Honeywell testando três soluções alternativas de navegação para espaço aéreo sem cobertura GNSS e auxílios terrestres, em 09.06.22


A Honeywell vem testando tecnologias alternativas de navegação que podem permitir uma navegação precisa em ambientes com indisponibilidade de sinais de rede de satélites para sistemas de navegação, tudo sem depender de um sistema de backup em solo, como o eLoran. As três tecnologias são navegação assistida por visão, celestial e por anomalia magnética.

A navegação assistida por visão usa câmeras para coletar dados (referências) visuais do momento e comparar a posição da aeronave com banco de informações de mapeamento. Essa tecnologia também foi testada para navegação por drones, bem como um sistema de pouso automático testado pela Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, em um Diamond DA-42. Nos testes da Honeywell em um helicóptero Leonardo AW139 e um avião comercial EMBRAER E170, os engenheiros conseguiram criar um desempenho semelhante à navegação GNSS (sistema GPS), incluindo uma melhoria de desempenho de 67% em relação aos testes anteriores.

A navegação com auxílio celeste tem uma longa história e, nos tempos modernos, o rastreamento de estrelas é o principal método de navegação para naves espaciais. A Honeywell testou o sistema de navegação celestial no E170, atingindo uma precisão de 25 m. de probabilidade de erro circular de 50%, uma melhoria de 38% em relação aos testes anteriores.

De acordo com a Honeywell, “Esta é a primeira vez que uma solução de navegação baseada em objetos espaciais residentes [RSO – Resident Space Object] foi demonstrada em uma plataforma aérea, já que a maioria das soluções concorrentes dependem apenas de navegação baseada em estrelas”.

RSO é um satélite que orbita a Terra, e o sistema da Honeywell rastreia unidades RSO com um rastreador de estrelas “para fornecer uma solução passiva, não bloqueável, com precisão semelhante a GNSS/GPS em condições de indisponibilidade de sinais (bloqueio de sinais) ou por sinais espúrios e falsos de GPS”.

Por fim, a Honeywell divulgou que “conduziu a primeira navegação auxiliada por anomalia magnética em tempo real do mundo em uma plataforma aérea – com o jato EMBRAER E170”. Este método “mede a força magnética da Terra e a compara com mapas magnéticos para identificar com precisão a posição do veículo”. Os testes foram feitos em uma plataforma embarcada, não em “ambientes especiais para mitigar o ruído eletromagnético”, divulgou a Honeywell, o que é “um marco histórico”. [EL] – c/ fontes