IAI 1124 Westwind excursiona pista em pouso no “Nacional de Aviação”, em Goiânia/GO, em vôo de teste pós-manutenção, em 12.08.22


Neste domingo dia 07, por volta de 12:00LT (15:00Z), o jato IAI 1124 Westwind de matrícula PR-OMX (registro de produção sn 363, fabricação 1981) excursionou pista em pouso no Aeródromo Nacional de Aviação (SBNV), em Goiânia (GO), vindo colidir com um muro e cercamento de tela metálica, divisório da pista e área de pista de taxi e hangares, numa área gramada, até a parada.

A bordo estavam dois pilotos e um mecânico. O avião, da empresa aérea Brasil Vida, teve danos importantes, os três ocupantes escaparam sem ferimentos.

Nas primeiras informações, tratava-se de um vôo local pós-manutenção.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a emergência. O capitão Thiago Wening disse que a aeronave bateu no muro que dá acesso a pista de decolagem e aos hangares. “Quando chegamos os tripulantes não estavam mais no local. Houve um princípio de incêndio, mas foi apagado pelo gerente do aeroclube antes da chegada da corporação”, disse o bombeiro Israel Palmas. As equipes de salvamento e combate a incêndio dos bombeiros isolaram o local.

A Brasil Vida Táxi Aéreo divulgou que durante o pouso, no Aeródromo Nacional de Aviação (“Escolinha”), a aeronave da empresa saiu da pista. A empresa informou ainda que não havia passageiros a bordo e a tripulação não ficou ferida. E que o jato possui todas as certificações e autorizações necessárias válidas junto à ANAC e opera com manutenção rigorosamente em dia. Conforme a empresa, a ocorrência será comunicada ao CENIPA, a quem caberá determinar a causa do evento.

O jato IAI 1124 Westwind (modelo 1124) de matrícula PR-OMX (registro de produção sn 363, fabricação 1981) é propriedade e operado pela empresa aérea (do segmento táxi-aéreo – TPX/RBAC 135) Brasil Vida Táxi-aéreo. O avião (jato bimotor turbofan) está registrado na categoria do transporte público não-regular (do segmento táxi-aéreo – TPX/RBAC 135), com último registro de compra/transferência em janeiro de 2013. O avião é aprovado para capacidade de até nove passageiros (e mais dois pilotos) e MTOW de 10.660 kg. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em fevereiro de 2019 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até janeiro de 2023.

Conforme Especificações Operativas da Brasil Vida, o jato IAI 1124 Westwind (modelo 1124) de matrícula PR-OMX teve autorizações da ANAC, em 2014, para operação internacional nas regiões da Américas do Sul, Central e Norte, e para operações aeromédicas (AEM). Em 2015 foi autorizada a MEL e operação em espaço aéreo RVSM. Em 2016 foi autorizada operação de navegação PBN, uso de EFB e operações internacionais na Europa. Além das autorizações para o serviço aeromédico e as operações RVSM e PBN, com uso de EFB (Classe de Hardware 1, Classe de Software B), o modelo 1124 também é aprovado para serviço de transporte de passageiros.

A sede operacional e principal base de operações da Brasil Vida é no Aeroporto Santa Genoveva (SBGO).

Conforme Boletins METAR, o tempo no aeródromo (SBNV) era bom, em condição VMC, com visibilidade de 10 km ou superior, com céu com poucas nuvens com base à 4.000 pés (após condição de nenhuma nuvem de significado operacional, abaixo de 5.000’ AGL, no código CAVOK), temperatura elevada de 31ºC e orvalho de 8ºC (denotando tempo seco) e pressão atmosférica (QNH) de 1.017 hPa, com vento norte fraco (06 KT). O “Santo Genoveva” (SBGO), a 7,5 MN a leste, operava em condição semelhante, mas com reporte de vento “variável” fraco (05 KT) com incidência (direção) com variação de 180º ou mais.

