IADA publica relatório trimestral (1T24) com aumento nas vendas de aeronaves executivas usadas, um mercado “objetivamente saudável, com numerosos sinais de rebalanceamento após um clima de vendas aquecidas” e uma perspectiva otimista para os próximos 6 meses, em 29.04.24
No dia 22, a IADA – International Aircraft Dealers Association (associação internacional de revendedores de aeronaves) anunciou a publicação do seu relatório trimestral do mercado de aeronaves executivas usadas, no caso o trimestre 1T24.
De acordo com nota da entidade, o primeiro trimestre de 2024 terminou de forma positiva, com um aumento nas vendas de aeronaves executivas usadas, e uma perspectiva otimista para os próximos 6 meses.
No fecho do 1T24, na avaliação da entidade, o mercado de aeronaves executivas usadas está objetivamente saudável, com numerosos sinais de rebalanceamento após um clima de vendas aquecidas.
Os revendedores credenciados pela IADA reportaram 253 transações de revenda no primeiro trimestre recém-encerrado, acima das 239 no primeiro trimestre de 2023, um aumento de 14 negócios (+5,9%). O primeiro trimestre de 2024 terminou com 248 aeronaves sob contrato, em comparação com 206 no final 1T23, um aumento de 42 contratos (+20,4%).
Os revendedores credenciados IADA tiveram 302 contratos de exclusividade de venda no 1T24, em comparação com 197 destes contratos no 1T23, um aumento de 105 contratos (+53,3%).
Conforme post de Chad Trautvetter, editor de notícias da mídia AIN, no dia 22, Phil Winters, chairman da IADA e vice-presidente para vendas e gerenciamento de fretamentos da Western Aircraft, falou quanto ao trimestre: “No final do primeiro trimestre, o mercado de aeronaves executivas usadas está objetivamente saudável, com vários sinais de reequilíbrio após um clima de vendas aquecido. As projeções de seis meses para vendas, demanda, disposição para estoques e oferta continuam as tendências cautelosamente otimistas que vimos no quarto trimestre de 2023, apesar da agitação regionalizada e das incertezas de uma eleição presidencial no EUA”.
Trautvetter destaca do relatório que cerca de metade dos participantes da pesquisa dos membros da IADA esperam que os preços e os estoques se estabilizem para turboélices executivos usados. No lado dos jatos executivos usados, o aumento do estoque fornece “produtos muito necessários para satisfazer uma mudança clara na demanda por aeronaves executivas”. A expectativa é que a recente certificação do Gulfstream G700 forneça novos estoques de jatos usados a um mercado “ávido por aeronaves seminovas e de alta qualidade, especialmente no topo do mercado”, destacou a IADA. [EL]