IADA reporta vendas fortes de jatos executivos usados em 2024 e faz projeção otimista para 2025, em 30.01.25
No dia 27, a IADA – International Aircraft Dealers Association (associação de revendedores de aeronaves internacional) anunciou que encerrou o ano de 2024 com um aumento nas vendas de aeronaves executivas usadas e uma perspectiva otimista para o próximo ano (2025).
Esses resultados de negócios, juntamente com a confiança robusta do mercado, são detalhados no Relatório de Mercado do Quarto Trimestre de 2024 (Fourth Quarter 2024 Market Report) da IADA, divulgado no dia (27).
Os revendedores da IADA concluíram 1.559 transações em 2024, enquanto o quarto trimestre separado teve 562 (36%) negócios de aeronaves finalizados.
“Nossa pesquisa de percepção do quarto trimestre de 2024 indica que os membros [da associação] estão entrando em 2025 com um senso coletivo de otimismo. As expectativas são altas de que a nova Administração [Trump] e o Congresso do EUA promulguem políticas que favoreçam o crescimento e as oportunidades de negócios”, disse o presidente da IADA, Phil Winters, vice-presidente de vendas de aeronaves e gestão de fretamento da Greenwich AeroGroup e Western Aircraft. “Esse otimismo se reflete na forte demanda prevista por aeronaves usadas em todas as categorias de tamanho, apoiada por preços, valores e estoque adicional relativamente estáveis”, acrescentou Winters.
“Com a clareza pós-eleitoral no EUA, a confiança do mercado se fortaleceu, levando a projeções de vendas saudáveis e previsões financeiras otimistas”, disse o diretor executivo da IADA, Lou Seno. “Os revendedores da IADA respondem com mais de 50% das transações globais de aeronaves comerciais usadas, consolidando a posição de nossos membros como líderes de transações exclusivas que definem o mercado”, completou Seno.
Principais métricas de 2024
A – Acordos de nova aquisição
130 novos acordos foram assinados nos últimos 90 dias de 2024 (último trimestre – 4T24), um aumento de 3% em relação ao ano anterior em relação ao quarto trimestre de 2023.
Para o ano inteiro de 2024, 1.176 acordos foram assinados, um aumento de 39% em comparação com 846 em 2023.
B – Acordos de retenção exclusivos
Os revendedores assinaram 207 acordos de retenção exclusivos (exclusive retainer agreements), acordos de exclusividade, no quarto trimestre de 2024, consistentes com os níveis de 2023.
C – Crescimento do mercado online (Online Marketplace)
Os “vínculos” gerados (Leads generated) – termo de marketing para descrição de início de interesse ou questão de possível cliente em determinado produto ou serviço ou contato de interesse por produto ou serviço – pela plataforma AircraftExchange, o mercado online exclusivo da IADA, cresceram 34% ano a ano em 2024, refletindo o aumento do tráfego e do engajamento de compradores altamente qualificados.
D – Volume de negócios
O quarto trimestre de 2024 testemunhou um aumento sequencial de 49% em negócios fechados em comparação ao terceiro trimestre e superou ligeiramente os resultados do quarto trimestre de 2023.
Para o ano inteiro de 2024, os revendedores da IADA reportaram um total de 1.559 negócios fechados, um aumento de 9,7% na comparação ano x ano, em relação aos 1.421 negócios em 2023, um aumento de 138 negócios, apoiado por um número maior de revendedores que reportaram. No geral, os resultados do ano inteiro de 2024 refletiram um mercado saudável de aeronaves executivas usadas — um mercado no qual os revendedores da IADA são de longe os principais participantes.
Tendências e desafios do mercado
A Pesquisa de percepção de membros do quarto trimestre de 2024 da IADA, concluída recentemente, indica um otimismo maior entre os membros sobre o mercado de aeronaves executivas usadas. Os entrevistados antecipam uma abordagem pró-negócios e pró-crescimento da nova Administração do EUA (Governo Trump), reforçando ainda mais as expectativas otimistas para a negociação de aeronaves nos próximos seis meses.
Os resultados da pesquisa de membros da IADA do 4T2024 refletem um aumento significativo no otimismo em relação ao mercado de aeronaves executivas usadas. Expectativas muito altas para que a nova administração do EUA seja pró-negócios, pró-crescimento e pró-oportunidade são os principais impulsionadores que devem fornecer elevação do mercado em 2025.
