IAG e Safran estão entre os principais investidores na rodada de financiamento de £ 20,75 milhões (US$ 28 mi) para a OXCCU, empresa britânica inovadora em combustível de aviação sustentável (SAF), com processo de conversão de carbono residual biogênico e hidrogênio, em 01.10.25
Em post no dia 30 na plataforma online da AIN, o editor-chefe da mídia Charles Alcock repercutiu a notícia que a IAG – International Airlines Group e o grupo de motores e sistemas aeronáuticos Safran estão entre os principais investidores na rodada de financiamento da Série B, que arrecadou £ 20,75 milhões (US$ 28 milhões) para a OXCCU, empresa britânica inovadora em combustível de aviação sustentável (SAF). O capital apoiará o desenvolvimento da planta de demonstração de fabricação de combustível OX2 da startup britânica, localizada no Aeroporto de Oxford, com previsão de entrada em operação plena em 2026.
A OXCCU está desenvolvendo um processo para apoiar a produção em massa de combustível de aviação sustentável (SAF), convertendo carbono residual biogênico e hidrogênio até o final da década de 2020.
Fundada por engenheiros químicos da Universidade de Oxford em 2021, a OXCCU já produz pequenas quantidades de sua mistura de SAF na planta de demonstração OX1, menor.
Além do ‘braço’ IAGi Ventures da IAG (controladora da British Airways e da Iberia) e da Safran Corporate Ventures, a última rodada de financiamento também contou com o apoio dos novos investidores Orlen VC, Hostplus e TCVC. A rodada, com excesso de inscrições, contou com o apoio de investidores já existentes, incluindo Clean Energy Ventures, IP Group/Kiko Ventures, Aramco Ventures, Eni Next e Braavos Capital.
“Em um mercado onde o capital é escasso e os investidores são justamente seletivos, esta captação é uma prova da força da nossa ciência, da clareza da nossa missão e da urgência do problema que estamos resolvendo”, disse Andrew Symes, CEO da OXCCU. “O que estamos vendo é que players sérios com tecnologias verdadeiramente diferenciadas ainda estão recebendo financiamento”, observou Symes.
Produção SAF simplificada e de menor custo – de acordo com a OXCCU, sua abordagem simplifica a produção SAF, eliminando a necessidade de etapas de conversão reversa de água para gás ou e-metanol. Em vez disso, seu catalisador patenteado à base de ferro permite a síntese direta de hidrocarbonetos da faixa de combustível de aviação (QAv) a partir de carbono residual gasoso em uma única reação exotérmica.
A empresa britânica afirma que esse processo reduz os custos de capital e operacionais, bem como a intensidade de carbono do combustível. O catalisador pode ser aplicado com uma ampla gama de composições de dióxido de carbono, monóxido de carbono e hidrogênio, o que deve proporcionar a flexibilidade necessária para converter com eficiência diferentes matérias-primas, como biogás reformado, resíduos de madeira gaseificados e dióxido de carbono puro com hidrogênio.
A OXCCU afirma que seu catalisador produzirá combustível de aviação sustentável em um processo mais simples e de menor custo.
“Reconhecemos a necessidade do mundo atingir emissões líquidas zero até 2050 e do setor de aviação desempenhar seu papel e se desenvolver de forma sustentável”, comentou Jonathon Counsell, diretor de sustentabilidade do grupo IAG. “A IAG tem sido líder no setor, sendo o primeiro grupo de companhias aéreas globalmente a se comprometer com emissões líquidas zero até 2050. Estamos ainda mais comprometidos com nossa meta de atender 10% de nossas necessidades de combustível com SAF até 2030. O cumprimento dessas metas será apoiado por este investimento na OXCCU, que faz parte de nossa estratégia de desenvolver novas parcerias para produzir combustíveis de última geração”, completou Counsell. [EL] – c/ fonte
