance) com mínimos reduzidos em relação à aproximação no modo de navegação lateral (LNAV) onde a operação LPV (Localizer Performance with Vertical guidance, ou desempenho por Localizador com guia vertical) não é disponível
– ADS-B IN para exibição de informações de tráfego (CDTI – Cockpit Display of Traffic Information) para operações aéreas ou terrestres qualificadas
– mais de 1.500 aprimoramentos para o sistema de gerenciamento de vôo (FMS – Flight Management System) de última geração
– acesso ao compartimento de bagagem até 45.000 pés

Os recursos opcionais incluem:
– ‘pacote’ de conscientização situacional que inclui mapas de movimentação de aeroportos (AMM – Airport Moving Map) 2D e 3D, separação visual ADS-B IN na aproximação e simbologia aprimorada do sistema de visão sintética (SVS – Synthetic Vision System)
– sistema de desempenho de pouso preditivo premiado que inclui a integração do sistema de alerta e reconhecimento de excursão de pista – ROAAS – Runway Overrun Awareness & Alerting System -, da Honeywell
– sistema de alerta de tráfego e prevenção de colisão (TCAS – Traffic Alert and Collision Avoidance System) acoplado com piloto-automático
– ‘pacote’ Weather Awareness (de conscientização meteorológica) que inclui uma atualização do XM Weather com oito novos produtos meteorológicos, além de uma adição de riscos meteorológicos preditivos ao sistema de radar meteorológico Honeywell IntuVue RDR-4000 3D. [EL] – c/ fonte