IADA publica seu relatório trimestral (3T24) do mercado de venda de aeronaves executivas usadas, em 23.10.24


No dia 21, a IADA – International Aircraft Dealers Association (associação internacional de revendedores de aeronaves) publicou seu relatório trimestral do mercado de aeronaves (executivas) usadas do 3T24 (Third Quarter 2024 Preowned Aircraft Market Report), que destaca um aumento no otimismo entre os seus associados-membros conforme o trimestre foi concluído.

O relatório foi divulgado no dia 21 durante a Convenção e Exposição de Aviação Executiva de 2024 da associação executiva americana – a NBAA-BACE 2024, em Las Vegas, no Nevada.

O relatório trimestral da IADA reflete a confiança renovada no mercado global de aeronaves executivas usadas, impulsionado pelo aumento de listagens de inventário (estoque), custos de serviço mais altos, porém estabilizadores, e reconhecimento de incertezas geopolíticas. Após um período de flutuação, o setor global de jatos executivos usados ​​parece estar se acomodando em um ritmo de “retorno ao trabalho”, com um aumento acentuado nas listagens de inventário (estoque) de aeronaves.

Os revendedores credenciados pela IADA reportaram que fecharam 373 negócios de aeronaves executivas no 3T24, em comparação com 324 no 3T23 [+49 unidades, ou de +15,1%], mesmo período no ano anterior, e 331 no 3T22 [+42 unidades, ou de +12,7%].

Em 2024, os 373 negócios de aeronaves executivas no 3T2024 são um aumento de 7 unidades (1,9%) sobre 366 negócios no trimestre antecedente (2T24). No ano passado,  os 324 negócios de aeronaves executivas no 3T23 são um aumento de 19 unidades (6,2%) sobre 305 negócios no trimestre antecedente (2T22).

Acordos fechados totais por trimestre

Acumulados no ano (9M24), no fechamento do 3T24, foram 993 negócios (em 2024), versus 868 negócios em 9M23 [+125 unidades, ou de +14,4%] e 929 negócios em 9M22 [+64 unidades, ou de +6,9%].

O 3T24 terminou com 874 transações de aeronaves executivas sob contrato acumuladas no ano, um aumento de 24,1% (170 transações) em relação às 704 transações sob contrato ao final do terceiro trimestre de 2023. Ao mesmo tempo, havia 965 aeronaves retidas para venda exclusivamente com revendedores da IADA acumuladas no ano, em comparação com 642 no final do terceiro trimestre de 2023 YTD, um aumento de 50,3% (323 transações).

No 9M24, acordos de novas aquisições somaram 433 versus 412 no 9M23, uma diferença de 21 acordos (5,1%). O insucesso (fracasso) de negociações no ano, no 9M24, soma 194 casos, versus 152, um aumento de 42 casos (27,6%). No acumulado no ano (9M24), 385 casos de redução de preço, versus 192, um aumento de cerca de 100%.

Atividade anual de revendedores IADA

O tempo que uma aeronave permanece no mercado também tem sido um ponto de foco para a indústria. De acordo com dados da AMSTAT citados no relatório, a taxa de “dias no mercado” (DOM – Days On Market) aumentou em 55% nos últimos 18 meses (1,5 anos). No entanto, essa tendência se estabilizou no terceiro trimestre, com a taxa DOM experimentando apenas um aumento de 8%, ficando abaixo da média de 10 anos.

Os membros da IADA também notaram que a desaceleração prevista devido às tensões geopolíticas e ao ciclo eleitoral em andamento teve menos impacto do que o esperado. Combinado com uma queda recente nas taxas de juros, o mercado agora está mostrando sinais promissores de atividade renovada. A hesitação entre os compradores devido à incerteza do mercado parece estar diminuindo, com os membros da IADA encorajando os clientes a agirem rapidamente, pois o mercado do quarto trimestre deve acelerar.

“Embora os meses de verão possam ter sido um pouco leves em termos de sentimento em relação às transações de aeronaves executivas, o que é uma norma sazonal, a maioria dos revendedores e corretores estão relatando atividade intensificada no mês passado”, disse o presidente da IADA, Phil Winters, vice-presidente de vendas de aeronaves e gestão de fretamento da Greenwich AeroGroup & Western Aircraft Inc. “Embora haja mais vendedores chegando ao mercado a uma taxa maior do que compradores, os compradores estão absorvendo esse aumento de estoque com preços ligeiramente mais baixos do que há dois anos. No final do terceiro trimestre, parece que estamos nos preparando para um quarto trimestre ativo e saudável deste ano”, acrescentou Winters.