Os entrevistados membros da IADA estão particularmente otimistas em suas projeções para negócios de aeronaves nos próximos seis meses, em 3,53 em uma escala de 1 a 5 (5 = “melhor de todos os tempos”, 1 = “pior de todos”), um aumento de 11% no confronto ano x ano em relação ao quarto trimestre de 2023 e o nível mais alto registrado desde o segundo trimestre de 2023.
Os níveis de estoque continuaram a aumentar no quarto trimestre de 2024, embora lentamente, pois a disponibilidade de aeronaves jovens usadas altamente valorizadas permaneceu restrita.
Embora o otimismo do mercado tenha reinado supremo no quarto trimestre de 2024, os problemas do lado da oferta continuam a restringir os volumes e as velocidades das transações de usados. As cadeias de suprimentos e os pools (grupos) de mão de obra ainda não se recuperaram, com sinais de que as entregas de fábrica continuaram a andar de lado e para fora de metas do ano de 2024 e de as entregas de fábrica continuem a cair em 2025.
Em 2025, uma combinação de otimismo de mercado, política favorável aos negócios do EUA, fornecimento adicional de aeronaves usadas e estabilidade geral de preços deve dar suporte a um ambiente de transações de varejo relativamente saudável para aeronaves usadas.
A Pesquisa de Percepção da IADA fornece percepções cruciais sobre tendências de mercado, ajudando membros e participantes a navegar no cenário em evolução com confiança.
As pesquisas trimestrais proprietárias com membros da IADA fornecem percepções e projeções para oferta, demanda, preços e disposição do revendedor para estoque em quatro categorias distintas de tamanho de aeronave: Turboélice, Jato Leve, Jato Médio e Jato Grande+.
Aproximadamente 80% dos entrevistados prevêem que os preços serão estáveis ou diminuirão ligeiramente nos próximos seis meses, semelhante ao T3 de 2024, mas mascarando uma mudança significativa de preços em declínio para estabilidade de preços e até mesmo alguns pequenos aumentos em todas as categorias de tamanho.
Da mesma forma, cerca de 90% dos entrevistados da pesquisa da IADA no 4T24 esperam que o fornecimento de aeronaves seja estável ou aumente ligeiramente nos próximos seis meses, com alguma redução em direção à estabilidade do fornecimento em vez de expansão.
Em geral, a disposição do revendedor para estoque de aeronaves permaneceu relativamente estável no 4T24 em todas as categorias de tamanho em relação ao trimestre anterior, um sinal contínuo da saúde do mercado.
A maioria dos entrevistados (85%) antecipa uma demanda estável a ligeiramente maior nos segmentos Turboélice, Jato Leve e Jato Médio nos próximos 6 meses, acima de cerca de 75% na pesquisa 3T24 com uma mudança clara em direção a “Leve Aumento”.
Embora ainda reflitam otimismo melhorado trimestre a trimestre, as opiniões dos revendedores da IADA sobre a demanda por Jatos Grandes+ continuaram a ser um pouco mais mistas e diferenciadas no 4T24.
Com base na pesquisa do 4T24 da IADA, os membros da associação encerraram o ano de 2024 com uma sensação de otimismo coletivo, alimentados pelas expectativas de que a nova administração (Trump) e o Congresso do EUA introduzirão políticas favoráveis ao mercado que apoiem o crescimento e as oportunidades de negócios. Os membros da IADA esperam uma demanda mais forte por aeronaves usadas em todas as categorias de porte em 2025, apoiada por preços/valores relativamente estáveis e estoque adicional para venda. Enquanto as fabricantes continuam a se esforçar para maiores taxas de produção para monetizar os pedidos pendentes (nas backlogs) de vários anos – uma tendência que deve acelerar os níveis de trocas e estoques de usados - a cadeia de suprimentos persistente e os problemas trabalhistas experientes restringem a produção da fábrica. À medida que os detalhes da atividade de fim de ano são finalizados e publicados, os sinais sugerem que algumas entregas planejadas para o fim de ano foram novamente transferidas para o novo ano.
Em 2025, uma combinação de otimismo de mercado, política favorável aos negócios do EUA, fornecimento adicional de aeronaves usadas e estabilidade geral de preços deve dar suporte a um ambiente de transações de varejo relativamente saudável para aeronaves usadas. Seja comprando ou vendendo, os membros da IADA são os especialistas e consultores confiáveis no mercado de aeronaves executivas usadas. Já representando mais da metade das transações globais de aeronaves usadas por valor, a IADA é a força coletiva preeminente que influencia e molda a indústria mundial de transações de aeronaves. [EL]