ICA presta apoio ao 1º GCC na Operação “Escudo Yanomami”, com serviços visando a instalação de equipamentos necessários para implantação, em Alto Alegre, de sistemas de comunicação, para controle de tráfego aéreo na região, em 24.02.23
Conforme nota pelo DECEA no dia 23, o ICA – Instituto de Cartografia Aeronáutica (unidade DECEA) realizou o levantamento topográfico de campo em apoio ao Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC) para instalação de equipamentos necessários à implantação dos Sistemas de Comunicação no suporte à Operação “Escudo Yanomami”, em Boa Vista (RR).
No período de 01 a 05 de fevereiro, foi realizada uma missão por militares da Seção de Operações de Campo (CAR-1) da Subdivisão de Cartografia do ICA, com o apoio aéreo do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), na cidade de Alto Alegre (RR), distante, aproximadamente, 86 km (cerca de 45 MN) a noroeste de Boa Vista. Foram realizados levantamentos topográficos para a determinação das coordenadas geográficas para a implantação de equipamento que auxiliará no controle dos tráfegos aéreos na região, além de elaborar o “Giro do Horizonte” de 360 graus para a determinação de possíveis obstáculos que possam interferir na operacionalidade do equipamento. Os militares utilizaram equipamentos topográficos de alta precisão, estações totais e rastreadores por satélite para determinarem, de forma ágil e precisa, as coordenadas topográficas do sítio da instalação que servirão de subsídio na calibração do equipamento a ser instalado.
O comandante do ICA, coronel-aviador Anderson Belchior Zuchetto de Castro, avaliou o suporte à missão. “Fica evidenciada a prontidão e a pronta resposta dos nossos militares, bem como a importância do apoio prestado pelo Instituto na Operação Yanomami”, pontuou.
A Operação “Escudo Yanomami”, em Boa Vista (RR), serve para suporte das operações aéreas no aeródromo de Sucururu (SWUQ), a cerca de 142 MN a SW-W do centro de Alto Alegre, e a 178 MN a oeste de Boa Vista, em assistência social aos indígenas Yanomami.