Indústria americana aplaude Projeto de Lei da Câmara Federal para restaurar crédito tributário para SAF no EUA, em 12.12.25
Em post no dia 10 na plataforma online da AIN, Curt Epstein, editor de serviços da aviação executiva da mídia, repercutiu que Projeto de Lei bipartidário com o objetivo de restaurar o valor integral do crédito tributário para combustível de aviação sustentável (SAF) e estender o incentivo por oito anos foi apresentado no dia 09 no Congresso do EUA. Conhecido como Lei de Segurança dos Combustíveis da América (Lei SAF) – SAF Act – Securing America’s Fuels Act -, o Projeto sucede uma legislação aprovada no início deste ano que estendeu o crédito tributário, mas reduziu seu valor, dificultando o investimento em projetos de produção de SAF no EUA.
Patrocinado pelos representantes Mike Flood (do Partido Republicanos, do Nebraska) e Sharice Davids (Democratas, do Kansas), o Projeto de Lei retorna o Crédito de Produção de Combustível Limpo ao nível anterior de US$ 1,75 por galão e o estenderia até 2033 – uma medida que a indústria acredita que desempenhará um papel significativo no estímulo ao aumento da produção.
O SAF é um combustível de aviação produzido a partir de matérias-primas renováveis. Atualmente, o SAF (Combustível de Aviação Sustentável) está aprovado para uso em misturas de até 50% como substituto direto, sendo totalmente miscível com o querosene de aviação convencional (QAv – JET-A). Em sua forma pura, sem mistura, o SAF pode reduzir as emissões de carbono do ciclo de vida em mais de 80% em comparação com o combustível fóssil, o que o torna um componente crucial no compromisso da aviação executiva de alcançar emissões líquidas zero de carbono até 2050.
A restauração do crédito tributário deverá ajudar o SAF a se aproximar da paridade de preços com o querosene de aviação convencional (QAv – JET-A) – atualmente um obstáculo para a adoção em larga escala do combustível – e permitir o aumento da produção de SAF, além de criar novas oportunidades econômicas para agricultores, comunidades rurais e produtores de combustível.
A nova legislação (que ainda precisa ser aprovada pela Câmara dos Representantes e pelo Senado, bem como pela Casa Branca) foi recebida com elogios pela indústria da aviação.
“A NBAA [associação da aviação executiva americana] agradece aos representantes Flood e Davids por apresentarem esta medida e por compreenderem os benefícios econômicos e de sustentabilidade do SAF”, disse Ed Bolen, presidente e CEO da organização. “Restaurar o crédito integral proporciona a clareza e a estabilidade necessárias para desbloquear investimentos, expandir a oferta e acelerar o progresso em direção aos compromissos ambientais de longo prazo do nosso setor”, completou Bolen.
“[O SAF] representa uma das maiores oportunidades da América – unindo nossos setores agrícola, energético e de aviação em prol de um futuro econômico mais seguro e inovador”, afirmou Curt Castagna, presidente e CEO da NATA (associação nacional do transporte aéreo – do EUA), ao mesmo tempo em que instou o Congresso a aprovar a medida sem demora. “[Ela] restaura uma estrutura política ponderada que apoia as comunidades rurais, fomenta a criação de empregos no país e mantém a competitividade do Estados Unidos em um mercado global em rápido crescimento, incentivando o investimento de longo prazo na produção de SAF no EUA”.
“Esta legislação dá continuidade ao amplo apoio bipartidário ao SAF no Congresso e reconhece a capacidade única do SAF de impulsionar a dominância energética dos Estados Unidos, ao mesmo tempo que apoia os agricultores americanos”, acrescentou Alison Graab, diretora executiva da SAF Coalition. [EL] – c/ fonte
