IADA reporta salto de 35% no 1T22 do número de negócios fechados de aeronaves executivas usados, em 13.04.22


O mercado de aeronaves executivas usadas continua em ritmo aquecido – “febril” -, com o número de transações concluídas tendo dado um salto de 35% no primeiro trimestre, para 288 negócios (ou seja, mais 75), de acordo com o relatório de mercado do primeiro trimestre da Associação Internacional de Revendedores de Aeronaves (IADA – International Aircraft Dealers Association). Isso se compara com 213 transações um ano antes (no 1T21), informou a associação.

“Vivemos tempos conturbados. Apesar disso, o campo da aviação continua mostrando força extraordinária”, disse o diretor executivo da IADA, Wayne Starling, para emendar: “A demanda global é muito alta”.

Os membros associados da IADA registraram uma quase duplicação de acordos de compra para o número de 223 no primeiro trimestre (1T22), acima dos 121 do ano anterior (1T21), um aumento de 102 (84%). O preço caiu apenas em seis casos, em comparação com 27 um ano antes.

A IADA informou que 45 negociações fracassaram no trimestre. Embora esse número tenha aumentado em quatro (de 41 no primeiro trimestre de 2021), foi no contexto do aumento no número de acordos.

Os membros associados da IADA foram contratados com exclusividade para vender 155 aeronaves no trimestre, abaixo das 157 do ano anterior.

De olho na volatilidade do mercado como resultado da pandemia, a IADA começou a rastrear mensalmente as vendas de aeronaves executivas usadas de seus membros associados a partir de abril de 2020 e compila esses dados em seu relatório de mercado.

Uma pesquisa com membros associados revelou que o sentimento atual do mercado foi 20% mais positivo no primeiro trimestre (1T22) do que no ano anterior (1T21), mas a perspectiva de seis meses é menos certa.

“Embora seja um grande mercado para os vendedores, é um mercado muito desafiador para os compradores, ao ponto de frustração significativa do comprador e, em alguns casos, desespero. Este é o principal calcanhar de aquiles do mercado atual”, disse Shawn Dinning, da Dallas Jet International.

Cody Vanderslice, da Textron Aviation, concordou que a demanda continua forte, mas acrescentou: “Parece que a velocidade com que obtemos uma listagem sob [Carta de Intenção – LoI/Letter of Intention] está diminuindo. Também parece que há mais aeronaves fora do mercado sendo comunicadas. Isso indica que podemos estar vendo os primeiros sinais do mercado suavizando um pouco. O próximo mês pode fornecer mais informações sobre isso, disse Vanderslice. [EL] – c/ fontes