“Observamos uma flexibilização no mercado de seguros e uma mudança em direção a um mercado ditado pelo comprador, contrastando com as tendências anteriores em 2024”, disse o diretor executivo da IADA, Wayne Starling, para emendar: “Isso pode sinalizar uma nova fase no atual ciclo de mercado”.

A Pesquisa de Perspectiva que alimenta o Relatório de Mercado é enviada a mais de 1.000 membros da IADA, compostos por Revendedores Credenciados pela associação e seus Corretores Certificados, fabricantes de aeronaves e membros de Produtos e Serviços Verificados pela IADA. Muitos Revendedores Credenciados pela IADA e seus Corretores Certificados estão envolvidos em vendas de aeronaves usadas e novas.

Os Membros de Produtos e Serviços da IADA fazem parte de uma rede coletiva de profissionais da aviação e representam uma gama de membros que fornecem serviços abrangentes, incluindo transações, operação, manutenção, seguro e financiamento e leasing. Juntos, oferecem uma perspectiva clara sobre o estado atual da indústria, bem como um ponto de vista informado sobre projeções para os próximos seis meses.

O Relatório de Mercado da IADA é baseado em dados quantitativos de vendas e na perspectiva exclusiva e local dos membros da IADA, que compram e vendem mais aeronaves executivas usadas por volume em Dólar do que o resto dos revendedores do mundo combinados. Os membros da organização e os participantes da pesquisa incluem Revendedores Credenciados pela IADA, Corretores Certificados e membros de Produtos e Serviços Verificados pela IADA.

A nota de divulgação do relatório traz uma série de depoimentos de membros e participantes da pesquisa com relação ao momento do mercado:

“Acreditamos que a atividade continuará aumentando, pois a maioria dos proprietários de aeronaves deseja fazer upgrade e as fabricantes ainda estão com carteiras backlog cheias”, disse Cameron Jones, da Revendedora Credenciada pela IADA Jones Aviation Group.

“A eleição presidencial do EUA dissolverá prostração”, falou Nicolas von Mende, da Revendedora Credenciada pela IADA Atlas Air Service AG.

“Após a eleição, prevemos um aumento na atividade do mercado, impulsionado pelas quedas projetadas nas taxas de juros em setembro, o que pode estimular transações e criar condições favoráveis ​​para compradores e vendedores”, disse Emily Deaton, da Revendedora Credenciada pela IADA jetAVIVA.

“O ano eleitoral coloca muitos compradores em cima do muro ou em um modo de esperar para ver. A queda incerta da taxa de financiamento faz a mesma coisa. Se o FED reduzir a taxa de juros, isso deve desencadear alguma atividade no fim do ano”, disse Scott Kraemer, da Holstein Aviation, Revendedora Credenciada pela IADA.

“Certamente há mais estoque disponível agora do que há 12 meses, mas aeronaves usadas da geração atual continuam em demanda. Os compradores têm mais poder de negociação ao considerar aeronaves mais antigas”, disse Jonathan Lones, da Revendedora Credenciada pela IADA Flightline Group.

“Dado o nosso terceiro trimestre extremamente ativo, espero um aumento significativo no quarto trimestre e intensificação após a eleição. Aqueles que esperarem a contagem dos votos provavelmente lidarão com locais de inspeção limitados, pré-compras diluídas e/ou condições pós-fechamento para fazer transações em 2024”, disse David Monacell, da Revendedora Credenciada pela IADA CFS Jets.

“Após os últimos quatro anos de negócios em expansão, as coisas estão se normalizando”, disse John Jelovic, da Dassault Falcon Jet, membro-fabricante da IADA.

“Parece que o mercado está caminhando para um equilíbrio entre compradores e vendedores. Mas parece que muitas pessoas estão esperando o resultado da eleição e mais dados econômicos para ver em que direção a economia irá”, disse Mitch Pishko, da Honda Aircraft Company, membro-fabricante da IADA.

