ICAO consolida recursos de multiconstelação de frequência dupla (DFMC – Dual-Frequency Multi-Constellation) para o Sistema Global de Satélite de Navegação (GNSS) – o DFMC-GNSS -, com combinação de sinais de frequência dupla de até quatro constelações de satélites simultaneamente, incluindo GPS (EUA), Galileo (UE), Glonass (Rússia) e BeiDou (China), em 26.03.23


A ICAO anunciou que alcançou, nesta semana, o que chamou de um marco importante na padronização global e em lançamento de novos recursos de multiconstelação de frequência dupla (DFMC – Dual-Frequency Multi-Constellation) para o Sistema Global de Satélite de Navegação (GNSS – Global Navigation Satellite System) para a aviação internacional – o DFMC-GNSS.

O DFMC-GNSS permite a combinação de sinais de frequência dupla de até quatro constelações de satélites simultaneamente, incluindo GPS (EUA), Galileo (UE), Glonass (Rússia) e BeiDou (China).

Avanços em sistemas de aumentados (expandidos) baseados em aeronaves, satélites e auxílios terrestres permitiram a capacidade de navegação aérea que se tornará mais predominante à medida que as aeronaves se tornarem cada vez mais equipadas com aviônicos com capacidade para DMFC.

Os recursos de navegação satelital da aviação global dependem principalmente de apenas uma constelação e uma frequência via “GNSS L1”, o que significa que a nova capacidade de várias constelações garantirá maior precisão e redundância do sistema, oferecendo capacidade de rede aérea e benefícios de segurança.

“Este é um desenvolvimento importante para melhorar a segurança, a eficiência e a sustentabilidade do transporte aéreo internacional por meio de um gerenciamento mais preciso do espaço aéreo e rotas e procedimentos mais eficientes”, disse o presidente do Conselho da ICAO, Salvatore Sciacchitano. “Eventualmente, esses novos padrões fornecerão à aviação internacional acesso a uma extensa infraestrutura global e a mais de 50 novos satélites-GNSS”, completou Salvatore.

A ICAO trabalhou em estreita colaboração com a Eurocae e a RTCA no desenvolvimento dos padrões, acrescentou o secretário-geral da ICAO, Juan Carlos Salazar. “Esses tipos de parceria são muito custo-benefício, melhorando os resultados finais e, ao gerenciar o processo geral por meio do Painel de Sistemas de Navegação da ICAO, isso significa que as constelações globais agora operadas por Estados individuais e a União Européia poderão ser confiantemente abarcadas e beneficiadas por muitos outros países em nossa rede global”, disse Salazar. [EL] – c/ fontes