METAR SBNV 071400Z 07004KT CAVOK 30/08 Q1018=
METAR SBGO 071400Z 23004KT CAVOK 31/09 Q1018=
METAR SBNV 071500Z 35006KT 9999 FEW040 31/07 Q1017=
METAR SBGO 071500Z VRB05KT 9999 FEW045 32/07 Q1017=
METAR SBNV 071600Z 03003KT 9999 FEW040 32/06 Q1016=
METAR SBGO 071600Z VRB07KT 9999 FEW045 34/07 Q1016=

O aeródromo público-estadual Nacional de Aviação (SBNV) opera com serviço de informação de tráfego aéreo (com a Rádio “Escolinha” – no expediante diário de 10:00-21:00Z, ou 07:00-18:00LT), como homologação para operação VFR diurna. Em elevação de 2.733 pés, tem pista 14/32 de 20 x 1.100 m., com distâncias declaradas de 1.100 m., exceto LDA da pista 14 e TORA e TODA da pista 32 de 900 m. (com deslocamento da cabeceira 14 de 200 m.), de asfalto, com resistência de pavimento PCN 8 e resistência de subleito média. ROTAER informa a presença de pássaros (urubus) no setor SW do aeródromo devido à existência de um aterro sanitário nas proximidades do circuito de tráfego da pista 32.

A operação no aeródromo, com o tráfego “local”, conta com carta VAC (de circuito de tráfego – operação visual), pelo setor sul (SW), com “perna do vento” para direita para pista 14 e pela esquerda para pista 32, à altitude mínima de 3.800 pés/1.067 pés AGL (para aviões – CAT A e B).

Os registros do ponto final do avião e imagem do aeródromo sugerem que o avião pousou na pista 32 (compatível com a direção do vento em METAR) e escapou pela lateral direita, após a cabeceira 14.

Atualização: a ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como acidente de perda de controle no solo (LoC-G), às 14:50Z (11:50LT) do dia 07.

Conforme súmula factual inicial, o avião decolou do Aeródromo Nacional de Aviação (SBNV), com destino ao Aeródromo Santa Genoveva (SBGO), por volta das 14:10Z (11:10LT), para um vôo de manutenção para teste de pressurização, com dois pilotos e um passageiro a bordo.

Após atingir o FL340 e perceber que a pressurização não estava adequada, a tripulação coordenou para pouso de regresso no “Nacional de Aviação” (SBNV), para dar seguimento à manutenção do avião. O pouso ocorreu na cabeceira 32 e, na corrida após o pouso, houve perda de controle da aeronave culminando em uma saída de pista pela lateral direita, vindo a parar próxima à cerca patrimonial do aeródromo, após colidir contra um muro. O avião sofreu danos substanciais, os três ocupantes saíram ilesos.

No tocante da investigação aeronáutica, o avião já foi liberado para o operador. Os trabalhos do CENIPA relativos à ocorrência estão em andamento.

No dia 28 de setembro de 2021, outro jato IAI 1124 Westwind II (1124A) operado Brasil Vida Taxi Aéreo, o de prefixo PR-BVB (registro de produção sn 390, ano de fabricação 1983), sofreu acidente de excursão de pista durante decolagem do Aeroporto Santa Genoveva (SBGO).

Em altitude de 2.453 pés, o “Santa Genoveva” tem pista (14/32) de 45 x 2.286 m. (sendo a LDA igual a 22.86 m.), de asfalto, com resistência de pavimento PCN 45 e resistência de subleito média.

Conforme súmula factual inicial, o avião iria decolar do Aeroporto Santa Genoveva (SBGO), em Goiânia/GO, para o Aeroporto Internacional Piarco (TTPP), em Port of Spain, em Trinidad and Tobago, com a finalidade de vôo de UTI aérea, com cinco ocupantes, sendo 2 tripulantes, 2 passageiros de equipe médica e 1 paciente. Durante a decolagem, o piloto realizou uma abortiva, às 15:05Z (12:05LT), vindo a cruzar o limite longitudinal da pista, efetuando sua parada total dentro da área do aeródromo. A aeronave teve danos substanciais, e o cinco ocupantes saíram ilesos.

Registrado na categoria do transporte público não-regular, o avião é operado pela Brasil Vida Táxi Aéreo em regime de comodato. Tem último registro de compra/transferência em outubro de 2017. O jato está aprovado para até nove passageiros e MTOW de 10.660 kg. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em fevereiro de 2019, enquanto o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tinha validade até outubro (dia 21).

Ao período da decolagem, o tempo no Santa Genoveva (SBGO) era muito bom, com vento NE fraco, condição CAVOK, com calor com temperatura de 32ºC e pressão atmosférica de 1.018 hPa – por surgir camada de poucas nuvens com base a 3.500 pés (seguindo com visibilidade de 10 km ou superior).

METAR SBGO 281400Z 10005KT CAVOK 29/14 Q1019=
METAR SBGO 281500Z 09004KT CAVOK 32/13 Q1018=
SPECI SBGO 281513Z 04004KT 9999 FEW035 32/12 Q1017=
METAR SBGO 281600Z 30007KT 240V010 9999 FEW040 33/12 Q1016=


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