Jay Mesinger, da Revendedora Creditada da IADA Mesinger Jet Sales, sintetizou o mercado como “balanceado”, enquanto Mark Bloomer, da Revendedora Creditada da IADA JetTransactions classificou o momento como “antecipação de um segundo semestre forte”.

“Após cinco anos de mercado duro, o mercado de seguros de aviação mostrou sinais consistentes de abrandamento a partir de janeiro de 2024. Resta saber se isso resultará em reduções de taxas ou apenas uma estabilização das taxas mais altas que vimos nos últimos anos, disse Steve Johns, do membro de Produtos e Serviços Verificados pela IADA LLJohns Aviation Insurance.

“O mercado de seguros suavizou com capacidade adicional chegando ao mercado e os subscritores expandindo seu apetite por risco para atingir suas metas de primeira linha. Embora nem todos os segmentos da aviação estejam vendo o mesmo nível de alívio de prêmios, esperamos que a tendência de queda continue no primeiro trimestre de 2025”, disse Jay Scarbo, membro de Produtos e Serviços Verificados pela IADA AssuredPartners Aerospace.

“Com o [Gulfstream] G700, [Dassault Falcon] 6X entrando no mercado, começamos a ver alguns bons aviões no mercado de reposição. As taxas de seguro foram reduzidas neste ano para nossa frota. O mercado de fretamento está em baixa, as frotas compartilhadas capturaram a substancial participação de mercado de fretamento que vimos em 2022/2023”, disse David Lamb, do membro de Produtos e Serviços Verificados pela IADA Clay Lacy Aviation.

“Finalmente operando na categoria normal. A depreciação natural é esperada, e mais oferta é uma mudança bem-vinda para os compradores que ainda parecem existir e estão entrando no mercado”, disse Chad Anderson, da Revendedora Credenciada pela IADA Jetcraft Global.

“Embora as aeronaves novas sejam vendidas até 2025 e 2026, o mercado de usados ​​está mostrando sinais de fraqueza e, pelo menos no curto prazo, um ciclo de baixa para a maioria dos modelos”, disse Cary Friedman, da Revendedora Credenciada pela IADA Eagle Aviation.

As condições de mercado e o volume de transações do segundo e terceiro trimestres excederam as expectativas nos segmentos de jatos médios, jatos leves e turboélices. Especificamente para jatos executivos médios, jatos executivos leves e turboélices, o estoque está aumentando constantemente, mas a demanda e a absorção estão equalizando o aumento no estoque”, disse Scott Oshman, da Revendedora Credenciada pela IADA Oshman Aviation.

“Continuo encorajado pelo aumento na demanda por aeronaves fora do EUA, apesar do aumento consistente na oferta no mercado do EUA. Será interessante ver onde os níveis de estoque mundial se estabilizam em termos de porcentagem de frota para venda”, disse Shawn Dinning, da Revendedora Credenciada pela IADA Dallas Jet International.

“Vimos um aumento geral nas consultas e conversas profundas com compradores, enquanto o fechamento de negócios viu uma desaceleração e, simultaneamente, uma redução de preços como reflexo do aumento do estoque” disse Michael Barber, do Leviate Air Group, Revendedor Credenciado pela IADA.

“A demanda por aviões usados ​​de 0 a 10 anos continua saudável, conforme evidenciado pelas taxas de transação ao longo do trimestre, absorvendo a oferta, embora a preços ligeiramente mais baixos do que o pico em 2022. As carteiras backlogs [pedidos por entregar] das fabricantes de 12 a 24 meses [para entrega] continuam a impulsionar as transações saudáveis ​​de aviões de últimos modelos”, disse Phil Winters, da Western Aircraft Inc., Revendedora Credenciada pela IADA.

“Embora a oferta esteja aumentando, a oferta total permanece bem abaixo dos níveis pré-pandêmicos, especialmente em modelos vintage [antigos] e modernos. A atividade atual de compra e venda confirma que o quarto trimestre será muito ativo. Não espere [para compra”]!, disse Johnny Foster, da OGARAJETS, Revendedora Credenciada pela IADA.

“Mercado de compradores sólido para marcas/modelos médio a antigo e mercado de vendedores leve para marcas/modelos quase novos a novos. Fornecimento estável a tendendo a aumentar ligeiramente, enquanto os preços tendem a cair ligeiramente”, disse Frank Janik, da Leading Edge Aviation Solutions, Revendedora Credenciada pela IADA. [EL]